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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sousa, Reginaldo Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8671187583612351pt_BR
dc.contributor.referee1Gregolin, Rafael Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102472902399427pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Rodrigo Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6783847794438620pt_BR
dc.creatorAlves, Alexandre de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2151553760561023pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T21:28:16Z-
dc.date.available2022-03-25T21:28:16Z-
dc.date.issued2021-12-30-
dc.identifier.citationALVES, Alexandre de Almeida. Análise das forças de sustentação e arrasto de um perfil de asa Eppler 387 através de um modelo bidimensional numérico no software Openfoam. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4824-
dc.description.abstractThis work aims to evaluate the aerodynamic behavior of the Eppler 387 airfoil. A bidimensional, steady state, incompressible, isothermal and turbulent model was numerically simulated using OpenFOAM 7.0 software. Spallart Allmaras and K-omega SST turbulence models were tested. The resulting aerodynamic forces, for angles of attack from -2 to 14 degrees, were compared with available data in the literature with good agreement. K-omega SST model provided better agreement with NASA experimental results whereas Spallart Allmaras overestimated the lift force and underestimated the drag force for the angle of attack greater than 8 degrees.en
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo, avaliar as caraterísticas aerodinâmicas de um perfil de asa do tipo Eppler 387. Um modelo bidimensional, de regime permanente, incompressível, isotérmico e turbulento, foi simulado numericamente através do software OpenFOAM 7.0. Os modelos turbulentos Spallart Allmaras e K-omega SST foram testados. As forças aerodinâmicas obtidas dos ângulos de -2 até 14 graus, tiveram boa concordância com autores renomados na literatura. O modelo K-omega SST forneceu melhores resultados com base nos dados experimentais da NASA, em comparação com o modelo Spallart Allmaras. O modelo Spallart Allmaras superestimou a força de sustentação e subestimou as forças de arrasto para ângulos acima de 8 graus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-03-25T21:28:16Z No. of bitstreams: 1 AlexandreAlmeidaAlves.pdf: 3395635 bytes, checksum: bf958489f399253ba2942c68e1404a48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-25T21:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexandreAlmeidaAlves.pdf: 3395635 bytes, checksum: bf958489f399253ba2942c68e1404a48 (MD5) Previous issue date: 2021-12-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectAerodynamicsen
dc.subjectSpalart-Allmaraspt_BR
dc.subjectModelo de turbulênciapt_BR
dc.subjectTurbulence modelen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.titleAnálise das forças de sustentação e arrasto de um perfil de asa Eppler 387 através de um modelo bidimensional numérico no software Openfoampt_BR
dc.title.alternativeEppler 387 airfoil lift and drag aerodynamic forces analysis by a bidimensional numerical model in openfoamen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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