Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4883
Tipo: Dissertação
Título: Gestão do coordenador pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Dourados - MS (1996-2020)
Título(s) alternativo(s): Management of the pedagogical coordinator in the continuing education of teachers from the first years of elementary school in the city teaching network of Dourados - MS (1996-2020)
Autor(es): Souza, Cleusa Francisca de
Primeiro Orientador: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Bigarella, Nadia
metadata.dc.contributor.referee2: Perboni, Fábio
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Andréia Vicência Vitor
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado analisa a gestão do coordenador pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS. São temas centrais: gestão democrática, coordenação pedagógica e formação continuada. Está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O recorte temporal da pesquisa abrangeu os anos de 1996 a 2020. A problematização foi sistematizada na questão: “como é realizada a gestão do coordenador pedagógico quanto a formação continuada de professores, segundo a concepção dos sujeitos da escola?”. Como aporte metodológico, por meio de abordagem qualitativa, fezse uso dos fundamentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na revisão bibliográfica, os dados foram buscados no Banco de Dados do Scientific Electronic Library Online (Scielo), Banco de Dissertações e Teses da CAPES, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Red de Repositórios de Acesso Aberto a La Ciência (LA Referencia). No que diz respeito à pesquisa documental, compõem o corpus a LDB 9394/1996, Estatutos de Planos de Cargos e Carreira para o Magistério Público, o Plano Nacional de Educação (2014-2024), o Plano Municipal de Educação de Dourados (2015- 2025) e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas participantes da pesquisa. A pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionário na modalidade online, teve como participantes: coordenadores pedagógicos, professores. Conclui que dentre a equipe gestora da escola está o coordenador pedagógico, profissional carregado de atribuições. E dentre um rol de atribuições, a exemplo de organizar, planejar, acompanhar, diagnosticar, avaliar o processo ensino-aprendizagem, está também a importante atribuição de “formar”, no caso, a “formação continuada dos professores”. Foi possível constatar, com base na concepção dos participantes da pesquisa, que a formação continuada de professores, como ação importante na gestão do coordenador pedagógico na escola ocorre, entretanto ainda carece de um “Projeto de Formação Continuada” fortalecido pela parceria com Universidades e com respaldo e assessoria da Secretaria Municipal de Educação. Registra-se, ainda, que a relevância do estudo materializado está na possibilidade de fornecer elementos teóricos que intentam contribuir com a gestão do coordenador pedagógico na formação continuada de professores, sempre na perspectiva da gestão democrática da educação.
Abstract: This Dissertation analyzes the management of the pedagogical coordinator in the continuing education of teachers in the early years of elementary school at the City Teaching Network of Dourados-MS. The central themes are: democratic management, pedagogical coordination and continuing education. The dissertation is linked to the “Education Policies and Management” Research Line, from the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), Education College (FAED), Federal University of Grande Dourados (UFGD). The time frame of the research covered the years 1996 to 2020. The problematization was systematized in the question: "how is the management of the pedagogical coordinator carried out regarding the continuing education of teachers, according to the conception of the school’s individuals?". As a methodological contribution, through a qualitative approach, were used the fundamentals of bibliographic, documentary and field research. In the bibliographic review, the data were searched in the Scientific Electronic Library Online Database (Scielo), CAPES Dissertations and Theses Bank, Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Red de Repositórios de Acesso Aberto a La Ciência (LA Referencia). Regarding to the documentary research, the corpus comprises LDB 9394/1996, Statutes of Job and Career Plans for the Public Ministry, the National Education Plan (2014-2024), the City Education Plan of Dourados (2015-2025) and the Political Pedagogical Projects of the schools participating in the research. The field research, through the application of a questionnaire in the online modality, had as participants: pedagogical coordinators, teachers. I concluded that among the school management team there is the pedagogical coordinator, a professional charged with duties. And among a list of assignments, such as organizing, planning, monitoring, diagnosing and evaluating the teaching-learning process, there is also the important assignment of “training”, in this case, “continuing teacher education”. It was possible to verify, based on the research participants' conception, that the continuing education of teachers, as an important action in the management of the pedagogical coordinator at the school occurs, however it still lacks a “Continuing Education Project” strengthened by the partnership with Universities and with support and advice from the City Department of Education. It is also noted that the relevance of the materialized study lies in the possibility of providing theoretical elements that try to contribute to the management of the pedagogical coordinator in the continuing education of teachers, always in the perspective of the democratic management of education.
Palavras-chave: Educação
Education
Formação continuada
Continuing education
Gestão educacional
Educational management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: SOUZA, Cleusa Francisca de. Gestão do coordenador pedagógico na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Dourados - MS (1996-2020). 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4883
Data do documento: 19-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleusaFranciscadeSouza.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.