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Tipo: Dissertação
Título: Fronteiras e deslocamentos: as percepções de brasileiros que estudam medicina em Pedro Juan Caballero (Paraguai)
Título(s) alternativo(s): Frontiers and displacements: the perceptions of brazilian people studying medicine in Pedro Juan Caballero (Paraguay)
Autor(es): Renovato, Emerson Almeida
Primeiro Orientador: Faisting, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Menegat, Alzira Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Catia Paranhos
Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo levantar e analisar as percepções de brasileiros/as que buscam no Paraguai, mais especificamente na cidade de Pedro Juan Caballero, o desejo de se tornarem médicos/as, em função das condições diferenciadas que as faculdades de medicina paraguaias oferecem. Pelas percepções desses/as brasileiros/as que cursam ou cursaram medicina no Paraguai, buscamos contribuir para a compreensão do fenômeno crescente do deslocamento de estudantes ao Paraguai, o que implica em desafios ao Estado brasileiro no sentido de melhor organizar e estruturar as condições políticas e administrativas que circundam esse fenômeno. Iniciando com a proposição de uma concepção da fronteira como categoria sociológica e de breves considerações sobre a formação e o desenvolvimento dos cursos de medicina no Brasil e no Paraguai. Tomando como base de pesquisa alguns autores como: Duayer 2015, Santos 2009, Babie 2001, entre outros. Esta dissertação focou, sobretudo, na análise das percepções e avaliações apresentadas por estudantes e médicos/as entrevistados/as na pesquisa. Para além das vantagens manifestadas como o valor das mensalidades e a não exigência de vestibular para ingressar nos cursos no Paraguai, entre outras, destacamos as dificuldades e as expectavias manifestadas quanto à revalidação do diploma no Brasil, bem como a existência de preconceito e discriminação experimentadas durante e após formados/as. Concluímos apontando para a importância de valorização desses estudantes, pois há uma carência de médicos/as que ainda caracteriza o sistema de saúde em nosso país, principalmente em regiões distantes das grandes metrópolis, situação essa bastante urgente pelo surgimento e agravamento da pandemia da Covid-19 que tem assolado o Brasil.
Abstract: The present dissertation had as main objective to raise and analyze the perceptions of Brazilians seeking in Paraguay, more specifically in the city of Pedro Juan Caballero, the desire to become a doctor, in function of the different conditions that the Paraguayan medical schools offer. Based on the perceptions of these Brazilians who are or are studying medicine in Paraguay, therefore, we seek to contribute to the understanding of the growing phenomenon of student displacement to Paraguay, which implies challenges for the Brazilian state in order to better organize and structure the conditions political and administrative issues surrounding this phenomenon. Starting with the proposal of a concept of the frontier as a sociological category, and of brief considerations on the formation and development of medical courses in Brazil and Paraguay. Taking as a research base some authors such as: Duayer 2015, Santos 2009, babie 2001, among other authors, this dissertation focused, mainly, on the analysis of the perceptions and evaluations presented by students and doctor interviewed in the research. In addition to the advantages shown, such as tuition fees and the non-requirement for entrance exams to enter courses in Paraguay, among others, we highlight the difficulties and expectations expressed regarding the revalidation of the diploma in Brazil, as well as the existence of prejudice and discrimination. experienced during and after graduation. We conclude by pointing to the importance of valuing these students, as there is a shortage of doctors that still characterizes the health system in our country, especially in regions far from large metropolises, a situation that is quite urgent due to the emergence and aggravation of the Covidean pandemic. 19 that has plagued Brazil.
Palavras-chave: Região de fronteira
Borderlands
Educação
Education
Estudante universitário
College students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: RENOVATO, Emerson Almeida. Fronteiras e deslocamentos: as percepções de brasileiros que estudam medicina em Pedro Juan Caballero (Paraguai). 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4546
Data do documento: 7-Mai-2021
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