Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, João Augusto Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501458783677760pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes, Amilton Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Ricardo Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952736086278137pt_BR
dc.creatorSilva, Caroline Flores-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7269005607115096pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T20:58:52Z-
dc.date.available2022-02-10T20:58:52Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Caroline Flores. Dificuldades das micro e pequenas empresas durante a pandemia: uma análise a partir dos ponto de vista dos empresários. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4731-
dc.description.abstractIn Brazil, according to Sebrae (2020), there were around 6.4 million open companies, and, of this total, 99% are micro and small companies (MPEs). In view of this representativeness and the negative impact they are having during the covid-19 pandemic, this research aimed to analyze the difficulties from the perspective of the entrepreneur/owner of micro and small businesses during the pandemic period. de covid 19. The research focused on the food segment in the city of Dourados – Mato Grosso do Sul (MS). For data collection, a structured questionnaire was applied to 63 companies invited to respond via email, social networks or in person. To analyze the data, descriptive statistics was used, with percentage analysis. The main results found were lack of knowledge in digital media, difficulties in sales and management in times of crisis.en
dc.description.resumoNo Brasil, segundo o Sebrae (2020), existiam em torno de 6,4 milhões de empresas abertas, e, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). Tendo em vista essa representatividade e o impacto negativo que elas estão tendo durante a pandemia de covid-19, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades na perspectiva do empresário/proprietário das micro e pequenas empresas durante o período da pandemia de covid 19. A pesquisa teve como foco o segmento de alimentação da cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul (MS). Na coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado para 63 empresas convidadas a responder via e-mail, redes sociais ou presencialmente. Para analisar os dados, foi utilizado estatística descritiva, com análise de percentuais. Os principais resultados encontrados foram: falta de conhecimento em mídias digitais, dificuldades em vendas e gestão em tempos de crise.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-02-10T20:58:52Z No. of bitstreams: 1 CarolineFloresSilva.pdf: 2051884 bytes, checksum: dc705e4cfa455e86a6d47049990c21b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-10T20:58:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarolineFloresSilva.pdf: 2051884 bytes, checksum: dc705e4cfa455e86a6d47049990c21b9 (MD5) Previous issue date: 2021-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectSmall businessen
dc.subjectComércio de alimentopt_BR
dc.subjectFood tradeen
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectCommercial crisesen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleDificuldades das micro e pequenas empresas durante a pandemia: uma análise a partir dos ponto de vista dos empresáriospt_BR
dc.title.alternativeDifficulties of micro and small businesses during the pandemic: an analysis from the entrepreneurs point of viewen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolineFloresSilva.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.