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Tipo: Dissertação
Título: Professores e professoras do ensino secundário em Dourados/MT de 1951 a 1961, na vigência da reforma capanema
Título(s) alternativo(s): Teachers of secondary school in Dourados/MT, from 1951 to 1961, under the capanema reform
Autor(es): Hellmann, Pâmilla Nataly Miguelão
Primeiro Orientador: Pessanha, Eurize Caldas
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Libânia Nacif
metadata.dc.contributor.referee2: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
Resumo: Nesta pesquisa de dissertação de mestrado, analisou-se a história dos professores e professoras do ensino secundário em Dourados, Mato Grosso, durante a vigência do Decreto Lei n. 4.244/1942, parte da Reforma Capanema. O período estabelecido para esta pesquisa foi de 1951 a 1961, que compreende, respectivamente, a criação do Ginásio Presidente Vargas, na cidade de Dourados, e o ano em que se encerrou o período da vigência da Reforma Capanema, com a Lei n. 4024/1961, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O ponto de partida para a pesquisa foram os questionamentos sobre quem foram os professores e professoras do ensino secundário de Dourados e quais mudanças ocorreram na profissão docente no período em questão a partir da Reforma Capanema. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico regional e definiram-se os procedimentos metodológicos. Tratou-se de uma pesquisa histórico documental, para a qual foram transformados em fontes os documentos coletados no Centro de Documentação Regional (CDR) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) sobre o Ginásio Osvaldo Cruz (1954) e sobre o Ginásio Presidente Vargas (1951/1958), além de terem sido relacionados os documentos desses acervos com a Lei Orgânica do Ensino Secundário de 1942, parte do conjunto de Leis conhecido como Reforma Capanema. Realizou-se a análise dessas fontes a partir da perspectiva de Certeau (1982) e Le Goff (1990). A análise mostrou que a maioria do corpo docente do ensino secundário em Dourados, entre os anos de 1951 e 1961, era formada por advogados, médicos, padres, percebendo-se haver, desde essa época, a necessidade de formação em serviço, prevista na Lei Orgânica do Ensino Secundário. Concluiuse que os professores e professoras secundaristas de Dourados buscavam se adequar ao DecretoLei n. 4.244/1942 quanto à formação, mas enfrentavam, ainda, muitos desafios em relação ao salário e condições de trabalho.
Abstract: In this master's thesis research, it was analyzed the history of secondary school teachers in Dourados, Mato Grosso, during the validity of Decree Law n. 4.244/1942, part of the Capanema Reform. The period established for this research was from 1951 to 1961, which comprises, respectively, the foundation of the Presidente Vargas Gymnasium, in the city of Dourados, and the year in which the effective period of the Capanema Reform ended, through Law n. 4024/1961, the Law Guidelines and Bases of National Education. The starting point for this research was the questions about who were the secondary school teachers in Dourados and what changes occurred in the teaching profession in the referred period after the Capanema Reform. For this purpose, a regional bibliographic survey was carried out and the methodological procedures were defined. It was a historical documentary research, for which the documents collected at the Regional Documentation Center of the Federal University of Grande Dourados were transformed into sources about the Osvaldo Cruz Gymnasium (1954) and about the Presidente Vargas Gymnasium (1951/1958), in addition to having related the documents of these collections with the Organic Law of Secondary School of 1942, part of the set of laws known as Capanema Reformation. These reserach sources were analyzed from the perspective of Certeau (1982) and Le Goff (1990). The analysis showed that the majority of the secondary school teaching staff in Dourados, between the years 1951 and 1961, was formed by lawyers, doctors, priests, realizing that, since the indicated time, there is a need for in-service training, provided for in the Organic Law of Secondary Education. It was concluded that high school teachers from Dourados sought to adapt to Decree-Law n. 4.244/1942 regarding training, but they still faced many challenges in relation to salary and working conditions.
Palavras-chave: Educação - história
Educational history
Ensino secundário
Secondary education
Docência
Teaching (Occupation)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: HELLMANN, Pâmilla Nataly Miguelão. Professores e professoras do ensino secundário em Dourados/MT de 1951 a 1961, na vigência da reforma capanema. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4903
Data do documento: 20-Ago-2021
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