Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4536
Tipo: Dissertação
Título: BOCA-APP: Aplicativo de smartphone de acesso a objetos em audiodescrição para inclusão de pessoas com deficiência visual
Autor(es): Gonzaga, France Ricardo Marques
Primeiro Orientador: Santos, Reinaldo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Eliana Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Aline Maira da
Resumo: Objetiva-se com este trabalho apresentar uma proposta de desenvolvimento de tecnologia social por meio de produtos e serviços técnico-pedagógico-culturais, para contribuir com a geração de oportunidades e preparação dos sujeitos para interação com objetos, espaços e eventos cotidianos, por meio de audiodescrição, promovendo a autonomia comunicacional e a cidadania de pessoas com déficit visual. A problematização deste trabalho parte da fundamentação pela busca de respostas para os seguintes questionamentos: como elaborar tecnologia assistiva para promoção de acessibilidade de pessoas com deficiência visual ao banco de dados, com objetos digitais em audiodescrição? Como avaliar o uso do aplicativo desenvolvido com usuários e perspectiva do desenho universal? Os procedimentos metodológicos adotados foram organizados em 8 etapas: 1 – Pesquisa bibliográfica: consiste em leituras temáticas e técnicas sobre tecnologia assistivas e aplicativos, levantamentos de artigos, livros e manuais técnicos relacionados; 2 – Pesquisa documental: foi realizada em manuais técnicos de acessibilidade em informática e de elaboração de aplicativos e literaturas relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos; 3 – Estabelecimento da demanda: a demanda foi delimitada ao uso de aplicativo para acesso a objetos em audiodescrição por meio de aparelhos móveis que utilizam o sistema operacional Android; 4 – Levantamento de recurso: foi realizado um diagnóstico de hardware, sistema operacional e banda/cota de internet de smartphones da média da população brasileira, como celulares Android de configuração de baixo custo; 5 – Proposição de solução: foi elaborada uma arquitetura de fluxos, funções, aplicações, operações e conteúdo do aplicativo para acesso a biblioteca de objetos virtuais com audiodescrição; 6 – Experimentação da solução: foi realizada a experimentação de recursos de programação, frames, menus e fluxo de dados, rede e recursos de acessibilidade do aplicativo e navegabilidade acessível a pessoas com deficiência visual, cegas e normovisuais; 7 – Desenvolvimento da solução/aplicativo: foi elaborado e testado as funcionalidades de versão, gama do aplicativo e sua navegabilidade; 8 – Avaliação do aplicativo: a avaliação foi realizada por usuários com deficiência visual e normovisual da versão beta do aplicativo. O resultado apresentado é um aplicativo elaborado de forma intuitiva com “menus” de fácil acesso, todos com objetividade para acessar o passo seguinte, na qual os usuários poderão utilizar o aplicativo de leitor de tela programa que já é incluso na maioria dos sistemas operacionais, como facilitador para a leitura das funções e instruções mostradas na tela do aparelho, os estudos apresentaram uma performance de usabilidade e de facilidade ao acesso a biblioteca de objetos em audiodescrição.
Abstract: The aim of this work is to present a proposal for the development of social technology through technical-pedagogical-cultural products and services, to contribute to the generation of opportunities and preparation of subjects for interaction with objects, spaces and everyday events, through audio description, promoting communication autonomy and citizenship of people with visual impairment. The problematization of this work starts from the rationale for the search for answers to the following questions: how to develop assisted technology to promote accessibility of people with visual impairments to the database, with digital objects in audio description? How to evaluate the use of the application developed with users and the perspective of universal design? The methodological procedures adopted were in 8 stages: 1 - Bibliographic research: consists of thematic and technical readings on assistive technology and applications, surveys of articles, books and related technical manuals; 2 - Documentary research: it was carried out in technical manuals on computer accessibility and application development and literature related to application development; 3 - Establishment of demand: the demand was limited to the use of an application to access objects in audio description using mobile devices using the Android operating system; 4 - Survey of resources: a diagnosis of hardware, operating system and internet bandwidth / share of smartphones of the average of the Brazilian population was carried out, such as low cost configuration Android phones; 5 - Proposition of solution: an architecture of flows, functions, applications, operations and application content was elaborated to access the virtual object library with audio description; 6 - Experimenting with the solution: experimenting with programming resources, frames, menus and data flow, network and accessibility features of the application and navigability accessible to visually impaired, blind and sighted people; 7 - Development of the solution / application: the version, range of the application and its navigability were developed and tested; 8 - Application evaluation: the evaluation was performed by visually impaired and normovisual users of the beta version of the application. The result presented, is an intuitively designed application with easy-to-access “menus”, all with objectivity to access the next step, in which users can use the screen reader application program that is already included in most operating systems, as a facilitator for reading the functions and instructions shown on the device's screen.
Palavras-chave: Educação
Education
Acessibilidade
Accessibility
Tecnologia assistiva
Assistive technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citação: GONZAGA, France Ricardo Marques. BOCA-APP: Aplicativo de smartphone de acesso a objetos em audiodescrição para inclusão de pessoas com deficiência visual. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4536
Data do documento: 18-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranceRicardoMarquesGonzaga.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.