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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa dos modais rodoviário e ferroviário: uma abordagem pela vida e a economia
Autor(es): Santos, Wilian Jose dos
Primeiro Orientador: Romero, Enrique Duarte
metadata.dc.contributor.referee1: Corrêa, Alexandre de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Hoeckel, Paulo Henrique de Oliveira
Resumo: A logística é um dos processos mais importantes para diversos setores da economia, sendo um ponto principal para todas as empresas. No contexto brasileiro, sua alta produtividade e desempenho no setor agropecuário apresenta uma necessidade de uma matriz eficiente. Também é passível de considerar a importância logística para a competitividade da produção nacional. Contudo, no Brasil, se destaca a utilização do modal rodoviário. O alto número de acidentes nas rodovias está ligado diretamente ao uso excessivo do modal rodoviário, cerca de 35% dos acidentes rodoviários no Brasil envolvem veículos de carga. Diversos trabalhos tratam dos ganhos econômicos e ambientais envolvendo a interação modal considerando a interação entre os principais modais. Contudo, poucos trabalhos levam em consideração os acidentes envolvendo o grande fluxo de caminhões nas estradas e seu prejuízo econômico devido às vidas perdidas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo identificar os possíveis ganhos econômicos provenientes de uma mudança modal, também da preservação da vida. Trata-se de investigação com característica descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa que buscou levantar e descrever as principais características dos modais Rodoviário e Ferroviário. Como resultado, o modal (ferroviário) apresenta como o segundo mais utilizado no transporte de cargas no Brasil, sendo mais de 95% dos minérios transportados para os portos pelos trilhos. Um dos principais resultados encontrado foi à relação entre a condição dos pavimentos e o número de acidentes que envolveram caminhões e de mortes nas rodovias.
Abstract: Logistics is one of the most important processes for different sectors of the economy, being a key point for all companies. In the Brazilian context, its high productivity and performance in the agricultural sector presents a need for an efficient matrix. It is also possible to consider the logistical importance for the competitiveness of national production. However, in Brazil, the use of the road modal stands out. The high number of accidents on the highways is directly linked to the excessive use of the road modal, about 35% of road accidents in Brazil involve cargo vehicles. Several works deal with economic and environmental gains involving modal interaction taking into account the interaction between the main modes. However, few studies take into account accidents involving the large flow of trucks on the roads and their economic loss due to the lives lost. In this context, this work aimed to identify the possible economic gains from a modal shift, also from the preservation of life. This is a research with a descriptive and exploratory characteristic, with a qualitative approach that sought to raise and describe the main characteristics of the Road and Railway modal. As a result, the modal (rail) is the second most used in cargo transportation in Brazil, with more than 95% of ores transported to ports by rail. One of the main results found was the relationship between the condition of the pavements and the number of accidents involving trucks and deaths on the highways.
Palavras-chave: Logística
Logistic
Acidentes de trânsito
Traffic accidents
Transporte de carga
Cargo transport
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: SANTOS, Wilian José dos. Análise comparativa dos modais rodoviário e ferroviário: uma abordagem pela vida e a economia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4613
Data do documento: 2-Jun-2021
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