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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perboni, Fábio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492061344859342pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Rosana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0099631864718875pt_BR
dc.contributor.referee2Aranda, Maria Alice de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.creatorPalácios, Keila Cristina Medeiros-
dc.creator.Latteshttp:lattes.cnpq.br/5375543259624932pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-28T14:53:12Z-
dc.date.available2021-05-28T14:53:12Z-
dc.date.issued2020-10-16-
dc.identifier.citationPALÁCIOS, Keila Cristina Medeiros. Feitos e desfeitos: percepções das docentes sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório na pedagogia da UFMS/CPNV. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4533-
dc.description.abstractThis research are linked to the Research’s Line “Policies and Education’s Management”, from the Graduate School Program’s in Education, of the Federal’s University of Grande Dourados (UFGD) and relates to a larger research called “The Supervised internship configuration in graduates courses at UEMS and UFGD and their repercussions for teacher training”, linked to the Studies group and Research "Educational Policies and Teacher Training" (GEPPEF / UEMS / UFGD). Base on assumption that supervised internship plays an important role in teacher training and this way, the discussion leads us to an urgent need to expand the field of internship comprehension beyond a mandatory curricular component present in graduate’s courses. Indeed, the initial training of teachers only appeared in a legal device in the second half of the 90s with the National Education Guidelines and Bases Law (Law no. 9.394 / 96) (BRASIL, 1996), bringing a series of changes in the organization of the courses, mainly in the supervised internship, which starts to be seen as an important part in the initial teacher education. Thereby, this research aims to identify and analyze how the practices of the Mandatory Supervised Curricular Internship are developed in the Pedagogy course from the Federal’s University Mato Grosso do Sul, Campus of Naviraí (UFMS / CPNV). For this, we rely on a qualitative research, starting with a bibliographic and documentary survey, complemented with data collection through interviews. Were selected three supervising teachers from the Mandatory Supervised Curricular Internship (MSCI), of Pedagogy Course at UFMS - specifically from the campus of Naviraí - for this part of collecting empirical data. Considering the objectives set in this research, it was found that many are the achievements arising from ESCO, the internship is understood here as a field of knowledge that provides the student with contact with the educational reality, however, it is worth highlighting the undoings that belong to this ECSO discipline, that even though it is a training field associated with theory and practice, in many cases there is no understanding of its entirety. Therefore, therefore, the research points out that the internship is understood here as an important point for training, even though there are some difficulties regarding its understanding and accomplishment.en
dc.description.resumoEsta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, relaciona-se à uma pesquisa maior denominada “A configuração do Estágio Supervisionado nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF/UEMS/UFGD). Parte do pressuposto de que o estágio supervisionado tem papel importante na formação de docente, neste sentido, essa discussão nos encaminha para uma urgente necessidade de ampliar o campo de compreensão do estágio para além de um componente curricular obrigatório presente nas licenciaturas. De fato, a formação inicial de professores aparece como dispositivo de lei, somente na segunda metade da década 1990 com a então Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/1996 (BRASIL, 1996), trazendo uma série de mudanças na organização dos cursos, principalmente no estágio supervisionado, que passa a ser visto como parte importante na formação inicial de professores. Sendo assim, esta pesquisa visa identificar e analisar como se fundamentam e como se desenvolvem as práticas do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Para tanto, conta-se com uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida levantamento bibliográfico e documental, complementados com coleta de dados por meio de entrevistas. Foram selecionados para essa parte de coleta de dados empíricos três professoras supervisoras do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) do curso de Pedagogia da UFMS, campus de Naviraí. Considerando os objetivos postos nesta pesquisa, constatou-se que muitos são os feitos advindos do ESCO, o estágio é compreendido aqui como campo de conhecimento que proporciona ao aluno contato com a realidade educacional, entretanto, cabe-se destacar os desfeitos que pertencem a essa disciplina de ECSO, que mesmo sendo campo de formação associado a teoria e prática em muitos casos não há a compreensão de sua totalidade. Portanto, portanto a pesquisa aponta que o estágio é compreendido aqui como ponto importante para a formação, mesmo que haja algumas dificuldades acerca de sua compreensão e realização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-05-28T14:53:12Z No. of bitstreams: 1 KeilaCristinaMedeirosPalácios.pdf: 939420 bytes, checksum: 8be721b3163ea4bbb7479603ae972b83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-28T14:53:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KeilaCristinaMedeirosPalácios.pdf: 939420 bytes, checksum: 8be721b3163ea4bbb7479603ae972b83 (MD5) Previous issue date: 2020-10-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFeitos e desfeitos: percepções das docentes sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório na pedagogia da UFMS/CPNVpt_BR
dc.title.alternativeDone and udone: teachers’; perceptions of the mandatos supervised curricular internship in UFMS/CPNV pedagogypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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