Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4548
Tipo: Dissertação
Título: A Formação de acadêmicas/os indígenas no curso de Pedagogia da UEMS/Dourados: currículo e a prática docente
Título(s) alternativo(s): The Training of academic indigenous people in the Pedagogy course of UEMS/Dourados: curriculum and teaching pratice
Formación de pueblos indígenas académicos em el curso de Pedagogia de la UEMS/Dourados: currículo y prática docente
Autor(es): Souza, Lindomar Silva de
Primeiro Orientador: Aguiar, Marcio Mucedula
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
metadata.dc.contributor.referee2: Rauber, Pedro
Resumo: Este trabalho possui como objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Dourados da UEMS, em relação à prática docente das egressas indígenas formadas entre 2013 e 2019, que retornaram para as suas aldeias Jaguapiru e Bororó, localizadas no Município de Dourados. Buscase analisar se o Currículo do Curso de Pedagogia contempla as culturas dessas egressas favorecendo uma conexão com a realidade das escolas indígenas. Para isso, fez-se necessário, percorrer aspectos relevantes de construção teórica do currículo, e assim, poder compreender suas faces constitutivas que podem influenciar o mecanismo de ensino quando aplicado em um ou em outro modelo teórico de currículo. Após, essa abordagem a respeito dos aspectos relevantes teóricos do currículo, imprescindível, para o estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UEMS, foi abordado pontos essenciais do referido Projeto como Princípios, Objetivos, o Perfil do Egresso, e do Docente do Curso e sua Matriz Curricular. Logo em seguida, foram aplicados questionários; para as professoras indígenas egressas do Curso de Pedagogia, e, após isso, para 2 (duas) professoras do referido Curso, e realizadas entrevistas com as professoras indígenas egressas que atuam como profissionais de educação infantil e fundamental em escolas indígenas localizadas nas aldeias Jaguapiru e Bororó que aceitaram responder o questionário. Assim, esse percurso metodológico foi desenvolvido, o estudo teórico do currículo, a análise do Projeto Pedagógico do Curso e, por fim, as entrevistas vitais para essa pesquisa e que podem contribuir para o aperfeiçoamento desse processo continuo histórico das futuras reformulações do Projeto Pedagógico. Dentre as principais conclusões destaca-se a necessidade de construção de um currículo que incorpore de forma efetiva os conhecimentos, saberes e tradições desses povos indígenas superando assim o predomínio da cultura hegemônica ocidental em detrimento das demais.
Abstract: This work aims to analiyze the Pedagogical Project of the Pedagogy Course de of university Unit of Dourados of UEMS, in relacion to the teaching practice of indigenous graduates between 2013 and 2019, who returned to their Jaguapiru and Bororó villages, located in the Muncipality of Dourados. It seeks to analyze whether the Curriculum of the Pedagogy Course contemplates the cultures of these graduates, favoring a connection with the reality of indigenous schools. For this, it was necessary to go through relevant aspects of theoretical construction of the curriculum, and thus, be able to understand its constitutive faces that can influence the teaching mechanism when applied in one or another theoretical model of curriculum. Afterwards, this approach regarding the relevant theoretical aspects of the curriculum, which is essential for the study of the Pedagogical Project of the Pedagogy Course at UEMS, addressed essential points of the referred Project, such as Principles, Objectives, the Graduate Profile, and the Course Teacher and its Curriculum Matrix. Soon after, questionnaires were applied; for indigenous teachers graduating from the Pedagogy Course, and, after that, for 2 (two) teachers of the referred Course, and interviews were conducted with indigenous teachers who worked as early childhood and elementary education professionals in indigenous schools located in the Jaguapiru and Bororó villages who agreed to answer the questionnaire. Thus, this methodological path was developed, the theoretical study of the curriculum, the analysis of the Pedagogical Project of the Course and, finally, the vital interviews for this research and which can contribute to the improvement of this continuous process continuous historic of the future reformulations of the Pedagogical Project. Among the main conclusions, there is the need to build a curriculum that effectively incorporates the knowledge, knowledge and traditions of these indigenous peoples, thus overcoming the predominance of western hegemonic culture to the detriment of the others.
Palavras-chave: Currículo
Curriculum
Egressas indígenas
Indigenous graduates
Cultura indígena
Indigenous culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: SOUZA, Lindomar Silva de. A Formação de acadêmicas/os indígenas no curso de Pedagogia da UEMS/Dourados: currículo e a prática docente. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) –Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4548
Data do documento: 8-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LindomarSilvaDeSouza.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.