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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Eugenia Portela de Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276993654278057pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Reinaldo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850164594444032pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Ana Cristina Juvenal da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736396213946663pt_BR
dc.creatorCorrêa, Átila Maria do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9721081148378151pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-02T19:15:25Z-
dc.date.available2022-05-02T19:15:25Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.citationCORRÊA, Átila Maria do Nascimento. Acesso de mulheres negras nos cursos de graduação presencial das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul (2014-2018). 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4882-
dc.description.abstractThe research analyzes the presence of black women in undergraduate courses in Mato Grosso do Sul, specifically at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande campus and the Federal University of Grande Dourados (UFGD), Dourados campus. When discussing Higher Education in Brazil it is important to highlight that the process of democratization of access is recent and that women have become the majority in Universities in recent decades, however, even with this greater presence, the number of black women in higher education is small. Law No. 12,711 of August 29, 2012, proposes an affirmative policy that provides for the admission of black men and women to Brazilian higher education through the racial quota system, considering that higher education in Brazil has developed markedly exclusionary and unequal, especially with regard to expanding access of the black population and still represents a considerably smaller number than that of whites in institutions. The objectives were to answer the following questions: a) In which courses are black women more represented? b) In which courses are they less represented? Do the Universities investigated have programs for identity empowerment? Do the universities have programs that help students to remain in the universities? To answer these questions we chose to use quantitative and qualitative methods, with bibliographic and document research. The quantitative data were requested via a filed request from the Deans' Offices of the institutions; for the descriptive analysis of the data we chose to use the Microsoft Excel program. The quantitative data showed that black women are more represented in the courses considered to be female careers, however, since the quota law there is a presence in courses that were predominantly white males, such as Dentistry, Medicine and Engineering. Another significant fact was the access to law courses at both institutions, a course historically considered of social prestige and male predominance. The qualitative data pointed to the presence of programs that seek to strengthen identity and programs that assist permanence, but none of these aid programs were aimed at black women.en
dc.description.resumoA pesquisa analisa a presença de mulheres negras em cursos e graduação presencial no Mato Grosso do Sul, em específico na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Campo Grande e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), campus Dourados. Ao discutir a Educação Superior no Brasil é importante ressaltar que o processo de democratização ao acesso é recente e que as mulheres passaram a representar maioria nas Universidades nas últimas décadas, todavia mesmo com essa presença maior, o número de mulheres negras na educação superior é pequeno. A Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, propõe uma política afirmativa que prevê o ingresso de negros e negras à Educação superior brasileira, por meio do sistema de cotas raciais, considerando-se que a educação superior no Brasil se desenvolveu marcadamente excludente e desigual, principalmente no que se refere à ampliação do acesso da população negra e ainda representa um número consideravelmente menor que o de brancos nas instituições. Os objetivos consistiram em responder as seguintes perguntas: a) Em quais cursos as mulheres negras estão mais representadas? b) Em quais cursos estão menos representadas? As Universidades investigadas possuem programas de fortalecimento identitário? As Universidades possuem programas que auxiliem a permanência? Para responder essas perguntas optou-se pelo uso de métodos quantitativos e qualitativos, com pesquisa bibliográfica e documental, os dados quantitativos foram solicitados via pedido protocolado junto as Pró-Reitoria das instituições, para análise descritiva dos dados optou-se pelo uso do programa Microsoft Excel. Os dados quantitativos evidenciaram que as mulheres negras estão mais representadas nos cursos considerados carreiras femininas, contudo a partir da lei de cotas há presença em cursos que eram predominância masculina branca, como Odontologia, Medicina e as Engenharias. Outro dado significativo, foi o acesso nos cursos de Direito das duas instituições, um curso historicamente considerado de prestígio social e predominância masculina. Os dados qualitativos apontaram a presença de programas que buscam o fortalecimento identitário e de programas que auxiliem a permanência, porém nenhum desses programas de auxílio eram voltados a mulher negra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-02T19:15:25Z No. of bitstreams: 1 AtilaMariadoNascimentoCorrea.pdf: 3250933 bytes, checksum: 2b0cadf74558b460d5f661dbefa39da8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-02T19:15:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AtilaMariadoNascimentoCorrea.pdf: 3250933 bytes, checksum: 2b0cadf74558b460d5f661dbefa39da8 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectBlack womenen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAcesso de mulheres negras nos cursos de graduação presencial das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul (2014-2018)pt_BR
dc.title.alternativeAccess of black women to undergraduate courses at Federal Universities in Mato Grosso do Sul (2014-2018)en
dc.title.alternativeAcceso de las mujeres negras a los cursos de graduación en las Universidades Federales de Mato Grosso do Sul (2014-2018)es
dc.typeDissertaçãopt_BR
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