Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4874
Tipo: Tese
Título: Famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo: implementação e avaliação de um programa de apoio para inclusão escolar
Título(s) alternativo(s): Families of children with autism spectrum disorder: implementation and evaluation of a support program for school inclusion
Autor(es): Boufleur, Emne Mourad
Primeiro Orientador: Martins, Morgana de Fátima Agostini
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Ivone das Dores de
metadata.dc.contributor.referee2: Suttana, Renato Nésio
metadata.dc.contributor.referee3: Nozu, Washington Cesar Shoiti
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Aline Maira da
Resumo: O presente estudo envolveu um programa de apoio implementado para famílias de crianças com autismo, no município de Ponta Porã/MS. Para tal intento a investigação teve como objetivo avaliar um programa de apoio voltado aos familiares de crianças com autismo, para inclusão escolar e social. Segundo estudos o Transtorno do Espectro do Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento, marcado por déficits na interação e na comunicação social, caracterizados por padrões estereotipados e repetitivos de comportamento e desenvolvimento intelectual irregular. Para compreender o autismo e o arcabouço que ele abarca foi realizada revisão bibliográfica, elencando os principais autores que tratam da temática do autismo, envolvendo família, apoio social e inclusão. Instrumentos implementou-se um grupo de apoio, foco da pesquisa, formado por familiares de crianças com autismo, permitindo por meio dos relatos dos participantes abstrair a caracterização do cotidiano familiar, escolar e social. Nesse intento, foram realizados dezoito encontros, sendo dez encontros no ano de 2019 e dois em 2020, que devido à pandemia foram interrompidos presencialmente, sendo mantidos contatos via WhatsApp, tendo continuidade, presencialmente, no ano de 2021, com seis encontros, seguindo as exigências do protocolo de segurança, em vigência. O estudo envolveu duas etapas. Na etapa I ocorreram os encontros do grupo de apoio e o número de participantes variou entre 20 a 30 famílias, com frequências díspares, e os assuntos tratados foram registrados em um livro próprio de atas, com as assinaturas dos presentes. Na etapa II aplicou-se, via WhatsApp, um questionário com dez perguntas abertas às famílias de crianças com autismo, o qual foi devolvido por 12 famílias. As respostas enviadas foram transcritas e compuseram o corpus da análise que foi interpretado, seguindo a técnica da “Análise temática”. A partir da pesquisa foi possível constatar a necessidade de se criar uma Associação e conseguir um espaço de apoio a essas famílias e de um grupo de multiprofissionais para atendimento especializado às pessoas com autismo, em Ponta Porã, em benefício da inclusão escolar. A tese comprovou que o grupo de apoio implementado possibilitou o empoderamento das famílias de crianças com autismo, contribuindo para a inclusão escolar.
Abstract: The present study involved a support program implemented for families of children with autism, in the city of Ponta Porã/MS. For this purpose, the investigation aimed to evaluate a support program aimed at families of children with autism, for school and social inclusion. According to studies, Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder, marked by deficits in interaction and social communication, characterized by stereotyped and repetitive patterns of behavior and irregular intellectual development. In order to understand autism and the framework it encompasses, a literature review was carried out, listing the main authors who deal with the theme of autism, involving family, social support and inclusion. Instruments A support group was implemented, the focus of the research, formed by family members of children with autism, allowing, through the participants' reports, to abstract the characterization of family, school and social daily life. In this attempt, eighteen meetings were held, ten meetings in 2019 and two in 2020, which were interrupted in person due to the pandemic, with contacts being maintained via WhatsApp, continuing in person in 2021, with six meetings, following the requirements of the security protocol in force. The study involved two steps. In stage I, the support group meetings took place and the number of participants ranged from 20 to 30 families, with different frequencies, and the subjects discussed were recorded in a proper book of minutes, with the signatures of those present. In stage II, a questionnaire with ten open questions to the families of children with autism was applied via WhatsApp, which was returned by 12 families. The responses sent were transcribed and composed the corpus of the analysis, which was interpreted, following the technique of “Thematic analysis”. From the research, it was possible to verify the need to create an Association and get a space to support these families and a group of multidisciplinary professionals for specialized care for people with autism, in Ponta Porã, for the benefit of school inclusion. The thesis proved that the support group implemented enabled the empowerment of families of children with autism, contributing to school inclusion.
Palavras-chave: família
family
autismo
autism
educação inclusiva
inclusive education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: BOUFLEUR, Emne Mourad. Famílias de crianças com transtorno do espectro do autismo: implementação e avaliação de um programa de apoio para inclusão escolar. 2021. 233 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4874
Data do documento: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmneMouradBoufleur.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.