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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bungart Neto, Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2444065863989507pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Marcos Vinícius-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055868192756896pt_BR
dc.contributor.referee2Barzotto, Leoné Astride-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0014473244302699pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Eudes Fernando-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906pt_BR
dc.contributor.referee4Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806pt_BR
dc.creatorSilva, Kelly Patricia de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8359622901331763pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-06T20:02:07Z-
dc.date.available2021-07-06T20:02:07Z-
dc.date.issued2020-08-03-
dc.identifier.citationSILVA, Kelly Patricia de Souza. Vento, memória e sinestesia nos contos de Aníbal Machado. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4567-
dc.description.abstractThis Master's Degree dissertation in Literature aims at studying aspects related to involuntary memory and synesthesias included in short stories written by Aníbal Machado (1894-1964) from Minas Gerais, especially in these narratives: “O iniciado do vento” [“The wind’s initiated”]; “Viagem aos seios de Duília” [“Journey to Duília’s breasts”]; “A morte da porta-estandarte” [“The flagship’s death”]; "O piano" [“The piano”]; “O ascensorista” [“The elevator’s operator”]; and “O desfile dos chapéus” [“The hats parade”]. In this perspective, the frequent incidence of the wind and other memory manifestations of the senses in the short stories mentioned above will be analyzed based on the idea of involuntary memory accesses in the novel A la recherche du temps perdu [In search of lost time], by the French writer Marcel Proust. The definition of autobiography proposed by LEJEUNE (2008), as well as his theory of “autobiographical pact” is considered in order to understand better the difference between the memory as genre and its presence as a content on plots of Aníbal Machado's texts. The short story theory is discussed according to the assumptions of GOTLIB (1985); CORTÁZAR (2006); BOSI (1974); and MOISÉS (2006), among others; and the distinctions and convergences concerning to factual and fictional narrative in COSSON (2001). In the selected texts for investigation, it is possible to verify stories related to recurrent evocations of the past, which occurred similarly in Proust, involuntarily, and were activated by reminiscences associated to the “memory of the senses”, named as synesthesias. Therefore, Aníbal Machado's plots constantly evoke sensorial features of the memory of his narrators and/or of significant characters in his narratives, as we expect to demonstrate.en
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado em Letras tem como objetivo principal o estudo de aspectos relacionados à memória involuntária e às sinestesias presentes nos contos do escritor mineiro Aníbal Machado (1894-1964), sobretudo nas narrativas: “O iniciado do vento”; “Viagem aos seios de Duília”; “A morte da porta-estandarte”; “O piano”; “O ascensorista”; e “O desfile dos chapéus”. Nesta perspectiva, a ocorrência frequente do vento e de outras manifestações da memória dos sentidos nas obras supracitadas será analisada a partir da sugestão de acessos da memória involuntária na obra Em busca do tempo perdido, do romancista francês Marcel Proust. A definição de autobiografia proposta por LEJEUNE (2008), bem como seu conceito de “pacto autobiográfico” são levados em consideração, a fim de melhor se entender a diferença entre o gênero memória e sua presença como conteúdo dos enredos dos contos de Aníbal Machado. A teoria do conto é discutida de acordo com os pressupostos de GOTLIB (1985); CORTÁZAR (2006); BOSI (1974); e MOISÉS (2006), dentre outros; e as distinções e convergências entre narrativa factual e ficcional em COSSON (2001). Nos contos selecionados para análise, é possível verificar enredos interligados a recorrentes evocações do passado ocorridas, como em Proust, involuntariamente, e ativadas por reminiscências ligadas à “memória dos sentidos”, as chamadas sinestesias. Desse modo, os enredos dos contos de Aníbal Machado constantemente evocam aspectos sensoriais da recordação de seus narradores e/ou de significativos personagens de suas narrativas, conforme pretende-se demonstrar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-06T20:02:07Z No. of bitstreams: 1 KellyPatriciadeSouzaSilva.pdf: 1188490 bytes, checksum: aba972f730654232b5433861f19d6ec2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-06T20:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KellyPatriciadeSouzaSilva.pdf: 1188490 bytes, checksum: aba972f730654232b5433861f19d6ec2 (MD5) Previous issue date: 2020-08-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemórias (literatura)pt_BR
dc.subjectMemory in literatureen
dc.subjectSinestesiaspt_BR
dc.subjectSynesthesiasen
dc.subjectContos brasileirospt_BR
dc.subjectShort stories, brazilianen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleVento, memória e sinestesia nos contos de Aníbal Machadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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