Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Andérbio Márcio Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593565168451258pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Dézinho, Mariana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833473308164071pt_BR
dc.contributor.referee1Fargetti, Cristina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0656591347145347pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Grazielly Vilhalva Silva do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918113876037945pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0602121370347648pt_BR
dc.creatorMateus, Marcia Aparecida Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7619729665508799pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T14:40:07Z-
dc.date.available2023-01-06T14:40:07Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.citationMATEUS, Marcia Aparecida Rodrigues. Comunicação de uma indígena surda no ensino superior: um estudo de caso. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5291-
dc.description.abstractA language is a structured system with signs and grammatical rules, and it can be understood through graphic signals, sounds or gestures, whose objective is to promote communication, a primordial element for the life of the human being, also considered the basic principle of social relations. This paper approaches an investigation on the use of signs by a deaf indigenous from an ethnic group called Terena, who lives in Jaguapiru village, in Dourados Indigenous Reserve, a student from the Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, do curso de Artes Cênicas (FACALE) of the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). The general aims of this study is to investigate the nature of the language used by the informant. The specific aims are: a) Knowing the personal and academic trajectory of the informant; b) Documenting and analyzing her signs based on the phonological parameters determined by the sign languages, describing its functioning logic from the communication system, and to systematize the observed rules on the identified patterns in the composition of the generated signals, c) Discussing the impacts and effects on the late language acquisition of the academic trajectory. Authors such as Quadros and Karnopp (2004), Ferreira Brito (1995, 2010), Gesser (2009), Skliar (1997), Vilhalva (2009), Strobel (2008), Xavier (2010, 2011, 2014), among others were used as theoretical references. As for the nature of the paper, it is based on transdisciplinary research with descriptive characteristic and field research, which uses as technique records such as: videos, interviews and field diaries. Eight collaborators (informant, mother, interpreters, social assistant, and teachers) comprised the universe of research. After analyzing the material, it was concluded that the informant problems, in higher education, stem from the difficulties in her school and social trajectory, because she had a late acquisition of sign language and a basic knowledge of it. It is expected that this research can collaborate with the registration and description of the linguistic structure of this language, considering form and meaning.en
dc.description.resumoUma língua constitui um sistema organizado com signos e regras gramaticais, podendo ser representada por meio de sinais gráficos, sons ou gestos, tendo como um dos objetivos promover comunicação, um elemento primordial para a vida do ser humano, considerado princípios básicos das relações sociais. O trabalho trata de uma investigação sobre o uso de sinais por uma indígena surda da etnia Terena, que vive na aldeia Jaguapiru, da Reserva Indígena de Dourados, acadêmica do curso de Artes Cênicas da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar a natureza da linguagem utilizada pela informante. Os objetivos específicos são: a) Conhecer a trajetória pessoal e acadêmica da informante; b) Documentar e analisar seus sinais a partir dos parâmetros fonológicos determinados para as línguas de sinais, descrevendo a lógica de funcionamento do sistema de comunicação, e sistematizar as regras observadas, sobre os padrões identificados na constiuição dos sinais gerados, c) Discutir os impactos e efeitos da aquisição tardia de uma língua na trajetótia acadêmica. Como referencial teórico são utilizados autores como: Quadros e Karnopp (2004), Ferreira Brito (1995, 2010), Gesser (2009), Skliar (1997), Vilhalva (2009), Strobel (2008), Xavier (2010, 2011, 2014), entre outros. Quanto à natureza do trabalho, é baseado na pesquisa transdisciplinar com característica descritiva e pesquisa de campo, que utiliza, como técnica de registros, vídeos, entrevista e diário de campo. Compuseram o universo da pesquisa, oito colaboradores (informante, mãe, intérpretes, assitente social, docentes). Após análise do material chegou-se à conclusão de que a dificuldade que a informante apresenta no ensino superior decorre das dificuldades em sua trajetória escolar e social, pois adquiriu tardiamente a Língua de Sinais, assim como o conhecimento básico dessa língua. Espera-se que esta pesquisa possa colaborar com o registro e descrição da estrutura linguística dessa língua, considerando forma e significado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-06T14:40:07Z No. of bitstreams: 1 MarciaAparecidaRodriguesMateus.pdf: 3144005 bytes, checksum: 139a2598f12b40c2ce126fe1257ff193 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-06T14:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarciaAparecidaRodriguesMateus.pdf: 3144005 bytes, checksum: 139a2598f12b40c2ce126fe1257ff193 (MD5) Previous issue date: 2021-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguisticsen
dc.subjectLinguagem de sinaispt_BR
dc.subjectSign languageen
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectIndigenous peoplesen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleComunicação de uma indígena surda no ensino superior: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaAparecidaRodriguesMateus.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.