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Tipo: Dissertação
Título: Aprendendo a ser: socialização e letramento de uma estudante venezuelana em uma escola pública de Dourados – MS
Título(s) alternativo(s): Learning to be: socializacion and literacy of a Venezuelan student in a public school in Dourados - MS
Autor(es): Ribeiro, Cristiene Oliveira
Primeiro Orientador: Guimarães , Thayse Figueira
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Edilaine Buin
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Charlene Bezerra dos
metadata.dc.contributor.referee3: Biondo, Fabiana Poças
metadata.dc.contributor.referee4: Martins, Andérbio Márcio Silva
Resumo: Esta pesquisa problematiza a trajetória de socialização e as práticas de letramento de uma estudante venezuelana em processo de escolarização nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental, anos iniciais, em uma escola pública da cidade de Dourados, MS. De base etnográfica, a pesquisa tem como caminho metodológico a observação participante ao longo de todo o ano letivo de 2019. Assim, os dados foram gerados a partir da inserção no contexto de ensino, considerando as inter-relações construídas entre Lis, a estudante foco, e suas professoras e colegas de classe. Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada Trans/Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006; SIGNORINI, 2008; CAVALCANTI, 2013; dentre outros) e ancora-se na abordagem situada e etnográfica dos letramentos (STREET, 2014), principalmente no que ela pode colaborar na ampliação da reflexão sobre o percurso escolar de estudantes e sobre as relações sociais e identitárias construídas no contexto escolar. Tem como principal guia o trabalho de Wortham (2005), para quem a trajetória de socialização de um sujeito na escola ocorre ao longo de uma série de eventos específicos. Dialoga também com os pressupostos dos Estudos Culturais (HALL, 2006, 2012; SILVA, 2012; WOODWARD, 2012), que ajudaram na fundamentação dos conceitos de identidade e representação. Os resultados da análise mostram que a trajetória de socialização da discente do quinto ano do ensino fundamental, anos iniciais, foi marcada por identificações negativas, tais como: aluna resistente, problemática, analfabeta em sua língua materna e possuidora de uma capacidade de compreensão que está além do entendimento, o que, no contexto em que esse discurso toma forma, leva à inferência de que a estudante foi inserida de forma grotesca no grupo dos alunos com necessidades especiais educacionais. Essas identificações são resquícios da concepção de letramento vigente nas instituições escolares, um tipo de letramento excludente, que atravessou as práticas interacionais nas quais Lis esteve envolvida na escola. Mesmo como uma aluna em condição de aprendiz de uma língua desconhecida, já que sua língua materna é o espanhol, Lis não foi poupada do agravante do letramento escolar, que tem como perspectiva acarretar o mau desempenho dos estudantes, frente às práticas de uso de leitura e escrita, ao próprio estudante. É notório, então, a necessidade e a urgência de práticas de letramento mais acolhedoras, combativas da falsa premissa do monolinguismo e do mito de que só há uma única forma de ser letrado, abrindo espaço na sala de aula para as práticas híbridas de linguagem. Essa é uma forma de oportunizar (re)existências a esses sujeitos que vivem entre línguas (MIGNOLO, 2003).
Abstract: This research discusses the trajectory of socialization and the literacy practices of a Venezuelan student in the process of schooling in Portuguese Language classes in Elementary school, early years, in a public school in Dourados, MS. Ethnographically based, the research has as its methodological approach participant observation throughout the 2019 school year. Therefore, the data were generated from the insertion in the teaching context, considering the interrelationships built between Lis, the student in focus, and her teachers and classmates. The study is in the field of Trans/Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; SIGNORINI, 2008; CAVALCANTI, 2013; among others) and is anchored in the situated and ethnographic approach of literacies (STREET, 2014), mainly in what it could collaborate in expanding the reflection on the students' school journey and the social and identity relations built in the school context. Its leading guide is the work of Wortham (2005), for whom the trajectory of socialization of a subject at school occurs over a series of specific events. It also dialogues with the assumptions of Cultural Studies (HALL, 2006, 2012; SILVA, 2012; WOODWARD, 2012) that helped in establishing the concepts of identity and representation. The results of the analysis show that the student's socialization trajectory, in the fifth year of Elementary school, was marked by negative identifications, such as resistant student, problematic, illiterate in her mother tongue, and owner of an understanding capacity that is beyond comprehension, which in the context in which this discourse is expressed, leads to the inference that the student was grotesquely inserted in the group of students with special educational needs. These identifications are remnants of the current conception of literacy in educational institutions, a type of excluding literacy, which permeated the interaction practices in which Lis was involved at school. Even as a student in the position of learning an unknown language, since her mother tongue is Spanish, Lis was not spared from the aggravation of school literacy, which has the perspective of bringing the poor performance of students, in the face of the practices of reading and writing use, to the student himself. For this reason, there is a clear need and urgency for more welcoming practices of literacy, against the false premise of monolingualism and the myth that there is only one way to be literate, creating space in the classroom for hybrid language practices. It is a way to provide (re)existences to the subjects who live between languages (MIGNOLO, 2003).
Palavras-chave: Letramento
Literacy
Identidade cultural
Cultural identity
Migração venezuelana
Venezuelan migration
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: RIBEIRO, Cristiene Oliveira. Aprendendo a ser: socialização e letramento de uma estudante venezuelana em uma escola pública de Dourados – MS. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4553
Data do documento: 29-Mar-2021
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