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Tipo: Dissertação
Título: Política Nacional de Alfabetização (2019): discursos em análise
Título(s) alternativo(s): National Literacy Policy (2019): speeches under analysis
Autor(es): Teixeira, Liziana Arâmbula
Primeiro Orientador: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Troquez, Marta Coelho Castro
Resumo: RESUMO: Historicamente a alfabetização mobiliza debates por parte de gestores públicos e estudiosos da área devido às dificuldades enfrentadas pelas crianças matriculadas neste ciclo para apropriarem-se da leitura e da escrita. Neste sentido, gestores e pesquisadores voltados para o campo da educação buscam estratégias metodológicas, políticas e formativas para minimizarem os problemas relacionados a não aprendizagem. Diante deste cenário, esta pesquisa se propõe a analisar a Política Nacional de Alfabetização de 2019, que destaca ações, detalha objetivos, metas e princípios relacionados à alfabetização das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização do Brasil. Os documentos mostram desde os marcos históricos e normativos até o cenário atual, como ainda apresentam as formas de implementação dessa política, estratégias de avaliação e monitoramento. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os discursos de alfabetização que constituem a Política Nacional de Alfabetização e como objetivos específicos: apresentar esta política, sua estrutura e funcionamento; identificar quais discursos de alfabetização balizam este documento e observar como estão representados; e identificar qual profissional essa esta política pretende formar para atuar nas turmas de alfabetização. Os aportes teóricos que embasaram a investigação foram o dos Estudos Culturais. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho documental onde foram analisados o Decreto nº 9.765/2019 e o caderno Política Nacional de Alfabetização - documento de orientação – elaborado pela Secretaria de Alfabetização, vinculada ao Ministério da Educação. A análise dos dados foi realizada através da análise do discurso, sendo que os dados propostos nos documentos foram comparados com o referencial teórico da área da alfabetização. Após análise dos materiais concluiu-se que a nova PNA propõe uma desconstrução de toda ciência de alfabetização realizada no Brasil até o momento e a descontinuidade das políticas públicas educacionais nacionais, além da procura pela homogeneização do ensino, através do discurso da ciência cognitiva, considerado pelo documento a única fonte com comprovação verdadeiramente científica em se tratando de pesquisa na área, como mecanismo para alcançar o tão esperado sucesso na alfabetização das crianças e legitimar assim, o discurso instrução fônica.
Abstract: ABSTRACT: Historically, literacy mobilizes debates on the part of public managers and scholars in the field due to the difficulties faced by children enrolled in this cycle to appropriate themselves of reading and writing. In this sense, managers and researchers focused on the education field seek methodological, political and training strategies to minimize problems related to non-learning. Given this scenario, this research proposes to analyze the 2019 National Literacy Policy, which highlights actions, details objectives, goals and principles related to the literacy of children enrolled in the literacy cycle in Brazil. The document shows from historical and normative milestones to the current scenario, as well as presenting the ways of implementing this policy, evaluation and monitoring strategies. This research has as general objective to analyze the literacy discourses that constitute the National Literacy Policy and as specific objectives: to present this policy, its structure and functioning; identify which literacy discourses mark this document and observe how they are represented; and to identify which professional this policy intends to train to work in literacy classes. The theoretical contributions that supported the investigation were Cultural Studies. In order to achieve the proposed objective, a qualitative research was conducted, with a documentary nature, where Decree nº 9765/2019 and the National Literacy Policy Booklet of the guidance document - prepared by the Literacy Secretariat, linked to the Ministry of Education, were analyzed. Data analysis was performed through discourse analysis, being that the data proposed in the documents were compared with the theoretical framework of the literacy area. After analyzing the materials, it was concluded that the new NLP proposes a deconstruction of all literacy science carried out in Brazil so far and the discontinuity of national educational public policies, in addition to the search for homogenization of teaching, through the discourse of cognitive science, considered in the document as the only source with truly scientific evidence when it comes to research in the field, as a mechanism to achieve the longawaited success in children's literacy and thus legitimize the phonics instruction speech.
Palavras-chave: Política Nacional de Alfabetização
Políticas públicas
State policy
Política educacional
Educational policy
Formação de professores
Teacher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: TEIXEIRA, Liziana Arâmbula. Política Nacional de Alfabetização (2019): discursos em análise. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4894
Data do documento: 25-Fev-2021
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