Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4795
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Argumentação em ciências da natureza do ensino fundamental na BNCC |
Título(s) alternativo(s): | Argumentation in nature sciences of elementary school at BNCC Argumentación en ciencias de la naturaleza de la escuela primaria en BNCC |
Autor(es): | Areco, Ivan Lucero |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Diego Marques da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Knapp, Joseana Stecca Farezim |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes Neto, Nei de Freitas |
Resumo: | O Ensino de Ciências deve buscar a formação de cidadãos autônomos, reflexivos e críticos, capazes de resolver problemas e tomar decisões que permitam a progressão de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável. Nesse sentido, realizamos estudo com objetivo de investigar como se dá a promoção do ensino da argumentação no componente das Ciências da Natureza no ciclo do Ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, onde a coleta e análise dos dados se deram à luz da Análise Textual Discursiva e componentes da Análise de Conteúdo. Os resultados denotam que a promoção da argumentação como um objetivo educacional da BNCC está ligada à compreensão científica que se dá de diversas maneiras, implícitas ou explicitas, predominantemente como prescrições instrutivas na promoção de atividades relacionadas à prática científica. |
Abstract: | The Science Education seeks the formation of autonomous, reflective and critical citizens, capable of solving problems and making decisions that allow the progression of a fairer, environmentally sustainable society. The purpose of this study was to investigate how the promotion of the teaching of argumentation in the component of Nature Sciences occurs in the elementary school in the National Curricular Common Base (BNCC). A qualitative approach was used, where the data collection and analysis was based on Discursive Textual Analysis (DTA) and content analysis (CA). The results show that the promotion of argumentation as an educational objective linked to scientific literacy is given in several ways, implicit or explicit, predominantly, as instructive prescriptions in the promotion of activities related to scientific practice. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Science teaching Análise textual discursiva Discursive textual analysis Base nacional comum curricular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais |
Citação: | ARECO, Ivan Lucero. Argumentação em ciências da natureza do ensino fundamental na BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4795 |
Data do documento: | 17-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IvanLuceroAreco.pdf | 468,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.