Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5341
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Reclamação constitucional como instrumento de modificação dos provimentos vinculantes no controle concentrado
Título(s) alternativo(s): Reclamación como instrumento de modificación de disposiciones vinculantes en control concentrado
Autor(es): Coutinho, Marcelo Santos
Primeiro Orientador: Gebara, Gassen Zaki
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Arthur Ramos do
metadata.dc.contributor.referee2: Hajj, Hassan
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a possibilidade de modificação dos provimentos judiciais em sede de controle concentrado de constitucionalidade pela via da Reclamação Constitucional. Embora a Reclamação tenha como principal finalidade a garantia da autoridade das decisões de um Tribunal, sua utilização como meio de melhoramento ou até superação dos provimentos vinculantes no controle concentrado pode demonstrar-se adequada ao sistema processual constitucional, mormente após o Código de Processo Civil Brasileiro de 2015. Pelo método dedutivo, serão analisados, sob o prisma processual, doutrina, legislação e jurisprudência relativa aos institutos da Jurisdição Constitucional: criação da judicial review, ações diretas de controle concentrado no Brasil e seus efeitos, função contramajoritária do controle de constitucionalidade, aspectos processuais da Reclamação Constitucional, assim como as diferenças e semelhanças entre o sistema civil law e common law, tudo com o objetivo de confirmar ou não a hipótese lançada. A investigação revelou a necessidade de que o uso da Reclamação tal como defendido observe rígidos requisitos inerentes ao devido processo legal constitucional e, não obstante necessite de regulamentação específica, se demonstrou hipótese compatível com o atual sistema jurídico processual brasileiro. Por fim, as conclusões demonstraram que a Reclamação Constitucional pode ser um relevante instrumento de participação popular na Jurisdição Constitucional, além de absorver a complexidade necessária para a criação de precedentes robustos, desde que admitida para revisão dos provimentos vinculantes no contexto no controle concentrado de constitucionalidade, o que traz maior previsibilidade e isonomia na aplicação do Direito, cada vez mais criado pelos Tribunais.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo analizar la posibilidad de modificar las decisiones judiciales dictadas en el contexto del control concentrado de constitucionalidad a través del Reclamo Constitucional. Aunque el Reclamo Constitucional tiene como función principal la garantía de la autoridad de las decisiones de un Tribunal, su uso como recurso para mejorar o superar las decisiones vinculantes en el control concentrado puede resultar adecuado al sistema procesal constitucional, especialmente después del Código de Procedimiento Civil brasileño de 2015. A través del método deductivo se analizará la doctrina, la legislación y la jurisprudencia relativas a los institutos de la Jurisdicción Constitucional, bajo el prisma procesal: creación de revisión judicial, acciones directas de control concentrado en Brasil y sus efectos, función de contramayoría de control de constitucionalidad, aspectos procesales de Reclamación Constitucional, así como las diferencias y similitudes entre los sistemas de derecho civil y common law, todo ello con el objetivo de confirmar o no la hipótesis planteada. La investigación reveló la necesidad del uso de lo Reclamo Constitucional defendido observar estrictos requisitos inherentes al debido proceso legal constitucional y, a pesar de la necesidad de una regulación específica, se demostró una hipótesis compatible con el actual ordenamiento procesal brasileño. Finalmente, las conclusiones mostraron que el Reclamo Constitucional puede ser um instrumento relevante para la participación popular em la Jurisdicción Constitucional, además de absorber la complejidad necessária para la creación de precedentes sólidos, siempre que sea aceptada para revisión de las provisiones vinculantes, lo que aporta mayor previsibilidade e isonomia em la aplicación del Derecho, cada vez más creado por los Tribunales.
Palavras-chave: Reclamação constitucional
Provimentos vinculantes
Jurisdição constitucional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citação: COUTINHO, Marcelo Santos. Reclamação constitucional como instrumento de modificação dos provimentos vinculantes no controle concentrado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5341
Data do documento: 24-Nov-2021
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloSantosCoutinho.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.