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Tipo: Dissertação
Título: História do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) “Juracy Alves Cardoso” de Naviraí-MS (1992-2000)
Título(s) alternativo(s): History of the Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) "Juracy Alves Cardoso" of Naviraí-MS (1992-2000)
Autor(es): Arcanjo, Natalicia Gomes Teixeira
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Elaine
metadata.dc.contributor.referee2: Militão, Andréia Nunes
Resumo: Este trabalho se insere nas pesquisas sobre a história da formação de professores no Brasil e, mais especificamente, na história da formação de professores de Mato Grosso do Sul. Nele objetiva-se analisar a história do Curso de Magistério Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) de Naviraí, Mato Grosso do Sul, buscando compreender o processo de sua instalação e funcionamento no período de 1992 a 2000. O recorte temporal justifica-se pelos seguintes argumentos: o ano de 1992 marca a criação do CEFAM junto à Escola Estadual de Pré-Escolar, 1º e 2º Graus Juracy Alves Cardoso, todavia o ano de 2000 corresponde ao período de encerramento de suas atividades. O recorte espacial focaliza um espaço situado no Estado de Mato Grosso do Sul: o município de Naviraí. A pesquisa orientase na perspectiva da Nova História Cultural e pauta-se em uma bibliografia ligada à história de Mato Grosso, história da formação de professores, história e historiografia da educação, currículo, e sob a perspectiva metodológica realizam-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental amparadas nas análises de fontes documentais e nas análises historiográficas sobre a temática. Como fontes utilizam-se atas, diários, pastas, listas de matrículas, decretos, resoluções, fotografias, jornais, documentários, documento síntese da avaliação dos CEFAMs, pastas de estágios, trabalhos escolares, avaliações. Essas fontes foram coletadas no Arquivo da Escola Juracy Alves Cardoso e nos arquivos pessoais de ex-professores e de ex-alunos do CEFAM de Naviraí. Os resultados apontam que o município de Naviraí foi o último do Estado a receber a instalação do Projeto do CEFAM, tendo sido instalado na Escola Estadual de Pré-Escolar, 1º e 2º Graus Juracy Alves Cardoso em decorrência da transição do Curso de Magistério que nela funcionava, para esse Centro de formação de professores. Foi utilizado como procedimento metodológico um questionário on line enviado para 29 ex-alunas. O Curso de Magistério do CEFAM foi frequentado, em sua maioria, por mulheres, pois eram poucos os homens que se matriculavam na instituição. Esses(as) alunos(as) eram filhos(as) desde de professores e outros funcionários públicos até lavradores braçais. O corpo docente era constituído, sobretudo, por professoras mulheres que ministravam as disciplinas Pedagógicas, Metodológicas e das áreas de Ciências Humanas, já os professores homens ministravam as disciplinas das áreas de Ciências Exatas. Tais docentes possuíam uma carga horária de trabalho diferenciada, pois, além dos horários destinados às aulas, tinham horários direcionados às atividades de planejamento, reuniões, sessões de estudos, capacitação e plantão de dúvidas. No que diz respeito à organização curricular do Curso de Magistério do CEFAM, esta pautava-se na legislação vigente no período, constituindo-se por disciplinas de um Núcleo Comum e uma Parte Diversificada e contando com atividades de enriquecimento curricular, realizadas por meio de aulas de campo e projetos. O Curso de Magistério do CEFAM de Naviraí, embora tenha tido uma curta trajetória e duração, formou turmas de professores(as) que seguiram os seus estudos em nível superior e em Programa de Pós Graduação e atuam até os dias de hoje no município na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, ocupando cargos desde a docência até a gestão escolar.
Abstract: This work is part of research on the history of teacher education in Brazil and, more specifically, on the history of teacher education in Mato Grosso do Sul. It aims to analyze the history of the Curso de Magistério Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) from Naviraí, Mato Grosso do Sul, seeking to understand the process of its installation and operation from 1992 to 2000. The time frame is justified by the following arguments: 1992 marks the creation of CEFAM with the State School of Pre-School, 1st and 2nd Grades Juracy Alves Cardoso, however, the year 2000 corresponds to the period of closing of its activities. The spatial cut focuses on a space located in the State of Mato Grosso do Sul: the municipality of Naviraí. The research is guided by the perspective of the New Cultural History and is based on a bibliography linked to the history of Mato Grosso, history of teacher education, history and historiography of education, curriculum, and under the methodological perspective, bibliographical and documentary research supported by the analysis of documentary sources and historiographical analysis on the subject. As sources we use minutes, diaries, folders, enrollment lists, decrees, resolutions, photographs, newspapers, documentaries, summary document of the CEFAMs assessment, internship folders, school work, assessments. These sources were collected in the Juracy Alves Cardoso School Archive and in the personal archives of former teachers and former students of CEFAM in Naviraí. The results show that the municipality of Naviraí was the last municipality in the state to receive the installation of the CEFAM Project, having been installed in the Juracy Alves Cardoso State Pre-School, 1st and 2nd Grade School as a result of the transition of the Teaching Course within it. worked, for this Teacher Training Center. An online questionnaire sent to 29 former students was used as a methodological procedure. The CEFAM Teaching Course was attended mostly by women, as few men enrolled in the institution. These students were children from teachers and other civil servants to manual laborers. The teaching staff consisted, above all, of female teachers who taught Pedagogical, Methodological and Human Sciences subjects, while male teachers taught subjects in the Exact Sciences areas. These professors had a different workload, as, in addition to the timetables for classes, they had timetables directed to planning activities, meetings, study sessions, training and doubt duty. With regard to the curricular organization of the CEFAM Teaching Course, this was based on the legislation in force at the time, consisting of subjects from a Common Core and a Diversified Part and counting on curriculum enrichment activities, carried out through classes field and projects. The Teaching Course of CEFAM de Naviraí, although having a short trajectory and duration, formed classes of teachers who followed their studies at a higher level and posgraduate program and work to this day in the municipality in Kindergarten and Elementary School, occupying positions from teaching to school management.
Palavras-chave: Formação de professores
Teacher education
Instituição escolar
School institution
Educação - história
Educational history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: ARCANJO, Natalícia Gomes Teixeira. História do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) “Juracy Alves Cardoso” de Naviraí-MS (1992-2000). 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4901
Data do documento: 24-Set-2021
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