Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tuiuiú Deep Learning: a Deep Learning Development Environment
Autor(es): Medeiros, Alessandro Ishy
Primeiro Orientador: Batista Junior, Joinvile
metadata.dc.contributor.referee1: Szabo, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Barvinski, Carla Adriana
Resumo: Deep learning tem alcançado o estado da arte em aprendizado de máquinas em campos tais como processamento de imagens, visão computacional, reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural, robótica, segurança cibernética, e muitos outros. No entanto, a curva de aprendizado para iniciantes é um grande desafio para a sua utilização de forma efetiva. Neste contexto, ferramentas que suportem a execução automática de DNNs (Deep Neural Networks), a partir de especificações descritivas ou via interface gráfica, tem um papel decisivo para rápida prototipagem e para aprendizagem de projetos de DNNs, para potencializar o reuso das funcionalidades suportadas por frameworks tais como TensorFlow, PyTorch, Caffe e outros. Neste artigo é reportado o desenvol vimento do Tuiuiú Deep Learning, um ambiente web que suporta especificação, pré-processamento, treinamento e teste de projetos de DNNs, construídas com base nas funcionalidades fornecidas pelos frameworks TensorFlow e PytTorch. Disponibiliza uma interface gráfica amigável com suporte à: visualização e edição da especificação em XML; visualização e configuração de parâmetros das fases de desenvolvimento de DNNs; e visualização das métricas de qualidade resultantes das fases de treinamento e teste.
Palavras-chave: Aprendizagem profunda
Deep learning
Ambiente virtual
Virtual reality
Aprendizado de máquina
Machine learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::ANALISE NUMERICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
Citação: MEDEIROS, Alessandro Ishy. Tuiuiú Deep Learning: a Deep Learning Development Environment. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4690
Data do documento: 11-Nov-2021
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento Embargado.pdf44,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.