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Tipo: Dissertação
Título: Discursos e representações de infâncias no acervo literário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Título(s) alternativo(s): Speeches and representations of children in the literary collection of the National Pact for Literacy at the Right Age
Autor(es): Gerotto, Lorraine Martins
Primeiro Orientador: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee1: Santaiana, Rochele da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Troquez, Marta Coelho Castro
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar quais os discursos e representações de infâncias se fazem presentes no Acervo Complementar de Literatura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) direcionados aos três primeiros anos do Ensino Fundamental, ano de 2015. De tal modo, busca-se compreender como os discursos sobre as infâncias foram construídos, e como estão sendo representadas as infâncias nas obras literárias, assim como, investigar quais discursos guiaram a seleção e a avaliação das obras que integram o referido Acervo. Para atingir tal objetivo foram analisados os seguintes artefatos culturais: Edital de Convocação 002/2013 – CGPLI/PNLD Alfabetização na Idade Certa 2014, Guia Literatura na Hora Certa e o Acervo Complementar de Literatura Infantil. As escolhas metodológicas se inserem no campo teórico dos Estudos Culturais, suas abordagens teóricas buscam expor e discutir as relações de poder que movem e organizam a sociedade, estudando a cultura, questionando o que está posto e porquê está posto de tal maneira. Os artefatos culturais selecionados foram apreciados por meio da análise do discurso, na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação. Como resultado da pesquisa, foi identificado no já referido Edital de Convocação 002/2013 e no Guia Literatura na Hora Certa, o discurso científico, discurso pedagógico, discurso do letramento, discurso renovador da leitura e o discurso do politicamente correto como produtores de uma infância alfabetizada leitora. No contexto desta pesquisa, a infância alfabetizada leitora, foi e está sendo construída pelos discursos e os livros de literatura são a materialização desses discursos em sala de aula, apresentando e difundindo modos de ser criança. No acervo analítico desta pesquisa foram encontradas quatro representações de infância: a infância da ausência, a infância independente, a infância desatendida e a infância vir a ser. A combinação desses discursos e representações da infância busca formar uma criança que leia por prazer, possuindo livre acesso a uma multiplicidade de obras de literatura infantil, e que encontre na leitura prazerosa caminhos para o letramento.
Abstract: ABSTRACT: This research aims to analyze which speeches and representations of childhood are present in the Complementary Collection of Literature of the National Pact for Literacy at the Right Age (from Portuguese, PNAIC) directed to the first three years of Elementary School, year of 2015. Thus, it is aimed to understand how the speeches about childhoods were constructed, and how they are being represented in literary works, as well as to investigate which speeches guided the selection and evaluation of the works that compose the aforementioned Collection. To achieve the goal, the following cultural artifacts were analyzed: Call Notice 002/2013 - CGPLI / PNLD Literacy at the Right Age 2014, Literature Guide at the Right Time and the Complementary Collection of Children's Literature. As methodological choices fall within the theoretical field of Cultural Studies, their theoretical approaches seek to expose and discuss the power relations that move and organize society, studying culture, questioning what is set and why it is set in such a way. The selected cultural artifacts were appreciated through discourse analysis, from the theoretical perspective of Cultural Studies in Education. As a result of the research, it was identified in the aforementioned Call Notice 002/2013 and in the Literature Guide at the Right Time, the scientific discourse, pedagogical discourse, literacy discourse, renewing reading discourse and the politically correct discourse as producers of a childhood literate reader. In the context of this research, the literate childhood reader was and is being built by the speeches, and the literature books are the materialization of these speeches in the classroom, presenting and disseminating ways of being a child. In the analytical collection of this research, four representations of childhood were found: childhood from absence, independent childhood, unattended childhood and childhood becoming. The combination of these speeches and representations of childhood, seeks to form a child who reads for leisure, having free access to a multiplicity of works of children's literature, and who finds amusement in reading paths to literacy.
Palavras-chave: educação cultural
cultural education
pacto nacional pela alfabetização na idade certa
literatura infantil
childrens literature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: GEROTTO, Lorraine Martins. Discursos e representações de infâncias no acervo literário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4895
Data do documento: 22-Fev-2021
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