Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4934
Tipo: Tese
Título: A Efetivação da política de internacionalização na pós- graduação em educação (2013-2016)
Título(s) alternativo(s): he effectiveness of the internationalization policy in graduate studies in education (2013-2016)
Autor(es): Carvalho, Eliane Souza de
Primeiro Orientador: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Silvia Helena Andrade de
metadata.dc.contributor.referee3: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee4: Perboni, Fabio
Resumo: Esta tese tem como objeto a internacionalização da pós-graduação em Educação no contexto das políticas públicas de avaliação. O problema de pesquisa foi norteado pela seguinte questão: Qual internacionalização está sendo construída e efetivada na área da Educação a partir da indução dessa política pelo sistema de avaliação da pós-graduação? Trabalha-se com a tese de que a política de internacionalização voltada para a pós-graduação acolhe as concepções de Estado avaliador, que se pauta na padronização de indicadores, cujo peso concentra-se na produção bibliográfica qualificada por parâmetros bibliométricos, utilizados como equivalentes à dimensão de excelência. Essa política de indução desconsidera o histórico, a cultura e as práticas do conjunto das áreas da pós-graduação, que têm processos distintos da produção internacionalizada, como a Educação. Objetiva-se analisar a efetivação da política de internacionalização na área de Educação na Quadrienal 2017, mediante a indução do sistema de avaliação da pós-graduação. A amostra da pesquisa foi circunscrita aos três programas classificados com nota 7 na Quadrienal 2017. Propõe-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Na pesquisa bibliográfica, faz-se uma revisão de literatura de conceitos, níveis e abordagens sobre internacionalização acadêmica, bem como do contexto histórico no qual se constitui. A pesquisa documental visa: 1) verificar a configuração dessa política na agenda pública nacional por meio do Plano Nacional de Educação (PNE), dos documentos Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2012, 2016) e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (1975, 1982, 1986, 2004, 2010); 2) cotejar os indicadores de internacionalização relacionados nos documentos das áreas de conhecimento da pós-graduação nas Trienais 2010 e 2013 e na Quadrienal 2017; 3) analisar as informações preenchidas na Plataforma Sucupira pelos programas selecionados para a pesquisa, com vistas a mapear as ações de internacionalização; 4) examinar as fichas avaliativas dos programas, a fim de observar os critérios utilizados pelos avaliadores ao mensurar as ações de internacionalização. Os dados permitiram averiguar que a área de Educação vem seguindo o movimento impulsionado pela indução do sistema de avaliação e incorporando, paulatinamente, os indicadores de internacionalização, mas que estes estão aquém dos apresentados pelo conjunto da pós-graduação. Ainda que não se desvinculem as ações de internacionalização das motivações econômicas, em função do financiamento atrelado à excelência, pode-se afirmar que a área tem efetivado sua internacionalização, prioritariamente, por razões acadêmicas por intermédio de: produção científica qualificada (periódicos A1 e A2 e livros L4); projetos e convênio com atividades de mútua cooperação, focalizando as relações Sul-Sul; atividades docentes no exterior; recepção de professores estrangeiros no programa; mobilidade discente in e out. Constatou-se uma divergência no processo avaliativo do que seja um programa internacionalizado, uma vez que não houve consenso entre as avaliações da Comissão de Área de Educação e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTCES) sobre a nota de um dos programas. Ao rebaixar para 6 a nota 7 atribuída pela comissão de área, o CTC o faz pautado em dados da produção científica veiculados em bases internacionais, traduzidos em índices bibliométricos, aventando que este é o padrão priorizado pelo sistema da pós-graduação. Os programas que não se adequarem, ainda que tenham uma política de internacionalização consolidada, atentando-se aos demais indicadores utilizados pela área, não serão considerados programas de excelência. Esse fato, ainda, explicita que, embora haja indicadores para a definição da internacionalização esperada, não há critérios ou pesos definidos para o conjunto desses indicadores, o que acaba por subjetivar o processo de avaliação, pontuada por decisões centralizadas, envolvendo o conjunto das áreas e seus processos analógicos e disfásicos de internacionalização.
Abstract: This thesis has as its object the internationalization of postgraduate studies in Education in the context of public assessment policies. The research problem was guided by the following question: What internationalization is being built and implemented in the field of Education from the induction of this policy by the postgraduate assessment system? It works with the thesis that the internationalization policy aimed at graduate studies embraces the conceptions of an evaluating State, that is based on the standardization of indicators, whose weight is concentrated on the qualified bibliographic production through bibliometric parameters, used as equivalent to the dimension of excellence. This policy of induction disregards the history, culture and practices of the set of postgraduate areas, which have processes that are distinct from internationalized production, such as Education. The objective is to analyze the effectiveness of the internationalization policy in the field of Education in the 2017 Quadrennial, through the induction of the postgraduate evaluation system. The research sample was limited to the three programs classified with grade 7 in the 2017 Quadrennial. It is proposed as methodological procedures the bibliographic research and documentary research. In the bibliographical research, a literature review of concepts, levels and approaches on academic internationalization is made, as well as the historical context in which it is constituted. The documental research aims to: 1) verify the configuration of this policy on the national public agenda through the National Education Plan (PNE), the documents National Strategy for Science, Technology and Innovation (2012, 2016) and of the National Postgraduate Plans (1975, 1982, 1986, 2004, 2010); 2) compare the internationalization indicators listed in the documents of the postgraduate knowledge areas in the Triennial 2010 and 2013 and Quadrennial 2017; 3) analyze the information filled in the Sucupira Platform by the programs selected for the research, to map the internationalization actions; 4) examine the evaluation forms of the programs in order to observe the criteria used by the evaluators when measuring the internationalization actions. The data allowed us to ascertain that the Education area has been following the movement driven by the induction of the evaluation system and gradually incorporating the internationalization indicators, but that these are below those presented by the postgraduate program as a whole. Although internationalization actions are not separated from economic motivations, due to funding linked to excellence, it can be said that the area has carried out its internationalization, primarily, for academic reasons through: qualified scientific production (periodicals A1 and A2 and books L4); projects and agreements with mutual cooperation activities, focusing on Sul-Sul relations; teaching activities abroad; reception of foreign professors in the program; and student mobility in and out. There was a divergence in the assessment process of what is an internationalized program, since there was no consensus between the evaluations of the Comissão de Área de Educação and the Conselho TécnicoCientífico da Educação Superior (CTC-ES) on the grade of one of the programs. By lowering the grade 7 awarded by the area committee to 6, the CTC does it based on data from scientific production published in international databases, translated into bibliometric indexes, suggesting that this is the standard prioritized by the postgraduate system. The programs that do not adapt, even if they have a consolidated internationalization policy, taking into account the other indicators used by the area, will not be considered programs of excellence. This fact also explains that, although there are indicators to define the expected internationalization, there are no criteria or weights defined for the set of these indicators, which ends up subjecting the evaluation process, punctuated by centralized decisions, involving all the areas and their analogical and dysphasic processes of internationalization.
Palavras-chave: Políticas públicas - educação
Public policy - education
Educação superior
Higher education
Avaliação educacional
Educational assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: CARVALHO, Eliane Souza de. A Efetivação da política de internacionalização na pós-graduação em educação (2013-2016). 2021. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4934
Data do documento: 5-Ago-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElianeSouzadeCarvalho.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.