Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Arthur Ramos do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703887235949215pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Priscila Elise Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6228292800964118pt_BR
dc.contributor.referee2Tiroli, Luiz Gustavo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012511514272072pt_BR
dc.creatorSilva, Danieli Canuto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544216284813175pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-03T21:35:49Z-
dc.date.available2023-03-03T21:35:49Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.citationSILVA, Danieli Canuto. “A Crise no ensino jurídico: arte como alternativa metodológica no desenvolvimento crítico, social e humanístico dos estudantes de direito”. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5349-
dc.description.abstractThis research verifies the approach of Law with interdisciplinary potential and its relationships with Art, insofar as such dialogue can contribute to Brazilian legal education. In this context, bibliographical research was carried out to understand the present crisis in Brazilian legal education, as well as to verify how the relationship between Art and Law corroborates for a more critical-social formation of jurists. The research points to the fact that Law must be taught as part of a process, not only the study of law, but also its application to human/social fact. It is possible to conclude that Art can deconstruct and remodel the rigid, inflexible, positivist and exegetical thinking that often inhabits the jurist's mind, contributing to the establishment of a new legal culture, guided by pluralism and critical thinking of law.en
dc.description.resumoA presente pesquisa verifica a abordagem do Direito com potencial interdisciplinar e suas relações com a Arte, na medida em que tal diálogo possa contribuir no ensino jurídico brasileiro. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para entender a presente crise no ensino jurídico brasileiro, bem como, verificar de que maneira a relação entre Arte e Direito corrobora para uma formação mais crítico-social dos juristas. A pesquisa aponta para o fato que o Direito deve ser ensinado como parte de um processo, não apenas o estudo da lei, mas também a sua aplicação ao fato humano/social. É possível concluir que a Arte pode desconstruir e remodelar o pensamento rígido, inflexível, positivista e exegético que muitas vezes habita a mente do jurista, contribuindo para a instauração de uma nova cultura jurídica, pautada pelo pluralismo e pelo pensamento crítico do Direito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-03-03T21:35:49Z No. of bitstreams: 1 DanieliCanutoSilva - Restrito.pdf: 1068843 bytes, checksum: bdb20351bd72ceb8c429bb48d9243050 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-03T21:35:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanieliCanutoSilva - Restrito.pdf: 1068843 bytes, checksum: bdb20351bd72ceb8c429bb48d9243050 (MD5) Previous issue date: 2021-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArten
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.title“A Crise no ensino jurídico: arte como alternativa metodológica no desenvolvimento crítico, social e humanístico dos estudantes de direito”pt_BR
dc.title.alternative“The Crisis in legal education: art as a methodological alternative in the critical, social and humanistic development of law students”en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanieliCanutoSilva - Restrito.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.