Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo Custódio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359420143341199pt_BR
dc.contributor.referee1Furuzato, Fábio Dobashi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9840489374474083pt_BR
dc.contributor.referee2Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254pt_BR
dc.creatorPimenta, Thales Albano de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833827616675836pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T13:15:58Z-
dc.date.available2023-01-06T13:15:58Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationPIMENTA, Thales Albano de Sousa. O Plebiscito chileno: NO em páginas e tela. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5290-
dc.description.abstractThis work aims to study the relationship between two works of different natures: the book The days of the rainbow (2012) by Antonio Skármeta and the movie NO (2012) directed by Pablo Larraín. The works have as object the Chilean plebiscite occurred in 1988. To understand the adaptive relationship we analyze the mechanisms of construction of literary and cinematographic narrative. The literary criticism seeks theoretical support in Aguiar e Silva (1979), Ian Watt (2010), Jonathan Culler (1999), György Lukács (1999) to better understand the particularities of the genre. The issues surrounding the adaptation were studied with the support of theorists such as Linda Hutcheon (2013), Robert Stam (2008) and André Bazin (1991). The studies focus on the adapted product because it understands, in accordance with what Robert Rosenstone (1997) says about the artistic image as a challenge to the official story. Our research assumes the conclusion that the film distances itself from the literary work precisely by immersing itself in its own semiotic universes. While Skármeta uses the novel to deal with the poetry present in the plebiscite process by opponents of the dictatorial system, the film explores the television media as the central and decisive element for No's victory in the plebiscite.en
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar a relação entre duas obras de natureza distinta: o livro O dia em que a poesia derrotou um ditador (2012), de Antonio Skármeta, e o filme NO (2012) dirigido por Pablo Larraín. As duas obras têm como referencial o plebiscito chileno ocorrido em 1988. Para compreender a relação adaptativa, os mecanismos de construção das narrativas literária e cinematográfica foram analisados. A crítica literária desenvolvida nesse estudo possui respaldo teórico em Aguiar e Silva (1979), Ian Watt (2010), Jonathan Culler (1999) e György Lukács (1999) para melhor compreender as particularidades do gênero. As questões que envolvem a adaptação foram estudadas com o apoio de teóricos como Linda Hutcheon (2013), Robert Stam (2008) e André Bazin (1991). Os estudos se concentram no produto adaptado por entender, conforme Robert Rosenstone (1997), a imagem artística como desafio à história oficial. A pesquisa ora apresentada conclui que o filme se distancia da obra literária justamente porque ambos mergulham em seus próprios universos semióticos. Enquanto Skármeta se utiliza do romance para tratar da poesia presente no processo de plebiscito, trazida pelos opositores do sistema ditatorial, o filme explora a mídia televisiva como elemento central e decisivo para a vitória do “não” no plebiscito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-06T13:15:58Z No. of bitstreams: 1 ThalesAlbanodeSousaPimenta.pdf: 23183246 bytes, checksum: 5624a24b33c2857983f6d257d127c82c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-06T13:15:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ThalesAlbanodeSousaPimenta.pdf: 23183246 bytes, checksum: 5624a24b33c2857983f6d257d127c82c (MD5) Previous issue date: 2022-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMotion picturesen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO Plebiscito chileno: NO em páginas e telapt_BR
dc.title.alternativeThe chilean plebiscite: NO in pages and canvaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThalesAlbanodeSousaPimenta.pdf22,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.