Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/50
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Paulo Sérgio Nolasco dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195628117281399pt_BR
dc.contributor.referee2Lara, Glaucia Muniz Proença-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6241629537689679pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259pt_BR
dc.creatorRamos, Maria Aparecida da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8526691131964362pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-31T17:23:38Z-
dc.date.available2018-07-31T17:23:38Z-
dc.date.issued2011-03-21-
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Aparecida da Silva. Representações sobre educação formal no discurso de professores indígenas: uma análise semiótica. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras)–Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://200.129.209.58:8080/handle/prefix/50-
dc.description.abstractTaking the concept of representation as, in on hand, a signifying system that uses the language to materialize itself, and, on the other hand, as a means to construct identities, we seek, through this dissertation, to construct possible meanings for the indigenous teachers` representations regarding formal education, schools and languages. The corpus is composed by the statements of the teachers João Machado and Edna Souza, both collected by the researcher José Carlos Sebe Bom Meihy, who published them in the book entitled Kaiowá`s Death Chant: oral life story. The interviews show, both, the internal and external relationships, established in the indigenous area of Dourados, as complex and conflicted, given the fact that by the time the narrators told their life stories the indigenous area was going through an extremely critical moment –the suicide –, a concrete fact which served as a conductor to the interviews. Nevertheless, as they narrate their life stories, the teachers display, as well, in their discourse/text other topics, such as the formal education. The research is supported by the French semiotic theory, as postulated by the language theorist Algirdas Julien Greimas and his followers. We believe it offers us the appropriated theoretical-methodological basis to the analysis proposed. Thus, we try to perceive, in and through the discourse, the images that are built about formal education.en
dc.description.resumoConsiderando representações como sistema de significação que usam a linguagem para se materializar, por um lado, e que constroem identidades, por outro, nesta dissertação buscamos construir significados para as representações dos professores indígenas, materializadas na linguagem, a respeito da educação formal, escolas e línguas. O corpus constituído pelos depoimentos dos professores indígenas: João Machado e Edna de Souza foram colhidos pelo pesquisador José Carlos Sebe Bom Meihy e publicados no livro Canto de Morte Kaiowá: história oral de vida, edição de 1991. Os depoimentos evidenciam as relações, tanto internas quanto externas, estabelecidas na Área Indígena de Dourados como complexas e conflituosas, tendo em vista que, à época em que os depoentes narraram suas histórias de vida, a Área Indígena passava por um momento extremamente crítico – o suicídio – fato concreto que serviu de guia condutor para as entrevistas. Entretanto, ao narrar suas histórias de vida, os professores abrigam no discurso/texto outros temas, entre eles o da educação formal. A pesquisa está fundamentada na teoria semiótica de linha francesa, conforme postulada pelo teórico da linguagem Algirdas Julien Greimas e seus seguidores. Entendemos que ela nos oferece a base teórico-metodológica adequada para a análise proposta. Desse modo, buscamos perceber, no e através do discurso, as imagens que ali se constroem sobre educação formal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-31T17:23:38Z No. of bitstreams: 2 MariaAparecidaSilvaRamos-1-10.pdf: 59430 bytes, checksum: 217125f3e7c92a289207e5363e0bfcc7 (MD5) MariaAparecidaSilvaRamos-29-91.pdf: 431519 bytes, checksum: e29591be1ceaec2a030c694742af1e15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-31T17:23:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MariaAparecidaSilvaRamos-1-10.pdf: 59430 bytes, checksum: 217125f3e7c92a289207e5363e0bfcc7 (MD5) MariaAparecidaSilvaRamos-29-91.pdf: 431519 bytes, checksum: e29591be1ceaec2a030c694742af1e15 (MD5) Previous issue date: 2011-03-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectSemiotic analysisen
dc.subjectPovos indígenas - educaçãopt_BR
dc.subjectIndigenous peoples - Educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleRepresentações sobre educação formal no discurso de professores indígenas: uma análise semióticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaAparecidaSilvaRamos-1-28.pdf181,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaAparecidaSilvaRamos-62-130.pdf429,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.