Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4944
Tipo: Dissertação
Título: Mba'e kuaa Vusu/Nhane Ramõi Jusu Papa Ha Nhande Ru Vusu Rembiapo: a topologia do cosmo kaiowá e da construção de donos e guardiões dos conhecimentos
Título(s) alternativo(s): Mba'e kuaa Vusu/Nhane Ramõi Jusu Papa Ha Nhande Ru Vusu Rembiapo: the topology of the Kaiowá cosmos and the construction of owners and guardians of knowledge
Autor(es): Benites, Antonio Carlos
Primeiro Orientador: Landa, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Grünewald, Leif Ericksson Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Levi Marques
Resumo: A presente dissertação assenta-se nos conhecimentos tradicionais de sábios e sábias pertencentes especialmente à aldeia Jaguapiré, no município de Tacuru e da aldeia Limão Verde, no município de Amambai, os quais compõem a família extensa do autor. Estes conhecimentos foram transmitidos para o autor desde a infância, em um longo processo de preparo coletivo e individual para que estes saberes tivessem assento entre os mais jovens, para a continuidade e transformação dos mesmos no contexto histórico vivenciado por estes povos. O uso da autobiografia, da produção de desenhos aliados à etnografia realizada com as rezadoras e o rezador, aqui denominados por coletivos tradicionais kaiowá e guarani, visaram fazer emergir e compreender os conhecimentos indígenas tradicionais relacionados à cosmologia e à cosmovisão do universo e à criação dos seres intangíveis que permeiam as relações entre os Guarani e Kaiowá da comunidade investigada. Buscaram também desvelar o processo de ensino dos conhecimentos indígenas kaiowá e guarani utilizados pelos sábios e sábias e que estão em suas memórias vivas. A perspectiva de apresentar a ótica da cosmovisão relacionada à criação dos seres intangíveis existentes nos conhecimentos das interlocutoras e interlocutor da pesquisa é que estes produzam reflexões, interações e partilhas que continuem fundamentando as relações entre rezadores e rezadoras e as novas gerações, em um processo contínuo de produção, reprodução e transmissão destes saberes.
Palavras-chave: Saberes tradicionais
Traditional knowledge
Povos indígenas - Guarani-Kaiowá
Indigenous peoples - Guarani-Kaiowá
Etnografia
Ethnography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Antropologia
Citação: BENITES, Antonio Carlos. Mba'e kuaa Vusu/Nhane Ramõi Jusu Papa Ha Nhande Ru Vusu Rembiapo: a topologia do cosmo kaiowá e da construção de donos e guardiões dos conhecimentos. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4944
Data do documento: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioCarlosBenites.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.