Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4664
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Usabilidade em aplicativos móveis para idosos
Título(s) alternativo(s): Usability in mobile applications for the elderly
Autor(es): Vasconcelos, Leandro Leoni de
Costa, Marisa de Oliveira
Primeiro Orientador: Felipe, Rosenilda Marques da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Caldas, Evanise Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Peviani, Claudia Regina Tinós
Resumo: Com a crescente demanda do uso do Smartphone e dos aplicativos móveis, acompanhada de uma deficiência na qualidade desses softwares, faz com que muitos usuários como os idosos sofram por não conseguirem se adaptar. O presente trabalho teve o propósito de identificar os critérios e as avaliações necessários para que haja usabilidade nos aplicativos móveis destinados aos idosos, que foram levantados por meio da revisão da literatura e da revisão sistemática. Os resultados mostraram que este tema é crescente, que o método mais utilizado é o de Feedback e os critérios com maior foco permeiam a função visual do usuário. Pode-se concluir que a preocupação com a inserção do idoso no mundo tecnológico vem crescendo e que ainda há muitas lacunas a serem preenchidas.
Abstract: With the growing demand for the use of smartphones and mobile applications, a deficiency in the quality of this software has followed, causing many users, such as the elderly, to suffer from not being able to adapt. The present study had the purpose of identifying the criteria and as a basis for the usability of mobile applications for the elderly, which were raised through a literature review and a systematic review. The essential results are that this topic is growing, that the most used method is that of Feedback and the criteria with greater focus permeate the visual function of the user. It can be demanded that the concern with the insertion of the elderly in the technological world is growing and that there are still many gaps to be filled.
Palavras-chave: Aplicativo móvel
Mobile apps
Usabilidade
Usability
Idosos
Older people
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: VASCONCELOS, Leandro Leoni de; COSTA, Marisa de Oliveira. Usabilidade em aplicativos móveis para idosos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4664
Data do documento: 12-Mai-2021
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroLeonideVasconcelos_MarisadeOliveiraCosta.pdf857,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.