Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Eugenia Portela de Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276993654278057pt_BR
dc.contributor.referee2Cordeiro, Maria Jose de Jesus Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974467691324675pt_BR
dc.creatorEspínola, Angelita da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9687879405407525pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T18:51:25Z-
dc.date.available2022-05-02T18:51:25Z-
dc.date.issued2021-09-16-
dc.identifier.citationESPÍNOLA, Angelita da Cruz. Análise da trajetória de negros/as cotistas egressos/as de cursos de graduação da UFGD (2014-2020). 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4881-
dc.description.abstractThe Law nº 12.7711/2012 deals with the reservation of 50% of vacancies in universities and federal institutes in Brazil for students from public schools; of this percentage, it allocates vacancies to black and brown-skinned people, indigenous and people with disabilities. This research is part of the Line of Research in Education and Diversity, of the Graduate Program in Education of the Federal University of Grande Dourados and is linked to the Group of Studies and Research in Education and Information Technologies. Its objective is to scale social mobility in the trajectory of black graduates who had access to undergraduate courses at Federal University mentioned through the racial quotas law. Its object of study is the egress trajectory of that public. It also uses the methodology of panel study with statistical configuration of the universe of students, sampling of egress quota holders and application of questionnaires. The research participants were black quota holders who graduated from a sample of three undergraduate courses at Federal University, considering one among the most popular courses, one among the least popular and one among the intermediate courses. The systematization and interpretation of data took place through collected profile data and comparison of subgroups based on the perception of the graduates themselves, expressed in the questionnaires The results show the positive impact of access to higher education on the egress trajectory of black quota students, with positive changes in employment/occupation, income and social inclusion conditions. The research is hoped can contribute to the assessment of the relevance of Law nº 12,711/2012 in Brazilian public universities.en
dc.description.resumoA Lei nº 12.7711/2012 trata da reserva de 50% das vagas em universidades e institutos federais do Brasil para estudantes oriundos de escolas públicas; deste percentual, destina vagas para estudantes pretos/as, pardos/as, indígenas/as e pessoas com deficiência. Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa em Educação e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias da Informação (GEPETIC). Objetiva dimensionar a mobilidade social na trajetória de egressos/as negros/as que tiveram acesso a cursos de graduação da UFGD por meio da lei de cotas raciais. Tem como objeto de estudo a trajetória de egresso do referido público. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e utilizouse da abordagem quantitativa e qualitativa. Recorre-se também à metodologia de estudo de painel com configuração estatística do universo de estudantes, recorte de amostragem dos/as cotistas egressos/as e aplicação de questionários. Os/as participantes da pesquisa foram negros/as cotistas egressos/as de uma amostragem de três cursos de graduação da UFGD, considerando um entre os cursos mais concorridos, um entre os menos concorridos e um entre os cursos de concorrência intermediária. A sistematização e interpretação dos dados deu-se por meio de dados de perfil coletados e cotejamento dos subgrupos baseadas na percepção dos/as próprios/as egressos/as, manifestada nos questionários. Os resultados apontam para o impacto positivo do acesso ao ensino superior na trajetória de egresso/a dos/as negros/as estudantes cotistas, com mudanças positivas nas condições de emprego/ocupação, renda e inserção social. Espera-se que este estudo possa contribuir para a avaliação da relevância da Lei nº 12.711/2012 nas universidades públicas brasileiras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-02T18:51:25Z No. of bitstreams: 1 AngelitadaCruzEspínola.pdf: 3776911 bytes, checksum: a02cf2ea13fcd362857543bab4149830 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T18:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AngelitadaCruzEspínola.pdf: 3776911 bytes, checksum: a02cf2ea13fcd362857543bab4149830 (MD5) Previous issue date: 2021-09-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectSocial integrationen
dc.subjectLei de cotaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAnálise da trajetória de negros/as cotistas egressos/as de cursos de graduação da UFGD (2014-2020)pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the trajectory of black quota holders graduate courses at UFGD (2014-2020)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AngelitadaCruzEspínola.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.