Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Odakura, Valguima Victoria Viana Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0165414661753032pt_BR
dc.contributor.referee1Carbone, Felipe José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5703999336170547pt_BR
dc.contributor.referee2Sacchi, Rodrigo Porfírio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8538799109616505pt_BR
dc.creatorOliveira, Gabriel Rocha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155903873713598pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-22T13:35:39Z-
dc.date.available2021-11-22T13:35:39Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gabriel Rocha de. Objetos de aprendizagem sobre cultura digital: fake news e filtros bolha. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4647-
dc.description.abstractIn a society inserted in the digital environment, where children are exposed daily to different types of content, there is a need to guide children, especially in relation to digital citizenship. In this context, this work aims to develop a Learning Object (LO) that helps discuss fake news and bubble filters in a playful way, encouraging elementary school children to have a critical view on the topic. To qualify whether this LO achieved its objective, two methods of evaluation were used with the intention of verifying whether the proposed LO fulfills its role in raising the target audience's awareness.en
dc.description.resumoNuma sociedade inserida no meio digital, em que as crianças estão expostas diariamente a diversos tipos de conteúdo, observa-se a necessidade de orientar as crianças sobretudo em relação à cidadania digital. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo elaborar um Objeto de Aprendizagem (OA) que auxilie no combate das fake news e filtros bolha de forma lúdica, estimulando crianças do ensino fundamental II a terem uma visão crítica sobre o tema. Para qualificar se esse OA atingiu seu objetivo, foram utilizados dois métodos de avaliação com a intenção de verificar se o OA proposto cumpre seu papel em conscientizar o público-alvo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-11-22T13:35:39Z No. of bitstreams: 1 GabrielRochadeOliveira.pdf: 1144410 bytes, checksum: 819f67e8dd3dfb85c3db1534ad6f2844 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-22T13:35:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabrielRochadeOliveira.pdf: 1144410 bytes, checksum: 819f67e8dd3dfb85c3db1534ad6f2844 (MD5) Previous issue date: 2020-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning objecten
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation societyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem sobre cultura digital: fake news e filtros bolhapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielRochadeOliveira.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.