Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saparas, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518476520187106pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ulisses Tadeu Vaz de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133291591477133pt_BR
dc.contributor.referee2Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Silvia Mara de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9702170650680687pt_BR
dc.creatorProfessor, Juciano Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9602176641428611pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T00:11:44Z-
dc.date.available2021-07-01T00:11:44Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationPROFESSOR, Juciano Rocha. Metáforas e metonímias conceptuais em marcas de governo federal (1990 2019) sob a perspectiva da multimodalidade: um enfoque da linguística sistêmico funcional. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4555-
dc.description.abstractThis master's degree research aims to analyze how certain images, through metonymy, build their senses and convey, on the one hand, marks of their production context and, on the other, metaphorical content, helping to form persuasive processes. In this perspective, this investiga-tion has, as corpus, ten Government Brands - imagery constructions made by SECOM (Secre-tariat of Social Communication) that represent the management of seven presidents of the Bra-zilian Republic from 1990 to 2019: Fernando Collor de Mello (1990), Itamar Franco (1992 ), Fernando Henrique Cardoso (1995; 1999), Luiz Inácio Lula da Silva (2003; 2007), Dilma Rousseff (2011; 2015), Michel Temer (2016) and Jair Messias Bolsonaro (2019). The choice of term, and, consequently, of the Brands, was based on the first government elected by direct vote until the current one. Therefore, the intention is to analyze the brands aiming at: (a) the relationship between their contexts of situation and of culture; (b) the argumentative influence of slogans and verbal content; (c) the construction and organization of the elements within the image plane; and (d) the metaphors and metonymies present in them. The research question that moves this work is: How is the relationship between the contexts of situation and of culture manifested in the production of Government Brands? To answer it, we make use of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994; MARTIN, 2003), the Grammar of Visual Design Theory (KRESS; van LEEUWEN, 2006) and the Theory of Conceptual Metaphor and Metonymy (LAKOFF; JOHNSON , 1980; FENG, 2017), all of which within the field of Ap-plied Linguistics. The investigation showed that: a) there was a need to know the context of the situation and culture in order to understand the metaphorical meanings found in the Brands; b) eight of the ten Brands under analysis contained the metonym type "part for the whole"; c) the metaphors found had a strong connection with their cultural contexts; and d) all constructions under analysis were directly related to one of the National Symbols.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado objetiva analisar como determinadas imagens, por meio da metonímia, constroem seus sentidos e veiculam, de um lado, marcas de seu contexto de produção e, de outro, conteúdo metafórico, ajudando a formar o processo persuasivo. Nessa perspectiva, este trabalho tem como corpus dez Marcas de Governo – construções imagéticas feitas pela SECOM (Secretaria de Comunicação Social) que representam a gestão de sete presidentes da República de 1990 a 2019: Fernando Collor de Mello (1990), Itamar Franco (1992), Fernando Henrique Cardoso (1995; 1999), Luiz Inácio Lula da Silva (2003; 2007), Dilma Rousseff (2011; 2015), Michel Temer (2016) e Jair Messias Bolsonaro (2019). A escolha dos mandatos e, consequentemente, das Marcas, foi pautada no primeiro governo eleito por voto direto até o atual. Por conseguinte, pretende-se analisar as marcas objetivando: (a) a relação entre seus contextos de situação e de cultura; (b) a influência argumentativa dos slogans e do conteúdo verbal; (c) a construção e organização dos elementos dentro do plano das imagens; e (d) as metáforas e metonímias nelas presentes. A pergunta de pesquisa que move este trabalho é: como se manifesta a relação entre os contextos de situação e de cultura na produção das Marcas de Governo? Para responder a ela, recorre-se à Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; MARTIN, 2003), à teoria da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e à Teoria da Metáfora e Metonímia Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 1980; FENG, 2017), todas pensadas dentro do campo da Linguística Aplicada. A pesquisa observou que: a) houve a necessidade de conhecer o contexto de situação e de cultura para a compreensão dos sentidos metafóricos encontrados nas Marcas; b) oito das dez Marcas em análise continham a metonímia do tipo “parte pelo todo”; c) as metáforas encontradas possuíam forte ligação com seus contextos culturais; e d) todas as construções em análise apresentaram relação direta com um dos Símbolos Nacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-01T00:11:44Z No. of bitstreams: 1 JucianoRochaProfessor.pdf: 1733982 bytes, checksum: 35476d8b01241acf697813988a5e2c9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-01T00:11:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JucianoRochaProfessor.pdf: 1733982 bytes, checksum: 35476d8b01241acf697813988a5e2c9c (MD5) Previous issue date: 2021-03-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticspt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectMetaphorpt_BR
dc.subjectMetonímiapt_BR
dc.subjectMetonymypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMetáforas e metonímias conceptuais em marcas de governo federal (1990 2019) sob a perspectiva da multimodalidade: um enfoque da linguística sistêmico funcionalpt_BR
dc.title.alternativeConceptual metaphor and metonymy in federal government brands (1990 2019) from the perspective of multimodality: an approach to systemic functional linguisticsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JucianoRochaProfessor.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.