Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5352
Tipo: Tese
Título: História de vida de professores no Mato Grosso do Sul (1987-2018): masculinidades, interdependência, poder e gestão
Título(s) alternativo(s): Life story of teachers in Mato Grosso do Sul (1987-2018): masculinities, interdependence, power and management
Historia de vida de docentes en Mato Grosso do Sul (1987-2018): masculinidades, interdependencia, poder y gestión
Autor(es): Faria, Adriana Horta de
Primeiro Orientador: Sarat, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Sá, Elizabeth Figueiredo de
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Josiane Peres
metadata.dc.contributor.referee3: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee4: Ziliani, Rosemeire de Lourdes Monteiro
Resumo: O objetivo desta pesquisa, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados na linha História da Educação, Memória e Sociedade, foi compreender os aspectos históricos e sociais das relações de gênero envolvendo a atuação masculina na organização escolar de Mato Grosso do Sul. A tese defendida é que homens cujas carreiras na educação foram iniciadas na condição de professores de crianças podem se interessar pelo trabalho na gestão escolar pela necessidade de atender a expectativas pré-estabelecidas de estarem em uma figuração que lhes oferece melhores retribuições financeiras, status e poder de decisão e que prerrogativas masculinas colaboram para o alcance de seus objetivos. Em busca de problematizar e analisar as relações envolvidas, foram utilizadas, como fonte de pesquisa, memórias de três professores autoidentificados como homens, que atuaram em início de carreira com crianças e seguiram para áreas de gestão escolar. Metodologicamente, tratou-se, então, de uma pesquisa de História de Vida, tendo como instrumento para a coleta de dados a História Oral Temática, pautada em entrevistas semiestruturadas, gravadas em aúdio e vídeo, transcritas e textualizadas. Quanto ao referencial teórico recorreu-se a Norbert Elias, em especial aos seus conceitos de figuração, interdependência e poder. O estudo abrangeu os municípios sul-mato-grossenses de Iguatemi, Japorã, Mundo Novo e Naviraí, entre os anos de 1987 e 2018, período no qual os colaboradores da pesquisa estiveram em funções na gestão escolar. As lembranças compartilhadas pelos professores são, pois, inserções sociais, e mesmo que atribuídas a um indivíduo, constituem a memória de todo um grupo e suas redes de interdependência, demonstrando o transpassar das relações de gênero e as prerrogativas das masculinidades em suas experiências. Foi possível inferir que as relações de gênero influenciaram na história da educação de Mato Grosso do Sul, visto alguns dos homens da região pesquisada terem visto no trabalho docente com as crianças uma forma de entrada no mercado de trabalho, porém, criaram estratégias para deixarem essa figuração e irem para campos de atuação que lhes oferecessem maior visibilidade, status, salários e oportunidades para exercitar o poder de mandar e controlar, atendendo a concepções historicamente construídas de um homem bemsucedido. Entretanto, foi constatado também certo sofrimento entre eles, diante dos esforços, por vezes assombrosos, de alcançar a masculinidade para a qual foram educados e formados.
Abstract: The objective of this research, linked to the Pos-Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados, in the History of Education, Memory and Society line, was to understand the historical and social aspects of gender relations involving male performance in the school organization of Mato Grosso do Sul. The thesis defended is that men whose careers in education began as teachers of children may be interested in working in school management due to the need to meet pre-established expectations of being in a figuration that offers them better financial rewards, status and power decision-making and that male prerogatives collaborate to achieve their goals. In order to problematize and analyze the relationships involved, memories of three teachers self-identified as men were used as a source of research, who worked at the beginning of their careers with children and moved on to areas of school management. Methodologically, it was a Life History research, using the Thematic Oral History as an instrument for data collection, based on semi-structured interviews, recorded in audio and video, transcribed and textualized. As for the theoretical framework, Norbert Elias was used, especially his concepts of figuration, interdependence and power. The study covered the municipalities of Iguatemi, Japorã, Mundo Novo and Naviraí, from 1987 to 2018, during which the research collaborators were in functions in school management. The memories shared by teachers are, therefore, social insertions, and even if attributed to an individual, they constitute the memory of an entire group and its networks of interdependence, demonstrating the crossing of gender relations and the prerogatives of masculinities in their experiences. It was possible to infer that gender relations influenced the history of education in Mato Grosso do Sul, since some of the men in the researched region saw in the teaching work with children a way of entering the job market, however, they created strategies to leave this figuration and go to fields of action that offer them greater visibility, status, wages and opportunities to exercise the power to command and control, meeting historically constructed conceptions of a successful man. However, there was also some suffering among them, in the face of the efforts, sometimes astonishing, to achieve the masculinity for which they were educated and trained.
El objetivo de esta investigación, vinculada al Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal del Grande Dourados en la línea Historia de la Educación, Memoria y Sociedad, fue comprender los aspectos históricos y sociales de las relaciones de género que involucran la actuación masculina en la organización escolar de Mato Grosso Bruto Sur. La tesis defendida es que los hombres cuyas carreras en educación comenzaron como maestros de niños pueden estar interesados ​​en trabajar en la gestión escolar debido a la necesidad de cumplir con expectativas preestablecidas de estar en una figuración que les ofrezca mejores recompensas económicas, estatus y poder de decisión. -haciendo y que las prerrogativas masculinas colaboren para lograr sus fines. Para problematizar y analizar las relaciones involucradas, se utilizaron como fuente de investigación los recuerdos de tres docentes autoidentificados como hombres, que trabajaron al inicio de sus carreras con niños y pasaron a áreas de gestión escolar. Metodológicamente, se trató de una investigación de Historia de Vida, utilizando la Historia Oral Temática como instrumento de recolección de datos, a partir de entrevistas semiestructuradas, grabadas en audio y video, transcritas y textualizadas. En cuanto al marco teórico se utilizó Norbert Elias, especialmente sus conceptos de figuración, interdependencia y poder. El estudio abarcó los municipios de Iguatemi, Japorã, Mundo Novo y Naviraí, en el sur de Mato Grosso, entre 1987 y 2018, período en el que los colaboradores de la investigación actuaron en la gestión escolar. Las memorias compartidas por los docentes son, por tanto, inserciones sociales, y aunque atribuidas a un individuo, constituyen la memoria de todo un grupo y sus redes de interdependencia, demostrando el cruce de las relaciones de género y las prerrogativas de las masculinidades en sus vivencias. Fue posible inferir que las relaciones de género influyeron en la historia de la educación en Mato Grosso do Sul, una vez que algunos de los hombres de la región investigada vieron en el trabajo docente con niños una forma de entrar en el mercado de trabajo, sin embargo, crearon estrategias para salir esta figuración y acudir a campos de acción que les brinden mayor visibilidad, estatus, salario y oportunidades para ejercer el poder de mando y control, encontrándose con concepciones históricamente construidas del hombre de éxito. Sin embargo, también existía entre ellos cierto sufrimiento, ante los esfuerzos, a veces asombrosos, por alcanzar la masculinidad para la que fueron educados y formados.
Palavras-chave: Docência
Teaching (Occupation)
Criança
Child
Educação - História
Educational History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FARIA, Adriana Horta de. História de vida de professores no Mato Grosso do Sul (1987-2018): masculinidades, interdependência, poder e gestão. 2022. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5352
Data do documento: 27-Mai-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaHortadeFaria.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.