Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5286
Tipo: | Dissertação |
Título: | Violência em escolas públicas e particulares: uma análise discursiva de narrativas midiáticas |
Título(s) alternativo(s): | Violence in the school public and private: one analysis discourse in narratives media |
Autor(es): | Mota, Natália Schausst Lima |
Primeiro Orientador: | Góis, Marcos Lúcio de Sousa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Baronas, Roberto Leiser |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Silvia Mara de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gonçalves, Adair Vieira |
Resumo: | A violência em ambiente escolar, seja ele público ou privado, é tema que ocupa lugar de destaque em narrativas jornalísticas tradicionais, bem como em mídias digitais e em redes sociais. Tendo isso observado, o problema de pesquisa que se instala é: ao noticiar casos de violência na escola, como a mídia trata a “escola pública” e a “escola particular”? O principal objetivo da pesquisa é verificar o funcionamento discursivo da mídia e analisar como são noticiados os casos de violência que acontece em escolas públicas e em escolas particulares, buscando identificar diferenças e similitudes no trato desses dois tipos de instituições. Metodologicamente, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema concomitantemente a reflexões teóricas, construção e análise do corpus e divulgação dos resultados. Situadas no interior dos Estudos Discursivos, as análises e as discussões se sustentam em autores como Michel Foucault e Byung-Chul Han, e outros quem têm como objeto de estudo a violência. Os resultados permitem inferir que a mídia formula e sustenta um discurso de senso comum, apresentando a instituição “escola particular” como um ambiente mais seguro se comparado à “escola pública”, pois, prioriza a divulgação de informações sobre as medidas e soluções tomadas pela instituição para prevenir ou resolver uma situação de violência. Por outro lado, quando se trata da escola pública, o discurso jornalístico expõe um ambiente inseguro e violento, reforçando a frequência dos atos de violência e, em alguns casos, destacando a intervenção policial. Deseja-se que esta pesquisa possa lançar mais luz sobre o fenômeno da relação público versus privado no que diz respeito à construção, pela mídia, desses espaços sociais. |
Abstract: | Violence in the school environment, whether public or private, is a topic that takes a prominent place in traditional journalistic narratives, as well as in digital media and social networks. Having observed this, the research problem is: when reporting violence cases at school, how does the media treat “public school” and “private school”? The main research objective is to verify the discursive mechanisms of the media and analyze how cases of violence that occur in public and private schools are reported, trying to identify differences and similarities in the treatment of these two types of institutions. Methodologically, a literature review on the theme was carried out simultaneously with theoretical reflections, construction and analysis of the corpus, and dissemination of the results. Situated within Discourse Studies, the analysis and discussions are based on authors such as Michel Foucault and Byung-Chul Han and others who have violence as an object of study. The results allow us to infer that the media formulates and sustains a common-sense discourse, presenting the institution “private school” as a safer environment if compared to “public school” because it prioritizes the release of information about the actions and solutions taken by the institution to prevent or solve a violent situation. On the other hand, when it comes to the public school, the journalistic discourse exposes an unsafe and violent environment, reinforcing the frequency of acts of violence and, in some cases, highlighting police intervention. It is expected that this research can bring more information about the public versus private relation phenomenon in what concerns the construction, by the media, of these social spaces. |
Palavras-chave: | Violência escolar School violence Análise do discurso Discourse analysis Mídia Media |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Letras |
Citação: | MOTA, Natália Schausst Lima. Violência em escolas públicas e particulares: uma análise discursiva de narrativas midiáticas. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5286 |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NatáliaSchausstLimaMota.pdf | 10,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.