Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5356
Tipo: Tese
Título: Trajetórias docentes: memórias de alfabetizadoras do município de Naviraí/MS (1965 a 1985)
Título(s) alternativo(s): Teaching trajectories: memories of literacy teachers of the municipality of Naviraí (1965 to 1985)
Autor(es): Teixeira, Geiliane Aparecida Salles
Primeiro Orientador: Oliveira, Magda Carmelita Sarat
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Célio Juvenal
metadata.dc.contributor.referee2: Ciríaco, Klinger Teodoro
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Thaise da
metadata.dc.contributor.referee4: Furtado, Alessandra Cristina
Resumo: Esta tese de doutoramento parte da perspectiva de que a formação de professores/as alfabetizadores/as ocorre em diferentes tempos e espaços formativos, podendo ser tanto de maneira individual como coletiva, pois, ao mesmo tempo em que o indivíduo tem suas particularidades e seus processos individuais na aprendizagem de uma profissão, ele também pertence a um grupo social no qual se relaciona de forma interdependente com seus pares e seu grupo de pertencimento. A pesquisa partiu das trajetórias de vida, formação e atuação de três professoras leigas e um professor leigo que atuaram na alfabetização no município de Naviraí/MS no período de 1965 a 1985, a fim de escrever, a partir de suas memórias e outras fontes, as histórias da alfabetização nesse município. A premissa basilar reside em rememorar, via história oral, as histórias de vida das professoras e do professor desde a infância, na tentativa de desvelar uma história não contada: aquela da constituição da docência desde a infância do/a professor/a, de como as experiências de vida e formação se exteriorizam na prática. As discussões foram ancoradas em estudos como os de Norbert Elias para fundamentar o processo de civilização local, bem como as relações de interdependência estabelecidas nas histórias de vida das/do colaboradoras/colaborador, buscando compreender os modos como esses indivíduos se constituíram socialmente, o lugar que ocupam ou ocuparam e os significados da profissão e das suas práticas pedagógicas. Por meio de suas trajetórias pessoais e profissionais, o processo de individualização e socialização nos grupos sociais em que atuaram, foi possível refletir sobre as permanências, rupturas, alterações e percursos da carreira docente. Reconstruir as trajetórias de vida desses sujeitos, tendo como ponto de partida suas narrativas, fotos, diários de classe e outros documentos, significou recuperar sentidos e significados que deram às experiências vivenciadas, constituindo elementos para reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. As memórias compartilhadas possibilitaram tecer discussões sobre o processo de civilização do município de Naviraí, além de compreender os diferentes percursos de atuação e formação de professores/as leigos/as das/nas escolas multisseriadas da área rural do município.
Abstract: This doctoral thesis starts from the perspective that the formation of literacy teachers occurs in different times and formative spaces, being able to be both individually and collectively, because at the same time that the individual has his/her particularities and his/her individual processes in learning a profession, he also belongs to a social group in which he relates interdependently with their pair and group to which he belongs. The thesis is that the experiences of the life trajectory of literacy teachers transform their practice as a teacher, consciously or unconsciously, and influence their conceptions and knowledge in the ways of learning and teaching. The text was organized into three sections and started from the life trajectories, training and performance of a teacher and three lay teachers who worked in literacy in Naviraí/MS, from 1965 to 1985, in order to write from their memories and other sources, the stories of literacy in this municipality The basic premise of this research lies in recalling, via oral history, the life stories of these teachers, since childhood, in an attempt to unveil an untold story: the constitution of teaching since the teacher's childhood and how life experiences and training are expressed in practice. The discussions were anchored in studies such as those by Norbert Elias to support the process of local civilization, as well as the relationships of interdependence established in the life stories of the collaborators, seeking to understand the ways in which these individuals were socially constituted, the place that occupy and the meanings of the profession and its pedagogical practices. Through their personal and professional trajectories, the process of individualization and socialization in the social groups in which they worked, it was possible to reflect on the permanence, ruptures, changes and paths of the teaching career. Reconstructing the life trajectories of these subjects, having their narratives as a starting point, meant recovering senses and meanings that gave the lived experiences elements for reflection on the process of learning to read and write. The memories of the literacy teachers made it possible to weave discussions about the civilization process in the municipality of Naviraí/MS, in addition to understanding the different paths of action and training of lay teachers from/in the multigrade schools in the municipality's countryside area.
Palavras-chave: Alfabetização
Literacy education
Docência
Teaching (Occupation)
Prática pedagógica
Educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: TEIXEIRA, Geiliane Aparecida Salles. Trajetórias docentes: memórias de alfabetizadoras do município de Naviraí/MS (1965 a 1985). 2022. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5356
Data do documento: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeilianeAparecidaSallesTeixeira.pdf7,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.