Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ariane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3548592549465571pt_BR
dc.contributor.referee1Ávila, Carla Cristina Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3095312221367183pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Karla Fernanda Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0199295778203552pt_BR
dc.creatorQueder, Carolina Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9414131345383922pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-06T13:59:55Z-
dc.date.available2021-12-06T13:59:55Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationQUEDER, Carolina Nogueira. O Corpo vivo é um corpo que queima: a dilatação de Eugenio Barba como potencialidade para o ator. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Cênicas) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4667-
dc.description.abstractThe present end-of-course research has as object of study the notion of corporal dilatation in parallel to the reflection and discution of its incidence in a scene from the spectacle MAC. In order to carry out this research, it was necessary to review Eugenio Barba's work, especially his research on Theatrical Anthropology. Initially, the work discusses the denomination of Theatrical Anthropology and its origin, to, later, deepen in the concept and application of the corporal dilation in the artistic experience of the student, which leads us to verify which are the possible contributions of a dilated body-mind for the actor. Dilation can be seen as a way of working that contributes to the organic representation and a link to the actor's scenic presence or scenic bios. The intention of this research is to reflect and debate the corporal dilation since its most superficial level, its conceptualization and application in Eugenio Barba's theory, aiming to understand which are the possible contributions of the dilated bodymind to the actor in a situation of organized representation.en
dc.description.resumoA presente pesquisa de conclusão de curso tem como objeto de estudo a noção de dilatação corporal em paralelo à reflexão e discussão de sua incidência em uma cena do espetáculo MAC. Para a realização da pesquisa foi necessário a revisão literária da obra de Eugenio Barba, em especial o que tange a sua investigação acerca da Antropologia Teatral. Inicialmente, o trabalho discorre da denominação de Antropologia Teatral e sua origem, para, posteriormente, aprofundar-se no conceito e aplicação da dilatação corporal na vivência artística da discente, o que leva-nos a verificar quais são as possíveis contribuições de um corpo-mente dilatado para o ator. A dilatação pode ser vista como um modo de trabalho que contribui para a representação orgânica e um elo para a presença cênica ou bios cênico do ator. A intenção desta pesquisa é refletir e debater a dilatação corporal desde seu nível mais superficial, sua conceituação e aplicação na teoria de Eugenio Barba, visando compreender quais as possíveis contribuições do corpo-mente dilatado ao ator em situação de representação organizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-12-06T13:59:55Z No. of bitstreams: 1 CarolinaNogueiraQueder.pdf: 3383521 bytes, checksum: 67c303507952697bd140dbfe458284c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-06T13:59:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarolinaNogueiraQueder.pdf: 3383521 bytes, checksum: 67c303507952697bd140dbfe458284c5 (MD5) Previous issue date: 2021-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectBody expressionen
dc.subjectTeoria literáriapt_BR
dc.subjectLiterary theoryen
dc.subjectTeatro - aspectos antropológicospt_BR
dc.subjectTheater - antropological aspectsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleO Corpo vivo é um corpo que queima: a dilatação de Eugenio Barba como potencialidade para o atorpt_BR
dc.title.alternativeThe Living body is a body that burns: the dilation of Eugenio Barba as potenciality for the actoren
dc.title.alternativeEl Cuerpo vivo es un cuerpo en llamas: la dilatación de Eugenio Barba como potencialidad para el actores
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaNogueiraQueder.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.