Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thaise da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166205157563886pt_BR
dc.contributor.referee2Zanon, Regina Basso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3752692590223586pt_BR
dc.creatorBarcelos, Kaio da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9765308679912024pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T22:20:37Z-
dc.date.available2022-05-03T22:20:37Z-
dc.date.issued2021-01-25-
dc.identifier.citationBARCELOS, Kaio da Silva. O Profissional de educação física no Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista (SEAMA) em Dourados-MS. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4892-
dc.description.abstractABSTRACT: The performance of professionals from different areas and Autism Spectrum Disorder (ASD) has become object of study among many researchers. It is necessary to think of Physical Education as a contributing area for improvement in motor, cognitive and social skills of this population. This research had as general objective to characterize the performance of Physical Education Professional of the Specialized Service of Multiprofessional Attention to Autism, as well as the version of other professionals areas and family members of the users. For this, a qualitative-quantitative research with an exploratory /descriptive approach was performed. As a research instrument, the semi-structured questionnaire and interview were used. The research participants were: 42 family members (FAM Group) of individuals with ASD and 10 professionals (PROF Group) from different areas who were part of the multidisciplinary team of the specialized service. Data analysis was performed according to Content Analysis. The results showed that the Physical Education Professional of this service acted in an interdisciplinary way in a collaborative context with the other members. From the perspective of family members, it was possible to show that they consider Physical Education important for people with ASD, as well as highlighting numerous benefits that the practice of physical activity provides. From the perspective of the team professionals, it was possible to identify that all professionals consider important the action of Physical Education professional in the interventions of people with ASD, and highlighted greater contributions in the development of motor and social skills. It was concluded that the Physical Education Professional had the necessary training to work with this audience, interacted directly and constantly with the professionals and family members, and his interventions with the team contributed to the development of the users served in the service, in motor, cognitive and social aspects.en
dc.description.resumoRESUMO: A atuação de profissionais de diferentes áreas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem se tornado objeto de estudo entre muitos pesquisadores. Faz-se necessário pensar a Educação Física como área contribuinte para a melhora nas habilidades motoras, cognitivas e sociais dessa população. Essa pesquisa teve como objetivo geral caracterizar a atuação do Profissional de Educação Física do Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista, bem como a versão dos profissionais e familiares dos usuários. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativo-quantitativa de cunho exploratório/descritivo. Como instrumento de pesquisa foi utilizado o questionário semiestruturado e entrevista. Os participantes da pesquisa foram: 42 familiares (Grupo FAM) dos indivíduos com TEA e 10 profissionais (Grupo PROF) de diferentes áreas que faziam parte da equipe multiprofissional do serviço especializado. A análise dos dados foi realizada segundo a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que o Profissional de Educação Física desse serviço atuava de forma interdisciplinar em um contexto colaborativo com os demais membros. Na perspectiva dos familiares foi possível evidenciar que consideram importante a Educação Física para pessoas com TEA, bem como apontaram inúmeros benefícios que a prática de atividade física proporciona. Já sob a visão dos profissionais da equipe foi possível identificar que todos os profissionais consideram importante à atuação nas intervenções de pessoas com TEA, e apontaram maiores contribuições no desenvolvimento das habilidades motoras e sociais. Conclui-se que o Profissional de Educação Física possuía formação necessária para atuar junto a esse público, interagia direta e constantemente com os profissionais e com os familiares, e que suas intervenções junto a equipe contribuíam para o desenvolvimento dos usuários atendidos no serviço, nos aspectos motores, cognitivos e sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-03T22:20:37Z No. of bitstreams: 1 KaiodaSilvaBarcelos.pdf: 910848 bytes, checksum: 3a3b85da6c7120739e7b017a61d698da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-03T22:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KaiodaSilvaBarcelos.pdf: 910848 bytes, checksum: 3a3b85da6c7120739e7b017a61d698da (MD5) Previous issue date: 2021-01-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subjectPatient care teamen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Profissional de educação física no Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista (SEAMA) em Dourados-MSpt_BR
dc.title.alternativeThe physical education Professional in the Specialized Multiprofessional Autistic Care Service in Dourados-MSen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KaiodaSilvaBarcelos.pdf889,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.