Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5292
Tipo: Dissertação
Título: A Formação de professores de inglês e a investigação de crenças
Título(s) alternativo(s): English teacher education and analysis of beliefs
Autor(es): Barp, Graziela
Primeiro Orientador: Melo, Silvia Mara de
metadata.dc.contributor.referee1: Crepalde, Adilson
metadata.dc.contributor.referee2: Saparas, Marcelo
Resumo: O ensino de línguas estrangeiras no Brasil deve passar por uma política que reflita a diversidade das regiões e interesses locais das comunidades, inclusive de processos de globalização da ciência relativos aos processos educativos. A presente pesquisa desenvolve-se motivada pela inquietação acerca da formação de professores de língua inglesa no Brasil enquanto falantes não-nativos. O objetivo deste trabalho é o de entender as condições de produção dos discursos relacionados à formação de professores de inglês, sendo esta uma língua estrangeira pois são falantes nativos de línguas latinas. O objetivo específico desta pesquisa é investigar as práticas discursivas de professores de língua inglesa de universidade pública e discentes da graduação a fim de analisar suas crenças e representações sobre a língua inglesa, por meio de uma ressignificação dialógica entre teorias sobre crenças e análise de discurso francesa. O referencial teórico está fundamentado nos estudos sobre crenças (BARCELOS; KALAJA, GIMENEZ), análise de discurso (FOUCAULT, CORARACINI, ORLANDI) e formação de professores de inglês (KUMARAVIDIVELO, CANAGARAJA e GIMENEZ). A metodologia da pesquisa é qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados constituem-se de um questionário aplicado a discentes do curso de Letras, entrevista com três professores de LI da graduação em uma universidade do Mato Grosso do Sul e análise do Projeto Político- pedagógico do curso de Letras. A análise dos discursos da presente pesquisa ocorre nos documentos, entrevistas e questionários que compõem o campo discursivo de figuras discursivas diferentes, que são nomeados, analisados, circunscritos, corrigidos, redefinidos, contestados ou suprimidos. O resultado discute as dificuldades linguísticas, a relação professor, aluno e o imaginário discursivo acerca da língua inglesa e a elucidação de enunciados encadeados que podem ser melhor explanados pelo estudo regionalizado, portanto apresenta as crenças e representações de professores de LI e discentes sobre: a formação de professores; o ensino de LI entre falantes não-nativos e inglês como língua franca. Os resultados apontam que as crenças e representações dos professores de LI conferem em sua maioria com as explicitadas pelos alunos, exceto a que tange à prática de conversação em sala de aula. As últimas caracterizações emergiram ao longo desse trabalho de pesquisa, e as anteriores são confirmações dos trabalhos sobre crenças de Barcelos e Kalaja (2003) e Barcelos (2006). Nosso propósito é o de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na área de crenças e formações de professores de LI a partir da compreensão de subjetividade e verdade.
Abstract: The teaching of foreign languages in Brazil must go through a policy that reflects the diversity of regions and local interests of communities, including processes of globalization of science related to educational processes. The present research is motivated by the concern about teacher education as English-speaking teachers in Brazil as non-native speakers. The objective of this dissertation is to understand the conditions of production of speeches related to the English teacher Education, while a foreign language because they are native speakers of Latin languages. The specific objective of this research is to investigate the discursive practices of English language professors from public universities and undergraduate students in order to analyze their beliefs and representations about the English language, through a dialogic resignification between the theories on beliefs and French discourse analysis. The theoretical framework is based on studies on beliefs (BARCELOS; KALAJA, GIMENEZ), discourse analysis (FOUCAULT, CORARACINI, ORLANDI) and teacher education (KUMARAVIDIVELO, CANAGARAJA and GIMENEZ). The methodology of the research is qualitative, and the instruments of data collection are a questionnaire applied to students of Arts and Literature, interview with three undergraduation professors of EL of the graduation in a university of Mato Grosso do Sul and analysis of the Political- pedagogy Project of undergraduation in Literature. The analysis of the discourses of the present research occurs in the documents, interviews and questionnaires that compose the discursive field of different discursive figures, which are named, analyzed, circumscribed, corrected, redefined, contested or suppressed. The result discusses the linguistic difficulties, the teacher-student relationship and the discursive imaginary about the English language and the elucidation of chained statements that can be better explained by the regionalized study, thus presenting the beliefs and representations of EL teachers and undergraduate students about: a teacher education; the teaching of EL among non-native speakers and English as a lingua franca. The results point out that the beliefs and representations of EL teachers mostly relate to those expressed by the students, except for the practice of conversation in the classroom. The last characterizations emerged throughout this research, and the previous ones are confirmations of the works on beliefs of Barcelos and Kalaja (2003) and Barcelos (2006). The purpose is to contribute to the development of research in the area of beliefs and education of EL teachers from the understanding of subjectivity and truth.
Palavras-chave: Análise do discurso
Discourse analysis
Língua inglesa - ensino e aprendizagem
English language - Study and teaching
Crença
Belief
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Letras
Citação: BARP, Graziela. A Formação de professores de inglês e a investigação de crenças. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5292
Data do documento: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GrazielaBarp.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.