Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barzotto, Leoné Astride-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0014473244302699pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511220028923806pt_BR
dc.contributor.referee2Pedroso Junior, Neurivaldo Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1499308697624781pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0602121370347648pt_BR
dc.contributor.referee4Leite, Eudes Fernando-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768513233701906pt_BR
dc.creatorRetisine, Elisângela Custódio Faura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/170682877154963 4pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T13:19:54Z-
dc.date.available2023-01-04T13:19:54Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationRETISINE, Elisângela Custódio Faura. Como Água para chocolate (1993): uma leitura decolonial. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5281-
dc.description.abstractThe novel Como Água para Chocolate (1993), by the Mexican writer Laura Esquivel, features the female character Tita, who is the youngest of three sisters, as its protagonist. The matriarch, Mama Elena, is an extremely rigid woman and behaves in the narrative along the lines of the patriarchalism prevailing in the early 20th century in Latin America. As the youngest, Tita is haunted by Mexican and family tradition, for which the youngest daughter cannot marry, as she has to take care of her parents until their death. Following this thread of the novel, this master's dissertation aims to develop a decolonial reading of the work in order to expose episodes that portray and denounce oppressions still in force in the system, such as: patriarchy, exploitation of the native population with unpaid domestic work, use of tradition for the maintenance of power, coloniality of being, knowledge and power, sociocultural resources that represent the social struggle in Latin America, such as magical realism, for example, among other aspects that literature has the ability to represent while which reveals so many problems. In this context of investigation, with a view to having in the literary text a support for social change, concepts consistent with the decolonial proposal of making/reading Latin American literature will be analyzed: magical realism as a form of resistance to the dictates of still colonizing power, colonialities, borders, traditions, cultural maintenance, cultural exploitation, decoloniality among others, in order to fulfill the objective of analyzing the tradition of patriarchy, via selected corpus, and its consequences, highlighting the submission of women inserted in such a context present in the exposed family in the narrative, with modes and values, which are passed from generation to generation; although it is not exclusively a feminist research, the issues of feminist criticism and decolonial feminism act as sub-themes, since we have female characters in the spotlight. The research methodology to be used makes a bibliographical approach of literary and theoretical-critical sources as a support for all the reflections that we intend and, for that, we will use key intellectuals for the Latin American context, such as: Quijano, Mignolo, Barzotto, Lugones, Schmidt, Santos, Maia, Figueiredo and many others, as well as their current concepts and perspectives in the face of the representative role of literature for family, social and cultural issues of this interchangeable contact zone called Latin America.pt_BR
dc.description.resumoO romance Como água para chocolate (1993), da escritora mexicana Laura Esquivel, traz como protagonista a personagem feminina Tita, que é a mais nova de três irmãs. A matriarca, mamãe Elena, é uma mulher extremamente rígida e se comporta na narrativa aos moldes do patriarcalismo vigente no início do século XX, na América Latina. Por ser a caçula, Tita é assombrada pela tradição mexicana e familiar, pela qual a filha mais nova não pode se casar, pois precisa cuidar dos genitores até a morte desses. Percorrendo esse fio condutor do romance, essa dissertação de mestrado visa desenvolver uma leitura decolonial da obra a fim de expor episódios que retratam e denunciam opressões ainda vigentes no sistema, tais como: patriarcalismo, exploração da população nativa com trabalhos domésticos não remunerados, uso da tradição para a manutenção do poder, colonialidade do ser, do saber e do poder, recursos socioculturais que representam a luta social da América Latina, como o realismo mágico, por exemplo, dentre outros aspectos que a literatura tem a capacidade de representar ao passo em que revela problemas tantos. Nesse contexto de investigação, com vistas a ter no texto literário um suporte de mudança social, serão analisados conceitos coerentes com a proposta decolonial de fazer/ler literatura latino-americana: o realismo mágico como forma de resistência aos ditames do poder ainda colonizador, colonialidades, fronteiras, tradições, manutenção cultural, exploração cultural, decolonialidade entre outros, de modo a cumprir o objetivo de analisar a tradição do patriarcalismo, via corpus selecionado, e seus desdobramentos, destacando a submissão da mulher inserida em tal contexto presente na família exposta na narrativa, com modos e valores, que são passados de geração em geração; apesar de não se tratar de uma pesquisa de caráter feminista exclusivamente, mas as questões da crítica feminista e do feminismo decolonial atuam como subtemas, uma vez que temos em destaque personagens mulheres. A metodologia de pesquisa a ser usada faz uma abordagem bibliográfica de fontes literárias e teórico-críticas como suporte para todas as reflexões que pretendemos e, para isso, usaremos intelectuais-chave para o contexto latino-americano, como: Quijano, Mignolo, Barzotto, Lugones, Schmidt, Santos, Maia, Figueiredo e tantos outros e outras, assim como seus conceitos e perspectivas atuais diante do papel de representatividade da literatura para as questões familiares, sociais e culturais dessa zona de contato intercambiante denominada América latina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-04T13:19:54Z No. of bitstreams: 1 ElisângelaCustódioFauraRetisine.pdf: 2673946 bytes, checksum: d36083e9f634e65e9a3063ae742195b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-04T13:19:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElisângelaCustódioFauraRetisine.pdf: 2673946 bytes, checksum: d36083e9f634e65e9a3063ae742195b4 (MD5) Previous issue date: 2022-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectMulticulturalismen
dc.subjectLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subjectLatin american literatureen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleComo Água para chocolate (1993): uma leitura decolonialpt_BR
dc.title.alternativeLike water for chocolate (1993): a decolonial readingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisângelaCustódioFauraRetisine.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.