Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4568
Tipo: Dissertação
Título: O Feminicídio em teses e dissertações entre 2009 e 2018
Título(s) alternativo(s): El Feminicidio en tesis y disertaciones entre 2009 y 2018
Autor(es): Silva, Márcia de Fátima Sauro
Primeiro Orientador: Góis, Marcos Lúcio de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Sathler, Conrado Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Adair Vieira
Resumo: O objetivo da nossa pesquisa é mapear a produção acadêmica sobre o feminicídio em teses e dissertações. Delimitamos como fonte de dados para a constituição do corpus os textos disponíveis no Banco de Teses e Dissertações (BTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2009 a 2018, sendo um dos objetivos específicos levantar as tendências nas características e nas temáticas produzidas nos discursos dessas investigações. O Brasil se encontra na 5ª posição no ranking mundial de homicídio de mulheres; destas, a maioria é assassinada em decorrência da violência de gênero, isto é, por razões da condição de sexo feminino, configurando o crime de feminicídio. O feminicídio é um fenômeno democrático que atinge mulheres de todas as classes sociais, contudo, há fatores de proteção que diminuem e fatores de vulnerabilidades que aumentam as ocorrências do crime. Observamos que esta dissertação é de natureza básica, exploratória, de procedimento metodológico predominantemente bibliográfico, de abordagem quantitativa e qualitativa. Foi desenvolvida na linha de pesquisa Estudos de Língua(gens) e Discurso, vinculado ao Projeto de Pesquisa intitulado Violência e Mídia Sul-mato-grossense: Discurso, História, Memória. Fundamentamos a importância do nosso estudo tendo em vista a crescente produção sobre a temática, pois entendemos que há a necessidade de se construir um instrumento de análise que possa auxiliar futuros pesquisadores. Além disso, esta investigação se justifica pela discussão sobre a produção acadêmica acerca do feminicídio. Como resultado, concluímos que existe uma tendência de se desenvolverem teses e dissertações (TDs) sobre “Aplicabilidade e eficácia da Lei do Feminicídio” para atingir os objetivos de pesquisa, pois, das 63 TDs analisadas, 25, ou seja, 41% delas, foram classificadas nesse eixo temático. A região com maior índice de feminicídio é a Norte, mas a que produziu mais TDs sobre o tema foi a Sudeste. Em relação aos tipos de trabalhos, encontramos mais textos sobre o feminicídio em dissertações de mestrados acadêmicos. A Instituição de Ensino Superior (IES) com mais trabalhos foi a Universidade de Brasília (UnB), e a área de conhecimento com o maior número de TDs acerca do assunto foi a do Direito. Constatamos, ainda, que houve um aumento após a criação da Lei do Feminicídio, em 2015, e as mais interessadas no tema foram as mulheres, posto que 80% dos autores e dos orientadores são do sexo feminino.
Abstract: El objetivo de nuestra investigación es ubicar la producción académica sobre feminicidio en tesis y disertaciones. Hemos delimitado los textos disponibles en el Banco de Tesis y Disertaciones (BTD) de la Coordinación para Perfeccionamiento de Personal de Educación Superior (CAPES) como fuente de datos para el período de 2009 a 2018, cuyo objetivo específico es recopilar las tendencias en las características y temas producidos en los discursos de estas investigaciones. Brasil está en la quinta posición en el ranking mundial de homicidios de mujeres; ellas, en su mayoría, son asesinadas como resultado de la violencia de género, es decir, por razones de condición femenina, lo que constituye el crimen de feminicidio. El feminicidio es un fenómeno democrático que afecta a mujeres de todas las clases sociales, sin embargo, existen factores protectores que disminuyen y factores de vulnerabilidad que aumentan la ocurrencia del delito. Se observa que esta disertación es de naturaleza básica, exploratoria, con un procedimiento metodológico predominantemente bibliográfico, con un enfoque cuantitativo y cualitativo. Se desarrolló en la línea de investigación Estudios de Lenguaje (gens) y Discurso, vinculada al Proyecto de Investigación Violencia y Medios Sul-Mato-grossense: Discurso, Historia, Memoria. Se apunta la importancia de nuestro estudio por la creciente producción del tema, ya que entendemos que es necesario construir un instrumento de análisis que pueda ayudar a futuros investigadores. Además, esta investigación se justifica por la discusión sobre la producción académica sobre el feminicidio. Como resultado, hemos concluido que existe una tendencia a desarrollar tesis y disertaciones (TDs) sobre “Aplicabilidad y efectividad de la Ley de Feminicidio” para lograr los objetivos de investigación, debido a que, de las 63 TDs analizadas, 25, es decir, 41% de ellas, fueron clasificadas en este eje temático. La región con la tasa más alta de feminicidio es la Norte, pero la que produjo la mayor cantidad de TDs sobre el tema fue la Sureste. Con respecto a los tipos de trabajo, encontramos más textos sobre feminicidio en disertaciones de máster académico. La Institución de Educación Superior (IES) con más estudios fue la Universidad de Brasilia (UnB), y el área de conocimiento con el mayor número de TDs en el tema fue la de Derecho. También hemos notado que hubo un aumento después de la creación de la Ley de Feminicidio, en 2015, y las más interesadas en el tema fueron las mujeres, ya que el 80% de los autores y orientadores son mujeres.
Palavras-chave: Produção científica
Scientific production
Violência contra a mulher
Women - violence against
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: SILVA, Marcia de Fátima Sauro. O Feminicídio em teses e dissertações entre 2009 e 2018. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4568
Data do documento: 20-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciadeFátimaSauroSilva.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.