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Tipo: Dissertação
Título: A Mediação familiar à luz da percepção de mediadoras de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
Título(s) alternativo(s): Family Mediation in the light of the perception of Mediators of a Judiciary Center for Conflict and Citizenship Solution (CEJUSC)
Mediación familiar a la luz de la percepción de mediadores de un centro Judicial de Solución de Conflictos y Ciudadanía (CEJUSC)
Autor(es): Simon, Jéssica Aparecida Alves
Primeiro Orientador: Andrade, Gabriela Rieveres Borges de
metadata.dc.contributor.referee1: Nichnig, Claudia Regina
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Felipe Maciel dos Santos
Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha Psicossocial, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo geral foi analisar a atuação de mediadoras judiciais do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), localizado em uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Os objetivos específicos foram conhecer como se tornaram mediadoras; compreender como elas veem essa atuação, seus desafios e significados; e conhecer as ferramentas utilizadas na prática, como mediadoras. Utilizando-se de uma metodologia qualitativa e exploratória, os dados foram obtidos por meio de entrevistas, com uso de um roteiro semiestruturado. Foram realizadas sete entrevistas de forma presencial, no CEJUSC. Após a transcrição dos dados e com base na análise de conteúdo, foram estabelecidas três categorias de análise: (1) Tornar-se e ser mediadora; (2) Conhecimentos e técnicas aplicadas ao processo de mediação; e (3) Os significados e sentidos da atuação. As entrevistadas tinham entre 25 e 45 anos e eram graduadas em Direito. Atuavam entre um a cinco anos e fizeram o curso de capacitação obrigatório para mediadoras, oferecido pelo referido órgão. No que tange às técnicas da mediação mais utilizadas pelas pesquisadas, em ordem decrescente foram: Afago, Teste de Realidade, Inversão de Papéis, Recontextualização e Silêncio. As entrevistadas dedicavam uma média de 4 a 70 horas mensais à mediação. Entre os desafios encontrados na atuação, relataram a relação com os (as) advogados (as) e com as partes. Elas demonstraram insatisfação com a remuneração e falaram sobre algumas limitações em relação ao ambiente físico das salas de mediação. Quanto aos significados da atuação, apontaram satisfação com o seu trabalho e com o apoio recebido pelos colegas, no ambiente de trabalho. Constatou-se, ao final desta pesquisa, que a atuação como mediadora judicial requer o domínio de um amplo rol de conhecimentos, principalmente do Direito e da Psicologia, e também muito cuidado e cautela, por lidar com sentimentos, conflitos e questões subjetivas, muitas vezes bastante complexas. Apesar de sua importância e crescimento no âmbito internacional, a atuação como mediadora no Brasil ainda é pouco reconhecida em termos de salário e status e, consequentemente, como ocupação, significando um projeto secundário na vida das entrevistadas que participaram deste estudo, sendo um degrau para alcançar experiência ou para alçar outras atuações.
Abstract: This dissertation is a research carried out in the Graduate Program in Psychology, in the Psychosocial line, at the Federal University of Grande Dourados (UFGD). The general objective was to analyze the performance of judicial mediators of the Judiciary Center for Conflict and Citizenship Solutions (CEJUSC), located in a city in the interior of the State of Mato Grosso do Sul. The specific objectives were to know how they became mediators; understand how they see this performance, its challenges and meanings; and know the tools used in practice, as mediators. Using a qualitative and exploratory methodology, data were obtained through interviews, using a semi-structured script. Seven in-person interviews were conducted at CEJUSC. After transcribing the data and based on content analysis, three categories of analysis were established: (1) Becoming and being a mediator; (2) Knowledge and techniques applied to the mediation process; and (3) The meanings and senses of performance. The interviewees were between 25 and 45 years old and graduated in Law. They worked for between one and five years and took the mandatory training course for mediators, offered by that body. Regarding the mediation techniques most used by the researched, in descending order, they were: Cuddling, Reality Test, Role Inversion, Recontextualization and Silence. The interviewees devoted an average of 4 to 70 hours per month to mediation. Among the challenges encountered in the performance, they reported the relationship with lawyers and with the parties. They showed dissatisfaction with the remuneration and talked about some limitations in relation to the physical environment of the mediation rooms. As for the meanings of the performance, they indicated satisfaction with their work and with the support received by colleagues in the work environment. It was found, at the end of this research, that acting as a judicial mediator requires the mastery of a wide range of knowledge, especially in Law and Psychology, and also great care and caution, when dealing with feelings, conflicts and subjective issues, many quite complex times. Despite its importance and growth internationally, acting as a mediator in Brazil is still little recognized in terms of salary and status and, consequently, as an occupation, meaning a secondary project in the lives of the interviewees who participated in this study, being a stepping-stone to achieve experience or to raise other performances.
Palavras-chave: Mediação (Direito)
Mediation (Law and legislation)
Atuação
Acting
Ambiente de trabalho
Work environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Psicologia
Citação: SIMON, Jéssica Aparecida Alves. A Mediação familiar à luz da percepção de mediadoras de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC). 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4656
Data do documento: 6-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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