Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5366
Tipo: Livro
Título: Políticas públicas e pessoas com deficiência: visões de uma relação conturbada
Autor(es): Scherma, Márcio Augusto
Resumo: Apesar de constituírem cerca de um quarto da população brasileira, as pessoas com deficiência são uma minoria social. Devido a toda sorte de obstáculos (físicos/arquitetônicos, atitudinais, sociais), estas pessoas não conseguem, na maior parte dos casos, participar plenamente da vida em sociedade, encontrando-se frequentemente em situação de desvantagem ou, ainda pior, de dependência. Estas mesmas dificuldades também fizeram com que o movimento por direitos deste grupo social tivesse início tardio. Da forma como conhecemos contemporaneamente, o movimento das pessoas com deficiência tem um momento de fortalecimento e ampliação sobretudo a partir dos anos setenta do século XX. Desde então, o movimento obteve conquistas significativas — a maior delas, talvez, seja a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, assinada no âmbito das Nações Unidas. Entretanto, estes avanços ainda são insuficientes para alterar a situação deste grupo frente à sociedade em geral, e inúmeros desafios permanecem. Nesta coletânea abordamos aspectos das relações entre as pessoas com deficiência e as políticas públicas (sejam aquelas especificamente direcionadas a elas ou não) no Brasil. Uma relação conturbada, como expomos no título. São abordados uma série de casos, do âmbito nacional ao local. O leitor certamente perceberá, durante a leitura, as idas e vindas, os obstáculos e os desafios desse processo. Tomar contato com o tema e seus meandros é uma condição sine qua non para qualquer um que queira colaborar nessa luta tão importante por inclusão.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Políticas públicas
Capacitismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
Citação: SCHERMA, Márcio Augusto (org.). Políticas públicas e pessoas com deficiência: visões de uma relação conturbada. Jaboatão dos Guararapes, PE: Editora Peixe Azul, 2023. E-book.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5366
Data do documento: 17-Mar-2023
Aparece nas coleções:Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Políticas-públicas-e-pessoas-com-deficiência-visões-de-um-relação-conturbada.pdf23,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.