Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5170
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimentos prévios e percepção entomológica de estudantes do ensino básico e do ensino superior do município de Dourados, Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Previous knowledge and entomological perception of basic and higher education students in the municipality of Dourados, Mato Grosso do Sul
Conocimientos previos y percepción entomológica de estudiantes de educación básica y educación superior en el municipio de Dourados, Mato Grosso do Sul
Autor(es): Gonçalves, Cristiano Ramos
Primeiro Orientador: Gisloti, Laura Jane
metadata.dc.contributor.referee1: Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves Junior, Valter Vieira
Resumo: Esta é uma pesquisa de campo multidisciplinar da área da Etnoentomologia, que se propôs investigar as relações estabelecidas entre os seres humanos e os insetos, especificamente com estudantes como sujeitos de pesquisa. Consiste em divulgar os resultados coletados em salas de aula do ensino básico em escolas públicas e do ensino superior em uma universidade federal, com estudantes urbanos, camponeses e indígenas da região de Dourados, Mato Grosso do Sul. Os dados contidos neste estudo fornecem informações iniciais de como são construídos os conhecimentos prévios entre estudantes, ou seja, conhecimentos elaborados sobre determinado conteúdo antes de seu contato teórico no ambiente escolar e acadêmico. Investigando a origem desses conhecimentos a respeito os insetos, pudemos compreender diversas influências, que são importantes e determinantes para o aprendizado sobre os artrópodes e consequentemente para a conservação da biodiversidade. Constatamos que os saberes se diferenciam em determinados grupos e em alguns aspectos entre o grau de escolaridade e territorialidade (ambiente urbano, camponês e Terra Indígena). Salientamos que a cultura bem como a mídia (dentre outros fatores), também colaboram para o conhecimento que as (os) estudantes pesquisados trazem consigo, portanto, há também equívocos dos quais as (os) profissionais da área da educação tem como desafio desconstruir em sua prática pedagógica, de maneira que em relação à cultura é indicado a uma pesquisa prévia para não promover desvalorização cultural.
Abstract: This is a multidisciplinary field research in the Ethnoentomology area, wich aims to investigate the relationships established between humans and insects, specifically with students as research subjects. It consists of disseminating the collected results in classrooms of basic education in public schools and higher education in a federal university, with urban, peasant and indigenous students from Dourados region, in Mato Grosso do Sul state, Brazil. The data contained in this study provide initial information how previous knowledge among students is constructed, that is, elaborated knowledge on a given content before its theoretical contact in the school and academic environment. Investigating the origin of this knowledge regarding insects, we were able to understand several influences, wich are impotant and determinant for learning about arthropods and consequently for the conservation of biodiversity. We found that knowledge differs in certain groups and in some aspects between the level of education and territoriality (urban environment, peasant and Indigenous Land). We emphasize that culture, as well as the media (among other factors), also contribute to the knowledge that the researched students bring with them, therefore, there are also misconceptions that education professional face as a challenge to descontruct into its pedagogical practice, so that in relation to culture, research is indicated so as not to promote cultural devaluation.
Palavras-chave: Etnoentomologia
Ethnoentomology
Conhecimento tradicional
Traditional knowledge
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade
Citação: GONÇALVES, Cristiano Ramos. Conhecimentos prévios e percepção entomológica de estudantes do ensino básico e do ensino superior do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade) – Faculdades de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5170
Data do documento: 10-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianoRamosGonçalves.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.