Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Andréia Vicência Vitor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827077664514451pt_BR
dc.contributor.referee1Dourado, Luiz Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1883931901388039pt_BR
dc.contributor.referee2Aranda, Maria Alice de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155809586937730pt_BR
dc.creatorSantos, Jonata Cristina dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5994175473748942pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T21:20:06Z-
dc.date.available2022-05-03T21:20:06Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Jonata Cristina dos. Processo de provimento ao cargo de diretores escolares: interseção da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul com a rede municipal de ensino de Dourados/MS. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4890-
dc.description.abstractThis research - inserted in the Line of Political Research and Management of Education of the Graduate Program in Education at Federal University of Grande Dourados (UFGD) - aims to analyze the process of filling the position of school principal (“PPCDE”) in the standardization of the State Educational System (Rede Estadual de Ensino- “REE”) of Mato Grosso do Sul (MS) and the Municipal Educational System (Rede Municipal de Ensino- “Reme”) of Dourados. We also investigate the conception of educational management that both systems present. In order to do that, our specific goals are: to apprehend the concept of democratic management and managerial management in the educational literature; to present the process of filling the position of school principals as a management mechanism in the educational literature; to analyze the “PPCDE” in the “REE” of Mato Grosso do Sul and in the Dourados “Reme” in the educational legislation; what it expresses in terms of relations between them in the period from 2015 to 2020; and finally what conception of educational management they present. The research has a qualitative approach and it uses bibliographic survey and document research. As a bibliographic corpus, the study uses books, chapters of books and articles concerning democratic management, managerial management and “PPCDE”. As a document corpus, we used not only the national educational legislation, but also the State of Mato Grosso do Sul and Dourados / MS legislation regarding both educational management and the “PPCDE”. We concluded that in most educational institutions of both the “REE of MS” and the Dourados “Reme”, the “PPCDE” happens in a mixed modality, but there are school principals who are appointed by the powers of the State. As for the conception of management that the educational system standardization presents, we found out that despite announcing the democratic concept of management, it has characteristics of managerial management, such as: competitiveness, results control, technical criteria of merit and performance. This process is previously thought by the governments, excluding the participation of the school community in the discussion, in the decision-making process and in its elaboration (although the unions and some councilors claim such participation). The community participation happens in the election phase, which constitutes a secondary stage, considering that the candidate can be eliminated before reaching the election, therefore the school principal can be defined without having participated in that election.en
dc.description.resumoA presente Dissertação, inserida na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tem como objetivo compreender o processo de provimento ao cargo de diretor escolar (PPCDE) na normatização da Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul (MS) e na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados, bem como qual a concepção de gestão educacional apresentam. Para tanto, apresenta como objetivos específicos: apreender a concepção de gestão democrática e da gestão gerencial na literatura educacional; apresentar o processo de provimento de diretores como mecanismo de gestão na literatura educacional; analisar o PPCDE na REE de MS e na Reme de Dourados na legislação educacional, que isso expressa em termos de relações entre ambos no período de 2015 a 2020, bem como qual concepção de gestão educacional apresentam. A pesquisa é de abordagem qualitativa e recorre ao levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. Utiliza como corpus bibliográfico, livros, capítulo de livros e artigos que tratam da gestão democrática, da gestão gerencial e do PPCDE; e como corpus documental a legislação educacional nacional, a legislação do estado de Mato Grosso do Sul e de Dourados/MS que tratam da gestão educacional e do PPCDE. Conclui que na maioria das instituições educacionais tanto da REE de MS como da Reme de Dourados, o PPCDE se dá por modalidade mista, mas também há diretor indicado pelos poderes do Estado. Quanto a concepção de gestão que a normatização das supracitadas Redes apresentam no que concerne ao referido processo, apesar de anunciar como concepção de gestão a democrática, ela possui característica da gestão gerencial, como a competitividade, controle de resultados, critérios técnicos de mérito e desempenho para a modalidade mista, já que o processo é previamente pensado pelos Governos, sem a participação da comunidade escolar na discussão, tomada de decisão e elaboração dele (apesar de os sindicatos e alguns vereadores reivindicarem tal participação), de modo que a participação da comunidade se dá na eleição que se constitui em etapa secundária, considerando que o candidato pode ser eliminado antes de se chegar a tal eleição, podendo, assim, ser definido o diretor que atuará na escola, sem ter participado dessa eleição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-03T21:20:06Z No. of bitstreams: 1 JonataCristinadosSantos.pdf: 1605522 bytes, checksum: b60ba21c61d50243cc428206c87e94fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T21:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JonataCristinadosSantos.pdf: 1605522 bytes, checksum: b60ba21c61d50243cc428206c87e94fb (MD5) Previous issue date: 2021-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectDiretores escolarespt_BR
dc.subjectSchool principalsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleProcesso de provimento ao cargo de diretores escolares: interseção da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul com a rede municipal de ensino de Dourados/MSpt_BR
dc.title.alternativeProcess of filling the position of school principal: intersection of rede estadual de ensino of Mato Grosso do Sul with the rede municipal de ensino of Dourados/MSen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JonataCristinadosSantos.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.