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Tipo: Dissertação
Título: Fragmentação e autoficção: O professor, de Cristovão Tezza
Autor(es): Braga, Luana de Lima
Primeiro Orientador: Bungart Neto, Paulo
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Rauer Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Barzotto, Leoné Astride
metadata.dc.contributor.referee3: Leite, Eudes Fernando
metadata.dc.contributor.referee4: Pinheiro, Alexandra Santos
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida na área de Literatura e Práticas Culturais, tem como corpus principal o romance O professor (2014), de Cristovão Tezza, pertencente à Literatura Brasileira Contemporânea. A obra gira em torno do relato da vida e da carreira do professor Heliseu da Motta e Silva, um linguista que atuava no ensino superior, na área de Linguística Românica. Em um enredo que privilegia o tempo psicológico, Heliseu acorda de um sono profundo no dia em que receberá uma homenagem da universidade onde atuou como docente, sendo, a própria narrativa, feita, sobretudo, em terceira pessoa, uma metonímia de sua tentativa de rascunhar o discurso de agradecimento. A história, repleta de flashbacks, é toda narrada ao longo de um único dia na vida do protagonista. A pesquisa, portanto, tem como objetivo analisar e interpretar os aspectos autoficcionais presentes nessa obra, buscando compreender se há elementos autobiográficos plasmados em uma narrativa predominantemente ficcional. O estudo é desenvolvido através da análise do corpus e do embasamento teórico acerca da literatura contemporânea e das escritas do eu, mais precisamente, da autoficção.
Abstract: Developed in the area of Literature and Cultural Practices, this research analyses a contemporary Brazilian literature book, the novel entitled O professor [The professor], written by Cristovão Tezza. It spins around the account of life and career of Professor Heliseu da Motta e Silva, a linguist who used to teach Romance Linguistics at a university. In a plot characterized by psychological time, Heliseu woke up from a deep sleep in the day in which he was about to receive a tribute from the university where he has been working for a very long time. Full of flashbacks, the narrative, which happens in a single day, is mainly conducted in a third-person voice and functions as a metonymy of Heliseu’s effort to write his acceptance speech. Therefore, the research aims at analyzing and interpreting alleged autofictional aspects present in the book, trying to understand if there are autobiographical elements in a mostly fictional narrative. It is also developed through the analysis of the corpus and theoretical support about contemporary literature and autobiographies, primarily autofiction.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Brazilian literature
Autoficção
Autofiction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: Braga, Luana de Lima. Fragmentação e autoficção: O professor, de Cristovão Tezza. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5285
Data do documento: 29-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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