Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4562
Tipo: Dissertação
Título: Literatura indígena nas obras complementares do PNLD de 2010 e 2013
Título(s) alternativo(s): Literature in the complementary works of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) of 2010 and 2013
Autor(es): Breguedo, Enilze de Souza
Primeiro Orientador: Fernandes, Célia Regina Delácio
metadata.dc.contributor.referee1: Crespe, Aline Castilho
metadata.dc.contributor.referee2: Troquez, Marta Coelho Castro
Resumo: Esta dissertação propõe um estudo sobre literatura indígena nas obras complementares do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2010 e 2013, e tem por objetivo analisar como os indígenas se autorrepresentam em suas obras, considerando a contribuição da literatura infantojuvenil para evidenciar as culturas desses povos no ambiente escolar. Para tanto, o corpus da pesquisa constitui-se de três obras literárias infantojuvenis que compuseram os acervos do PNLD do ano de 2010 e 2013, destinadas aos anos iniciais do ensino fundamental: Kabá Darebu de Daniel Munduruku (2002), As fabulosas fábulas de Iauaretê de Kaká Werá Jecupé (2007) e Txopai e Itôhã de Kanátyo Pataxó (2000). A seleção dessas obras considerou primordialmente as narrativas que retratam as culturas indígenas sob o olhar do próprio indígena. O recorte fundamenta-se pela necessidade de abordar a história e a cultura indígena no ambiente escolar, porque desde a promulgação da Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, torna-se obrigatório trabalhar essa temática em sala de aula. Assim, por estarem presentes em todas as escolas públicas brasileiras, essas obras precisam ser divulgadas e estudadas para que não se perpetuem estereótipos e preconceitos. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca realizar uma análise qualitativa da literatura indígena, haja vista que os estudos acerca da literatura infantojuvenil de autoria indígena ainda são bastante incipientes. Portanto, para auxiliar na construção epistemológica dessa investigação utilizou fontes literárias que dialogam com questões referentes a autoria indígena e sua visibilidade na literatura brasileira infantojuvenil. Dessa forma, foram selecionados estudos com abordagens coerentes com as perspectivas desta pesquisa. Nesse trajeto, no campo da identidade utilizou as contribuições de alguns autores como Hall (2014); Dubar (1997); Cunha (2012); Munduruku (2012; 2018) e Jekupé (2009; 2012); no contexto da teoria da literatura e da literatura infantil e juvenil consultou os trabalhos de Candido (1995); Lajolo (2001); Coelho (1983; 1991; 2000) e Fernandes (2013; 2017) e na área da literatura indígena, temática central dessa pesquisa, dialogou com alguns textos de Eliade (2016) e Thiél (2012; 2013). Nas análises realizadas, observou-se que os autores registram, por meio de mitos, fábulas e contos, os conteúdos das culturas indígenas, como possibilidade de trazer à tona o conhecimento acerca desses povos. À vista disso, esta pesquisa pretende contribuir para uma reflexão acerca da relevância de ler a literatura infantojuvenil de autores indígenas, para conhecer, compreender e valorizar a cultura dos povos indígenas.
Abstract: This dissertation proposes a study on indigenous literature in the complementary works of the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) of 2010 and 2013, and aims to analyze how indigenous people represent themselves in their works, considering the contribution of children's literature to highlight the cultures of these peoples in the school context. For this purpose, the research corpus consists of three children's literary works that composed the collections of the PNLD for 2010 and 2013, destined for the initial years of elementary school: Kabá Darebu by Daniel Munduruku (2002), The fabulous fables of Iauaretê by Kaká Werá Jecupé (2007) and Txopai and Itôhã by Kanátyo Pataxó (2000). The selection of these works considered primordially the narratives that portray the indigenous culture under the perspective of the indigenous themselves. The cut-off is based on the need to approach indigenous history and culture in the school context, because since the enactment of Law nº. 11,645 of March 10th, 2008, it has become mandatory to work on this subject in the classroom. Thus, because they are present in all Brazilian public schools, these works need to be disseminated and studied so that stereotypes and prejudices are not perpetuated. From this perspective, this research seeks to realize a qualitative analysis of indigenous literature, knowing that studies on children's and youth literature of indigenous authorship are still incipient. Therefore, to assist in the epistemological construction of this investigation, it has used literary sources that dialogue with issues related to indigenous authorship and its visibility in Brazilian infantojuvenile literature. Thus, studies with approaches coherent with the perspectives of this research were selected. In this journey, in the area of identity it used the contributions of some authors such as Hall (2014); Dubar (1997); Cunha (2012); Munduruku (2012; 2018) and Jekupé (2009; 2012); in the context of the theory of literature and children's and youth literature it consulted the works of Candido (1995); Lajolo (2001); Coelho (1983; 1991; 2000) and Fernandes (2013; 2017) and in the area of indigenous literature, the central theme of this research, it dialogue with some texts by Eliade (2016) and Thiél (2012; 2013). In the carried out analyses, it was observed that the authors record, through myths, fables and tales, the contents of indigenous cultures, as a possibility of bringing to light knowledge about these peoples. In view of this, this research aims to contribute to a reflection on the relevance of reading the literature of indigenous authors, to know, understand and value the culture of indigenous peoples.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Young adult literature
Literatura indígena
Indigenous literature
Povos indígenas - educação
Indigenous peoples - education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: BREGUEDO, Enilze de Souza. Literatura indígena nas obras complementares do PNLD de 2010 e 2013. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4562
Data do documento: 28-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnilzedeSouzaBreguedo.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.