Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4884
Tipo: Dissertação
Título: A Relação escola-família: discursos e enunciados em circulação nos cadernos escolares da primeira série do ensino fundamental – Naviraí/MS (1990-2006)
Autor(es): Rocha, Cristina Silva
Primeiro Orientador: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Jacira Helena do Valle
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), abordou como tema a relação escola-família e pautou-se em três questões que complementam e fundamentam a pesquisa: quais discursos/enunciados os registros institucionais presentes nos cadernos escolares fazem circular sobre a relação escola-família na educação de alunos da primeira série do ensino fundamental? Como a relação escolafamília vem se construindo historicamente segundo as legislações e as produções científicas nacionais? Como a escola tem estabelecido as possibilidades e os limites na relação com a família? Foi estabelecido como objetivo geral analisar “se” e “como” a relação escola-família comparece nos cadernos escolares de alunos da primeira série do ensino fundamental de escolas públicas do município de Naviraí/MS, buscando compreender como funciona essa dinâmica e o papel exercido por essas duas instituições em relação, em especial, à ação da escola sobre as famílias – o “governo do outro”. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa pautou-se em pesquisa documental, utilizando como principal fonte de pesquisa cadernos escolares, com recorte temporal de 1990 a 2006. A problematização da relação escola-família se deu sob o viés dos estudos foucaultianos, no qual entendemos escola e família como instituições de discurso, de verdade e de exercício de poder-saber, assim como um espaço em que se tem como elemento principal a constituição do sujeito. Nesse sentido, utilizou-se a perspectiva teórica de Michel Foucault além de estudiosos que pensaram a escola e essa relação. Empregaram-se na análise os procedimentos externos do discurso, denominados “interdição”, “separação/rejeição” e “vontade de verdade”. Os resultados da análise sinalizam que a relação escola-família vem sendo fabricada em diversos discursos oficiais e pedagógicos que circularam e circulam em diferentes tempos e espaços históricos. Também apontam que a escola se constituiu como uma instituição de poder-saber que adentra uma rede discursiva de relações que se entrelaçam e que evidencia, por meio de discursos, relações de poder. Foi possível observar, a partir da análise dos bilhetes localizados nos cadernos escolares, a visibilidade de dois enunciados que se entrecruzaram e se fizeram presentes nos discursos extraídos, dirigidos às famílias. Esses enunciados, “a educação é responsabilidade da escola e da família” e “o aluno deve se adaptar ao ensino”, foram analisados a partir de quatro elementos que os caracterizam: um referencial, um sujeito, um campo e uma materialidade. As práticas escolares localizadas nas mensagens dos bilhetes refletem estratégias de disciplina e normalização dos corpos, e a escola possui o poder privilegiado da fala, uma vez que está inserida num campo discursivo em que é vista e representada como uma instituição de saber, enquanto a família continua a seguir as normalizações ditadas pela instituição escolar.
Abstract: This present study, inscribed in the research area of History of Education, Memory and Society, which is part of the Postgraduate Program in Education (PPGEdu) of the Federal University of Grande Dourados (UFGD), addressed as theme: the school-family. Three questions are complementary and supportive of the research: what are the speeches/statements the institutional records present in the school notebooks spread out about the school-family relationship in the education of students in the first grade of elementary school? How has the school-family relationship been built historically in line with national legislation and scientific production? How did the school established the possibilities and limits in the relationship with the family? It was established as a general objective to analyze “if” and “how” the schoolfamily relationship appears in the school notebooks of the students from the first grade of public elementary schools in the county of Naviraí/MS. It also seeks to understand how this dynamic works and the role played by these two institutions in relation, especially the school's action on families – the “government of the other.” To achieve the proposed objective, the research was based on a literature-based research. School notebooks are used as the main source of data for the research, within the time frame of 1990 to 2006. The problematization of the school-family relationship took place under the bias of the Foucauldian studies, in which we understand school and family as institutions of discourse, truth and the exercise of power-knowledge, as well as a space in which the constitution of the subject is the main element. In this sense, Michel Foucault's theoretical perspective was used together with scholars who thought about the school and this relationship. External discourse procedures were used in the analysis, called "interdiction", "separation/rejection" and "will to truth." The results of the analysis indicate that the school-family relationship has been fabricated in several official and pedagogical discourses that circulated and circulate in different times and historic spaces. They also point out that the school was constituted as an institution of powerknowledge that enters a discursive network of intertwined relationships. That shows through speeches and power relations. It was possible to observe, from the analysis of the data/information found in the school notebooks. The visibility of two statements intertwined and present in the extracted speeches, addressed to the families. These statements, "education is the responsibility of the school and the family" and "the student must adapt to the teaching", were analyzed based on four elements that characterize them: a referential, a subject, a field and a materiality. School practices located in the messages of the notes/data reflect the strategies of discipline and normalization of bodies, and the school has the privileged power of speech. Since it is inserted in a discursive field in which it is seen and represented as an institution of knowledge, while the family continues to follow the normalizations dictated by the school institution.
Palavras-chave: relação escola-família
family school relationship
instituição escolar - história
school institutions - history
educação - legislação
law related education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ROCHA, Cristina Silva. A relação escola-família: discursos e enunciados em circulação nos cadernos escolares da primeira série do ensino fundamental – Naviraí/MS (1990-2006). 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4884
Data do documento: 27-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristinaSilvaRocha.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.