Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4898
Tipo: Dissertação
Título: A Relação escola e família do aluno com deficiência: um estudo exploratório
Título(s) alternativo(s): The School and family relationship of the disabled student: an exploratory study
Autor(es): Rodrigues, Maria Beatriz Blanco Santana
Primeiro Orientador: Silva, Aline Maira da
metadata.dc.contributor.referee1: Rebelo, Andressa Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Morgana de Fátima Agostini
Resumo: Este estudo tem como tema a relação escola e família do aluno com deficiência. O objetivo geral foi descrever e analisar como está posta a relação entre escola e família dos alunos com deficiência nos projetos políticos pedagógicos (PPPs) e identificar o papel dos gestores no processo de aproximação entre o ambiente escolar e familiar. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada pesquisa documental e de levantamento com abordagem qualitativa, e teve como fonte de dados os PPPs de seis escolas da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Porã e, como participantes, os gestores destas escolas. Os dados junto aos gestores foram coletados por meio da aplicação de questionário. No que diz respeito à análise dos PPPs, constatou-se que a participação dos familiares no ambiente escolar é abordada nos documentos como importante, mas não se observou a indicação de estratégias voltadas para o estabelecimento de uma parceria colaborativa entre esses dois ambientes. Ainda sobre a análise dos PPPs, foram encontradas ações direcionadas ao aluno com deficiência, mas não aos familiares destes alunos, desconsiderando as especificidades que estes familiares apresentam. Os resultados obtidos a partir do questionário aplicado junto aos gestores, indicaram não apenas preocupação com o estabelecimento da relação entre família e escola, mas principalmente demonstrou o esforço dos profissionais da escola em construir e cultivar esta relação. Assim como foi observado nos PPPs analisados, os gestores não indicaram ações voltadas aos familiares dos alunos com deficiência, demonstrando com isso um negligenciamento das necessidades e demandas específicas apresentadas por estes familiares. Espera-se que os resultados levantados e que as discussões realizadas sejam úteis para avançar o entendimento sobre a necessária e indispensável relação entre escola e família. Além disso, as reflexões proporcionadas podem ser utilizadas para subsidiar ações capazes de promover e potencializar a participação dos familiares de forma ampla, e especificamente, dos familiares dos alunos com deficiência.
Abstract: The study has as its subject the relationship between the school and the family of students with disability. The general objective was to describe and analyze how the relationship between school and family of students with disabilities is presented in the political pedagogical projects (PPPs) and to identify the role of school managers in the process of bringing the school and family environment closer together. To accomplish the intended objective, a documental and survey research was conducted with a qualitative approach, which had as a source of data the PPPs of six schools in the municipal education system of Ponta Porã and, as participants, the managers of these schools. The data from the school managers were collected through a questionnaire. Regarding the analysis of the PPPs, it was found that family participation in the school environment is addressed in the documents as important, but it was not observed the indication of strategies directed to the establishment of a collaborative partnership between these two environments. Concerning the analysis of the PPPs, actions were found directed to the students with disabilities but not to the family members of these students, disregarding the specificities that these family members present. The results obtained from the questionnaire applied to the school managers indicated not only a concern with the establishment of the relationship between family and school but mainly demonstrated the efforts of school professionals to build and cultivate this relationship. As observed in the analyzed PPPs, the school managers did not indicate actions focused on the family members of students with disabilities, thus demonstrating neglect of the specific needs and demands presented by these family members. It is hoped that the results obtained and the discussions developed will be useful to advance the understanding of the necessary and indispensable relationship between school and family. Furthermore, the considerations provided could be used to subsidize actions capable of promoting and strengthening the participation of family members in a broad way and, specifically, the participation of family members of students with disabilities.
Este estudio tiene como tema la relación entre la escuela y la familia de alumnos con discapacidad. El objetivo general fue describir y analizar cómo se plantea la relación entre la escuela y la familia de alumnos con discapacidad en los proyectos políticos pedagógicos (PPPs) e identificar el papel de los gestores en el proceso de aproximación del entorno escolar a la familia. Para lograr el objetivo propuesto, se realizó una investigación documental y de sondeo, con un enfoque cualitativo, que tuvo como fuente de datos los PPPs de seis escuelas de la red educativa municipal y, como participantes, sus gestores. Los datos con los gestores se recogieron mediante la aplicación de un cuestionario. Con respecto al análisis de los PPPs, se constató que la participación de los miembros de la familia en el ambiente escolar es abordada en los documentos como algo importante, pero no se observó la indicación de estrategias dirigidas al establecimiento de una asociación colaborativa entre estos dos ambientes. Todavía en el análisis de los PPPs, se encontraron acciones dirigidas al alumno con discapacidad, pero no a sus familiares, sin tener en cuenta las especificidades que presentan estos familiares. Los resultados obtenidos del cuestionario aplicado a los gestores indicaron no solo la preocupación por el establecimiento de la relación entre familia y escuela, sino que demostraron principalmente el esfuerzo de los profesionales de la escuela por construir y cultivar esta relación. Según lo observado en los PPPs analizados, los gestores no indicaron acciones dirigidas a los familiares de los alumnos con discapacidad, demostrando así una desatención a las necesidades y demandas específicas que presentan estos familiares. Se espera que los resultados obtenidos y los debates realizados sean útiles para avanzar en la comprensión de la necesaria e imprescindible relación entre la escuela y la familia. Además, las reflexiones proporcionadas pueden utilizarse para subvencionar acciones capaces de promover y mejorar la participación de los miembros de la familia de forma amplia, y específicamente, de los miembros de la familia de estudiantes con discapacidad.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Political Pedagogical Project
Educação Especial
Special Education
Relação escola-família
Family school relationship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: RODRIGUES, Maria Beatriz Blanco Santana. A Relação escola e família do aluno com deficiência: um estudo exploratório. 2021. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4898
Data do documento: 17-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaBeatrizBlancoSantanaRodrigues.pdf894,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.