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Tipo: Dissertação
Título: Economia criativa e indústria de games no centro-oeste brasileiro: processos de expansão, fomento, desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Creative economy and games industry in the midwest brazilian: expansion processes, promotion, challenges and perspectives
Economía creativa e industria de juegos en el medio oeste brasileño: procesos de expansión, promoción, retos y perspectivas
Autor(es): Diniz, Rodrigo Gavioli
Primeiro Orientador: Souza, Adáuto de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Abrita, Mateus Boldrine
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Roberto Mauro da Silva
Resumo: Nesta pesquisa analisamos a Indústria de Games sob a perspectiva da Economia Criativa (EC) no Centro-Oeste brasileiro pautando-se nos principais desafios, tensões e obstáculos em âmbito nacional e regional enfrentados por esse segmento econômico e o contexto atual de políticas de fomento. Especificamente, analisamos as características da EC no Brasil e no Centro-Oeste e de que maneira a Indústria de Games está inserida – nesta região – nas atividades econômicas; caracterizamos como os elementos intrínsecos a essa indústria (o uso das plataformas protagonistas, perfil do mercado consumidor, lucro e distribuição dos estúdios) se reproduzem na atualidade na Região Centro-Oeste e no Brasil e, por fim, mas não menos importante, refletimos acerca da participação do Estado e do setor privado no conjunto dessa atividade industrial na região brasileira delimitada. A metodologia se fez mediante revisão bibliográfica e documental da temática, coleta, tabulação e sistematização de indicadores (dispostos em tabelas, gráficos e quadros), realização de entrevistas e participação em eventos sobre games. Constatamos que essa supracitada indústria, em âmbito nacional e regional, tem um mercado consumidor expressivo que se amplia continuamente, mas carece ainda de uma produção mais significativa, seja no quantitativo produzido, seja no tipo da produção. Averiguamos também que a EC é uma ramificação econômica atrelada à inovação tecnológica, mas principalmente à produção simbólica, desse modo, é possível obter ganhos econômicos, sociais e principalmente culturais mediante essa manifestação econômica, que realça, sobretudo, tópicos ignorados no mainstream da economia. Para além, identificamos que as desenvolvedoras de jogos eletrônicos se situam majoritariamente no Sudeste brasileiro, o mesmo ocorre em relação aos empreendimentos criativos, fazendo crer que a região mais bem servida de capitais é mais atrativa, resultado da história de uso e ocupação do território nacional, ou seja, da divisão territorial do trabalho. Por sua vez, o CentroOeste é uma região alinhada ao agronegócio, o que não impede uma horizontalização da economia regional nos próximos anos, favorecendo a produção de games. Quanto aos principais obstáculos vinculados à Indústria de Games, averiguamos que a tributação excessiva, o regime de contratação e a falta de qualificação de profissionais na área são as mais expressivas, contudo, é importante ponderar quanto ao discurso neoliberal e ideológico que condena o Estado e a sua intervenção. Concebemos que o Estado é o agente capaz de deliberada e institucionalmente propor ações e diretrizes para que tanto a EC quanto os jogos eletrônicos possam se expandir e se consolidar no Brasil e na Região Centro-Oeste.
Abstract: In this research, we analyze the Games Industry from the perspective of the Creative Economy (CE) in the Brazilian Midwest, based on the main challenges, tensions and obstacles faced by this economic segment at the national and regional levels and on the current context of development policies. Specifically, we analyze the characteristics of the CE in Brazil and in the Midwest region and how the Games Industry is inserted - in this region - in the economic activities; we characterize how the intrinsic elements of this industry (the use of the protagonist platforms, profile of the consumer market, profit and distribution of the studios) are reproduced nowadays in the Midwest Region and in Brazil and, last but not least, we reflect about the participation of the State and the private sector in the set of this industrial activity in the Brazilian region delimited. The methodology was done through a bibliographic and documental review of the theme, collection, tabulation and systematization of indicators (arranged in tables, graphs and charts), interviews and participation in an event about games. We found that the aforementioned industry, both nationally and regionally, has an expressive consumer market that expands year after year, but still lacks a more significant production, either in the amount produced or in the type of production. We also verified that the CE is an economic ramification linked to technological innovation, but mainly to the symbolic production, thus, it is possible to obtain economic, social and mainly cultural gains through this economic manifestation, which highlights, above all, topics ignored in the mainstream economy. In addition, we identified that the developers of electronic games are mostly located in the Southeast of Brazil, the same occurs in relation to creative enterprises, making us believe that the region better served by capital is more attractive, a result of the history of use and occupation of the national territory, that is, the territorial division of labor. In turn, the Midwest is a region aligned to agribusiness, which does not prevent a horizontalization of the regional economy in the coming years, favoring the production of games. As for the main obstacles linked to the Games Industry, we found that excessive taxation, the hiring regime and the lack of qualification of professionals in the area are the most expressive, however, it is important to ponder on the neoliberal and ideological discourse that condemns the State and its intervention. We conceive that the State is the agent capable of deliberately and institutionally proposing actions and guidelines so that both the CE and the electronic games can expand and consolidate in Brazil and in the Midwest Region.
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico
Economic development
Mercado de games
Game industry
Tecnologia e estado
Technology and state
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: DINIZ, Rodrigo Gavioli. Economia criativa e indústria de games no centro-oeste brasileiro: processos de expansão, fomento, desafios e perspectivas. 2022. 188 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5233
Data do documento: 7-Nov-2022
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