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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5285
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fragmentação e autoficção: O professor, de Cristovão Tezza |
Autor(es): | Braga, Luana de Lima |
Primeiro Orientador: | Bungart Neto, Paulo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Rauer Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barzotto, Leoné Astride |
metadata.dc.contributor.referee3: | Leite, Eudes Fernando |
metadata.dc.contributor.referee4: | Pinheiro, Alexandra Santos |
Resumo: | A presente pesquisa, desenvolvida na área de Literatura e Práticas Culturais, tem como corpus principal o romance O professor (2014), de Cristovão Tezza, pertencente à Literatura Brasileira Contemporânea. A obra gira em torno do relato da vida e da carreira do professor Heliseu da Motta e Silva, um linguista que atuava no ensino superior, na área de Linguística Românica. Em um enredo que privilegia o tempo psicológico, Heliseu acorda de um sono profundo no dia em que receberá uma homenagem da universidade onde atuou como docente, sendo, a própria narrativa, feita, sobretudo, em terceira pessoa, uma metonímia de sua tentativa de rascunhar o discurso de agradecimento. A história, repleta de flashbacks, é toda narrada ao longo de um único dia na vida do protagonista. A pesquisa, portanto, tem como objetivo analisar e interpretar os aspectos autoficcionais presentes nessa obra, buscando compreender se há elementos autobiográficos plasmados em uma narrativa predominantemente ficcional. O estudo é desenvolvido através da análise do corpus e do embasamento teórico acerca da literatura contemporânea e das escritas do eu, mais precisamente, da autoficção. |
Abstract: | Developed in the area of Literature and Cultural Practices, this research analyses a contemporary Brazilian literature book, the novel entitled O professor [The professor], written by Cristovão Tezza. It spins around the account of life and career of Professor Heliseu da Motta e Silva, a linguist who used to teach Romance Linguistics at a university. In a plot characterized by psychological time, Heliseu woke up from a deep sleep in the day in which he was about to receive a tribute from the university where he has been working for a very long time. Full of flashbacks, the narrative, which happens in a single day, is mainly conducted in a third-person voice and functions as a metonymy of Heliseu’s effort to write his acceptance speech. Therefore, the research aims at analyzing and interpreting alleged autofictional aspects present in the book, trying to understand if there are autobiographical elements in a mostly fictional narrative. It is also developed through the analysis of the corpus and theoretical support about contemporary literature and autobiographies, primarily autofiction. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Brazilian literature Autoficção Autofiction |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | Braga, Luana de Lima. Fragmentação e autoficção: O professor, de Cristovão Tezza. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5285 |
Data do documento: | 29-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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