Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dantas, Gregório Foganholi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6589239673746531pt_BR
dc.contributor.referee1Telles, Luís Fernando Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7455472093843454pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Juliana Maia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783166655929922pt_BR
dc.creatorBarone, Jéssica Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121096014871525pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T13:53:05Z-
dc.date.available2021-07-06T13:53:05Z-
dc.date.issued2020-05-14-
dc.identifier.citationBARONE, Jéssica Viana. A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4565-
dc.description.abstractA reference in contemporary Portuguese narrative and awarded by prizes such as Camões (1995) and the Nobel Prize for Literature (1998), José Saramago (1922 - 2010) brings in his works criticisms to several subjects, such as the Christian religion, abuse of power, misogyny, among many others. Given the context in which the decline in prestige to religion is manifested in artistic and literary creations, Saramago elaborates his critique of the Christian religion and the figure of God using irony, writing O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) and Caim (2009), parodies of the Holy Bible that, configured as formation novels, retell the history of sacred texts in an ironic and humanized way, which results in the desacralization of the characters in the canonical text. Such desacralization has a critical content, which, accompanied by irony, is a fundamental element of parody, which in Caim causes laughter and questioning about humanitarian issues and in O Evangelho segundo Jesus Cristo, causes profound reflection not only about religion, but also also of the concerns of the human soul. Thus, this work seeks to show the process of humanization and desacralization of biblical characters, as well as the elevation of humanity in detriment of the divine and the sacred, which is manifested through parody. To this end, the concepts of parody and irony based on Linda Hutcheon (1985) and Beth Brait (2009) are used, as well as the concept of Bildungsroman (not in an in-depth way), by Morgenstern (1820). The concept of formation novel (Bildungsroman) becomes important in order to understand the transformation of the protagonist characters, which leads the reader to critical thinking about the divine figure eternalized by Christian culture.en
dc.description.resumoReferência na narrativa portuguesa contemporânea e contemplado por prêmios como Camões (1995) e o Nobel de Literatura (1998), José Saramago (1922 – 2010) traz em suas obras críticas a diversos temas, como a religião Cristã, o abuso de poder, a misoginia, entre outros tantos. Dado o contexto no qual o declínio do prestígio à religião se manifesta nas criações artísticas e literárias, Saramago elabora sua crítica à religião cristã e à figura de Deus fazendo uso da ironia, escrevendo O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), paródias da Bíblia Sagrada que, configuradas como romances de formação, recontam a história dos textos sacros de maneira irônica e humanizada, o que resulta na dessacralização das personagens do texto canônico. Tal dessacralização possui teor crítico, que, acompanhado da ironia, é elemento fundamental da paródia, que, em Caim causa o riso e o questionamento acerca de questões humanitárias e em O Evangelho segundo Jesus Cristo, causa profunda reflexão não só acerca da religião, como também das inquietudes da alma humana. Assim, busca-se neste trabalho exibir o processo de humanização e dessacralização das personagens bíblicas, assim como a elevação da humanidade em detrimento do divino e do sagrado, que se manifesta por meio da paródia. Para tal, utiliza-se os conceitos de paródia e ironia com base em Linda Hutcheon (1985) e Beth Brait (2009), como também o conceito de Bildungsroman (de maneira não aprofundada), de Morgenstern (1820). O conceito de romance de formação (Bildungsroman) torna-se importante para que se entenda a transformação das personagens protagonistas, que levam o leitor ao pensamento crítico acerca da figura divina eternizada pela cultura cristã.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-06T13:53:05Z No. of bitstreams: 1 JéssicaVianaBarone.pdf: 1274252 bytes, checksum: 164c31b1b022ac2e65d69ce37cbaa2b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-06T13:53:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JéssicaVianaBarone.pdf: 1274252 bytes, checksum: 164c31b1b022ac2e65d69ce37cbaa2b9 (MD5) Previous issue date: 2020-05-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligião e literaturapt_BR
dc.subjectReligion and literatureen
dc.subjectIronia na literaturapt_BR
dc.subjectIrony in literatureen
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectParodyen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralizaçãopt_BR
dc.title.alternativeParody and irony in the works of José Saramago: criticismo and desacralizationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaVianaBarone.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.