Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4791
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimentos, valores e práticas em um curso de formação em agroflorestas na agricultura urbana
Título(s) alternativo(s): Knowledges, values and practices in a training course about agroforestry in urban agriculture
Autor(es): Parra, Amanda de Almeida
Primeiro Orientador: Nunes Neto, Nei de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Conrado, Dália Melissa
metadata.dc.contributor.referee1: Knapp, Joseana Stecca Farezim
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Diego Marques da Silva
Resumo: A agricultura urbana é uma modalidade agrícola que tem sinalizado diversos benefícios, promovendo mudanças benéficas em estruturas social, econômica e ambiental local, sendo, portanto, uma interessante atividade a ser considerada na educação. Entretanto, apesar desta relevância, ainda há importantes lacunas, tanto teóricas (na literatura acadêmica), quanto práticas (isto é, nas práticas sociais), com relação a como atividades educativas formais e informais, envolvendo SAFs urbanos, podem contribuir para a educação. Em vista disso, essa pesquisa analisou os conhecimentos, valores e práticas (KVP) dos participantes de um curso voltado a professores e demais interessados na temática agricultura urbana e educação, denominado Jornada de Formação de Professores em Sistemas Agroecológicos e Agroflorestais, que ocorreu na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Mediante o exposto, foi possível discutir os KVP encontrados, além de levantar dificuldades que impedem atividades pedagógicas envolvendo agricultura urbana, tais como a falta de conhecimento, recursos materiais, colaboração e associação com o currículo formal; e de perceber as contribuições da Jornada de Formação para o aumento de conhecimentos, habilidades e valores ligados à temática agricultura urbana em geral, para o desenvolvimento de concepções sistêmicas e, portanto, mais inclusivas socioambientalmente; para a associação de valores (tais como paciência, amor e respeito), aliados às noções de conteúdos; e, também, para ampliação da consideração moral dos participantes em relação à temática agricultura. Além disso, sugerimos o aumento de iniciativas envolvendo Agricultura Urbana, visando a integrar educadores em torno de ações para a promoção da sustentabilidade socioambiental.
Abstract: Urban agriculture is an agricultural modality that has signaled several benefits, promoting beneficial changes in the local environment, economic and environmental structure, therefore an interesting activity to be considered in education. However, despite this relevance, there are still important gaps, both theoretical (in the academic literature) and practices (that is, in social practices), in relation to formal and informal educational activities, involving urban SAFs, this can contribute to education. In view of this, this research analyzed the knowledge, values and practices (KVP) of the educational actors participating in a course aimed at teachers and other interested in the theme urban agriculture and education, called Teacher Training Day in Agroecological and Agroforestry Systems, which took place in the city of Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazil. Through the foregoing, it was possible to raise difficulties that prevent pedagogical activities involving urban agriculture, such as lack of knowledge, material resources, collaboration and association with the formal curriculum; and to attribute the contribution of the Training Day to the development of conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the content, for the increase of knowledge, practices and values related to the theme urban agriculture in general, for the development of systemic and therefore more socio environmentally inclusive conceptions, for the association of values (such as patience, love and respect) allied to the content, and also, for the reduction of the anthropocentric ethical tendency in relation to the theme of agriculture.
Palavras-chave: Agricultura urbana
Urban agriculture
Educação
Education
Sustentabilidade
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
Citação: PARRA, Amanda de Almeida. Conhecimentos, valores e práticas em um curso de formação em agroflorestas na agricultura urbana. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4791
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmandadeAlmeidaParra.pdf601,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.