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Tipo: Dissertação
Título: Adaptação transcultural do Parental Diary of Infants Crying e do Infant Crying Questionnaire – 6 months para a língua portuguesa no Brasil
Título(s) alternativo(s): Cross-cultural adaptation of the Parental Diary of Infants Crying and the Infant Crying Questionnaire – 6 months to Portuguese in Brazil
Autor(es): Caetano, Camila Mendonça da Silva
Primeiro Orientador: Lollo, Pablo Christiano Barboza
metadata.dc.contributor.referee1: Oesterreich, Silvia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Wanderson Roberto da
Resumo: O choro é uma forma de comunicação da criança com seus pais, embora de forma inespecífica, pode ser provocado por diferentes estímulos, como fome, desconforto ou dor ou, simplesmente, a necessidade de colo por uma questão de conforto e segurança. Seja por dor ou por outro motivo é notável que o choro infantil é um potencial causador de ansiedade, preocupação e angústia nos pais. Assim, é importante proporcionar alternativas de compreensão do choro que contribuam para o manejo da situação. Existem diversas medidas de avaliação do choro infantil, as principais delas são apresentadas no formato de questionários ou diários de registros, porém, estas medidas não estão disponíveis na versão brasileira. Com base nestes pressupostos este trabalho tem como objetivo adaptar transculturalmente para a língua portuguesa no Brasil o Parental Diary of Infants Crying e o Infant Crying Questionnaire – 6 months. Esse processo é o primeiro passo para disponibilizar tais instrumentos de avaliação para serem utilizados por pesquisadores e profissionais de saúde nos estudos de comportamento, intervenções e tratamentos relacionados aos bebês e seus pais no Brasil. Para tanto realizou-se um estudo metodológico obedecendo as etapas de traduções, síntese das traduções, retrotraduções, reunião do comitê de peritos e pré-teste em uma amostra da população caracterizada por pais de filho único com até 6 meses de vida. O processo de adaptação transcultural foi apresentado de forma descritiva e analítica, seguindo padrões de estudos metodológicos. Foi avaliada a clareza, pertinência e adequação das respostas dos itens pelos 6 participantes do pré-teste. A análise das respostas do grupo pré-teste indicou que ambos os instrumentos são de fácil compreensão. Porém, para garantir que os instrumentos culturalmente adaptados gerem dados válidos e confiáveis, recomenda-se um estudo subsequente que investigue suas propriedades psicométricas. A adaptação transcultural do Parental Diary of Infants Crying e do Infant Crying Questionnaire – 6 months, em seus componentes de equivalência linguística, semântica, conceitual e cultural para o português brasileiro para a população de pais com filhos com até 6 meses de vida foi plenamente realizada. Apesar dessa conquista, ressalta-se que o uso da versão brasileira do Parental Diary of Infants Crying e do Infant Crying Questionnaire – 6 months em pesquisa e rotina clínica só é recomendado após um estudo psicométrico com estes instrumentos.
Abstract: Crying is a form of communication between children and their parents. However a non-specific way, it can be provoked by different stimuli, such as hunger, discomfort, pain, or simply the need to be held for comfort and safety. Whether for pain or another reason, it is notable that children’s crying is a potential cause of parents’ anxiety, worry, and anguish. Thus, it is essential to provide one more alternatives for understanding crying that contribute to the management of the situation. There are several measures to assess children’s crying. The main ones are presented in questionnaires or registered diaries. However, these measures are not available in the Brazilian version. Based on these assumptions, this work aims to cross culturally adapt the Parental Diary of Infants Crying and the Infant Crying Questionnaire – 6 months to the Portuguese language in Brazil. This process is the first step toward providing and assessment these instruments to be used by researchers and health professionals to study behavior, interventions and treatments related to babies and their parents in Brazil. Therefore, a methodological study was carried out following the steps of translation, synthesis of translations, back-translations, meeting of the expert committee and pre-test in a populations sample characterized by parents of an only child with up to 6 months of life. The cross-cultural adaptation process was presented in a descriptively and analytically, following patterns of methodological studies. The 6 participants in the pre-test evaluated the clarity, relevance, and adequacy of the answers to the items. The analysis of the responses of the pre-test group indicated that both instruments are easy to understand. However, a subsequent study investigating their psychometric properties is recommended to ensure that culturally adapted instruments generate valid and reliable data. The cross-cultural adaptation of the Parental Diary of Infants Crying and the Infant Crying Questionnaire – 6 months, in its components of linguistic, semantic, conceptual and cultural equivalence to Brazilian Portuguese for the population of parents with chidren up to 6 months old, was entirely performed. Despite this achievement, it is noteworthy that the using the Brazilian version of the Parental Diary of Infants Crying and the Infant Crying Questionnaire – 6 months in research and clinical routine is only recommended after a psychometric study with these instruments.
Palavras-chave: Linguagem Infantil
Child Language
Pediatria
Pediatrics
Desenvolvimento infantil
Child development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde
Citação: CAETANO, Camila Mendonça da Silva. Adaptação transcultural do Parental Diary of Infants Crying e do Infant Crying Questionnaire – 6 months para a língua portuguesa no Brasil. 2022. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5035
Data do documento: 21-Fev-2022
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