Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paniago, Maria Cristina Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069068378393799pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Cristiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Elizabeth Matos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1392359047616558pt_BR
dc.contributor.referee3Rebolo, Flavinês-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7132889814371370pt_BR
dc.contributor.referee4Brostolin, Marta Regina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004951866411296pt_BR
dc.creatorPeviani, Claudia Regina Tinós-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063268902126144pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T20:53:17Z-
dc.date.available2022-05-10T20:53:17Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.citationPEVIANI, Claudia Regina Tinós. O Desenvolvimento profissional docente do licenciado em computação da EAD/UFGD. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4915-
dc.description.abstractThe Degree in Computing was created in 1997, completing 25 years of existence in 2022. At EaD/UFGD, the course was offered until that moment, in the distance modality in the years 2012, 2013 and 2017, in partnership with UAB. The problem of this research aims to answer the following question: How is the teaching professional development of the Degree in Computing at EaD/UFGD happening in the school context? The general objective of the research is to analyze the professional development of teachers who graduated from the Degree in Computing at EaD/UFGD in the school context. And as specific objectives: 1) To know which are the teachers' conceptions about the professional development of teachers; 2) Identify how the professional development process of these teachers is happening; 3) Analyze the implications of teacher professional development in their teaching practice. The subject of the research are graduates of the Degree in Computing at EaD/UFGD. The methodology adopted is based on a qualitative approach. For data collection, the questionnaire and the semi-structured interview were used as methodological instruments. The theoretical discussion is related to the following themes: teacher professional training and teacher professional development. The main authors are: António Nóvoa, Carlos Marcelo García, Christopher Day, Dalila Andrade Oliveira, Francisco Imbérnon, Ilma Passos Alencastro Veiga, Julia Oliveira-Formosinho, Maurice Tardif and Claude Lessard and Selma Garrido Pimenta. From the data analysis, three categories emerged: Continuing education, Professionalization and Teachers' Know-how. In the Continuing Education category, the focus was the search for knowledge, defined by the participants as essential for professional training. In the Professionalization category, some questions were raised related to professional identity, (dis)valuation, certification and the precariousness of the teaching activity. And in the category Know-how of teachers, the experience lived in the classroom, the search for improvement of practices, reflection on practices, isolation, collaboration were the implications pointed out by teachers as a consequence of the process of development of the teaching profession.en
dc.description.resumoO curso de Licenciatura em Computação foi criado em 1997, completando em 2022 25 anos de existência. Na EaD/UFGD, o curso foi oferecido, até esse momento, na modalidade a distância nos anos de 2012, 2013 e 2017, em parceria com a UAB. O problema desta pesquisa visa a responder a seguinte pergunta: Como está acontecendo o desenvolvimento profissional docente do Licenciado em Computação da EaD/UFGD no contexto escolar? A pesquisa tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento profissional docente dos egressos do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD no contexto escolar. E como objetivos específicos: 1) Conhecer quais as concepções dos professores sobre o desenvolvimento profissional docente; 2) Identificar como está acontecendo o processo de desenvolvimento profissional desses professores; 3) Analisar as implicações do desenvolvimento profissional docente em sua prática docente. O sujeito da pesquisa são egressos do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD. A metodologia adotada baseia-se na abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados como instrumentos metodológicos o questionário e a entrevista semiestruturada. A discussão teórica está relacionada às seguintes temáticas: formação profissional docente e desenvolvimento profissional docente. Os principais autores são: António Nóvoa, Carlos Marcelo García, Christopher Day, Dalila Andrade Oliveira, Francisco Imbérnon, Ilma Passos Alencastro Veiga, Julia Oliveira-Formosinho, Maurice Tardif e Claude Lessard e Selma Garrido Pimenta. Da análise de dados emergiram três categorias: Formação Continuada, Profissionalização e Saber-fazer dos professores. Na categoria Formação Continuada, o foco foi a busca pelo conhecimento, definido pelos participantes como essencial para a formação profissional. Na categoria Profissionalização, foram levantadas algumas questões relacionadas à identidade profissional, (des)valorização, certificação e a precarização no exercício da atividade docente. E na categoria Saber-fazer dos professores, a experiência vivenciada em sala de aula, a busca pela melhoria das práticas, a reflexão das práticas, o isolamento e a colaboração foram as implicações apontadas pelos professores como consequência do processo de desenvolvimento da profissão docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-10T20:53:17Z No. of bitstreams: 1 ClaudiaTinósPeviani.pdf: 2295443 bytes, checksum: b33f624476182e3d583c809068aab0a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T20:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClaudiaTinósPeviani.pdf: 2295443 bytes, checksum: b33f624476182e3d583c809068aab0a9 (MD5) Previous issue date: 2022-02-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica Dom Boscopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUCDBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectComputer scienceen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeaching (Occupation)en
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Desenvolvimento profissional docente do licenciado em computação da EAD/UFGDpt_BR
dc.title.alternativeThe professional development of the graduate in computing at EAD/UFGDen
dc.title.alternativeEl desarrollo profesional de la licencia docente en informática en la EAD/UFGDes
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudiaTinósPeviani.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.